Translate

sexta-feira, 19 de junho de 2015

RODRIGO DELAGE - PÉRIPLO (exclusividade CSDT)

Musico e advogado, Rodrigo Delage nasceu em Belo Horizonte, porém tendo morado em algumas cidades do interior, dentre elas Pirapora, surgiu das barrancas do Velho Chico, onde desde pequeno navegava por entre peixes, lendas e estórias, a paixão pela viola caipira. Sempre viajando pelos rios São Francisco, Das Velhas, Urucúia, ele ouvia ‘causos’, gravava paisagens, escutava e observava os bichos, e trazia tudo isso para o universo da viola.
Fez participação especial nos discos “Reinado” e “Viola Caipira – Tradições Causos e Crenças” do violeiro e amigo Chico Lobo. Em outubro de 2000, em parceria com o escritor mineiro Olavo Romano, gravou disco pelo Projeto “Zás”, da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
Em 2003, lançou o seu primeiro álbum, “Viola Caipira Instrumental”, mostrando suas composições, além de algumas adaptações de temas de Domínio Público, contando com a participação de Pena Branca e do violeiro Chico Lobo.
Seu primeiro disco solo foi premiado em 2004, como melhor disco de viola do ano, pelo “Prêmio Nacional de Excelência da Viola Caipira”, de iniciativa da “Revista Viola Caipira”, no qual foi vencedor também na categoria melhor violeiro.
Teve seus toques de viola utilizados em reportagens da TV Globo/Globo News, nos programas “Globo Rural” e “Mais Você”, cedendo também composições para vinhetas de arte e programação da Rede Minas de Televisão.
Compôs trilhas para vídeos exibidos em Festivais Nacionais e Internacionais de Cinema, como o “Cineport - 2004 / Festival Internacional de Cinema da Língua Portuguesa” e o Festival de Cinema de Gramado/2004.
Em 2006, participou do “Dossiê Guimarães Rosa”, lançado pelo Instituto de Estudos Avançados da USP em comemoração ao cinqüentenário do romance “Grande Sertão: Veredas”, publicação que veio encartada com um cd recheado de músicas que abordam o universo sertanejo que inspirou o escritor.
Em 2008, participou da gravação do DVD e CD ao Vivo do Projeto Viola Urbana, do cantador João Araújo, juntamente com grandes nomes da música de viola no Brasil, como Amauri Falabela, Chico Lobo, Fernando Sodré, Renato Caetano, Roberto Corrêa, Rogério Gulin e Sérgio Andrade (Banda de Pau e Corda).
Em agosto de 2008, lançou seu segundo disco, “Águas de uma Saudade”, através do Projeto Música Independente.
Ainda em 2008, gravou e lançou juntamente com os músicos João Araújo e Geraldo Vianna o álbum "Imaginário Roseano", em festejo ao centenário do escritor mineiro João Guimarães Rosa. O álbum contou ainda com as participações de Paulo Freire, Rolando Boldrin e Téo Azevedo.

 Como a arte não pede pressa, quando se quer benfeita, Rodrigo Delage, que vive em Belo Horizonte, onde trabalha como defensor público, esperou seis anos para lançar seu terceiro CD, Périplo – Viola caipira, que acaba de sair. Os arranjos impecáveis, que unem a viola a instrumentos como piano, flugelhorn, bateria, baixo, percussão e violão, foram feitos por Geraldo Vianna, parceiro antigo, que também produziu o disco. Como nos anteriores, Rodrigo Delage uniu o talento à preocupação com os mínimos detalhes, e o resultado foi um belo trabalho, que faz jus aos anteriores, e o leva a dar um passo adiante na sua carreira.

“Desde o lançamento de Imaginário roseano, dediquei-me à composição de canções para este novo disco; foi um tempo necessário para minha inspiração. O trabalho primou pelo capricho, seja na criação das músicas, na discussão das letras com os parceiros ou na montagem e execução dos arranjos”, garante Rodrigo.

Drexler


Ainda para o novo álbum, ele conta que “criou” músicas para versos do poeta Manoel de Barros, falecido recentemente, além de regravar Correnteza, de Tom Jobim e Luiz Bonfá, e Al otro lado del río, do uruguaio Jorge Drexler, canção que fez parte da trilha sonora do filme Diário de motocicleta (2004), de Walter Salles, e que deu ao músico o Oscar de canção original em 2005.

O disco traz ainda parcerias de Delage com o jornalista e poeta mineiro João Evangelista Rodrigues, com Mourão Martinez e com Rafa Duarte, além de algumas adaptações de domínio público, como as faixas dois, Pianê, pianá, e oito, Voltado. Há ainda participações especiais de Fernando Sodré e João Araújo.

‘Busquei dar todo o tempo à minha capacidade criativa’

. Verdadeiro périplo – “Pensei, desde o início, em um álbum com arranjos contemporâneos para minhas canções, para a música de viola que faço, e me aproveitei da sofisticação melódica e harmônica de algumas composições para fazê-lo. Nesse processo, foram muito importantes as ideias e sugestões de Geraldo Vianna, que entendeu e incorporou de forma muito original esse conceito. Havia pensado em um disco ‘elegante’, e fiquei feliz com o resultado.”

.  Tempo estendido
– “Atualmente, o músico, como diversos outros profissionais, sofre pressão para apresentar, a todo momento, novos produtos, os quais, após algumas audições, passam a não ser mais tão novidade assim. Em um tempo em que a maioria das pessoas busca a instantaneidade, busquei dar todo o tempo à minha capacidade criativa, e creio que valeu a pena.”

.  Uma riqueza – “A viola, em Minas, já não é mais ‘novidade’ como era há 15 ou 20 anos. Entendo, no entanto, que a atual criação em torno dela é de uma riqueza impressionante. Passamos por um momento em que reafirmamos a possibilidade de que a viola toque e esteja inserida em qualquer estilo ou vertente musical.’’Carlos Herculano Lopes
 







 "Através de belas canções, com arranjos sofisticados, unindo a viola caipira a instrumentos como piano, flugelhorn, bateria, baixo, percussão ou violão, Rodrigo Delage convida a todos para desfrutar de uma inusitada viagem musical. Disco em que se destacam belas composições, dentre as quais, canção onde o violeiro cria música para versos do grande poeta Manoel de Barros. Destaque também para parcerias com João Evangelista Rodrigues, Mourão Martinez, Rafa Duarte e participações especiais de Fernando Sodré e João Araújo."

 01 – Périplo - Rodrigo Delage e João Evangelista Rodrigues
02 – Pianê, Pianá – Domínio Público
03 – Correnteza – Tom Jobim e Luiz Bonfá
04 – Tratado Geral das Grandezas do Íntimo - Rodrigo Delage e Manoel de Barros
05 – Carinhanha - Rodrigo Delage
06 – Mais um entre Tantos - Rodrigo Delage e Mourão Martinez
07 – Amanhecer - Rodrigo Delage e Rafa Duarte
08 – Voltado - Domínio Público
09 – É Assim que o Povo Diz - Rodrigo Delage e João Evangelista Rodrigues
10 – Al outro Lado del Rio – Jorge Drexler

Telefone: (31)8844-2082
rodrigodelage@ig.com.br

*se vc gostou, compre o original dê valor a obra do artista!
DOWNLOAD: copie
https://mega.nz/#!TogiFB7K!XQ_4C0hQ2xLeT5r2veuZhUx-g9XbLnn1gCNOEJE1hHg

Nenhum comentário:

Postar um comentário