Translate

domingo, 14 de junho de 2015

MINAS GERAIS EM LUTO

Do G1 MG
Fernando Brant (Foto: Reprodução / TV Globo)Fernando Brant (Foto: Reprodução / TV Globo)
O compositor e escritor mineiro Fernando Brant morreu, nesta sexta-feira (12), em Belo Horizonte, por complicações após um transplante de fígado. O músico é o parcerio mais importante de Milton Nascimento, além de ser um dos fundadores do movimento "Clube da Esquina", criado na década de 1960.
Entre suas obras mais conhecidas estão as canções "Travessia" e "Canção da América", ambas interpretadas por Bituca, como Milton era chamado no clube.




È COM IMENSA TRISTEZA QUE RECEBO A NOTICIA DA MORTE DE UM DOS MAIORES COMPOSITORES QUE ESSA TERRA JÁ VIU! 
A POESIA E A CANÇÃO FICOU MAIS TRISTE......
CANTO SAGRADO

 
Aécio Neves, senador de Minas Gerais, por nota oficial: "Fernando Brant foi um querido amigo e um dos maiores compositores  brasileiros de todos os tempos. Sua obra e sua memória permanecerão com cada um de nós, Sua alma de poeta se somava ao seu grande coração de brasileiro. Seu trabalho marcou gerações. Estivemos juntos em muitas ocasiões, lutando pelos mesmos sonhos, por Minas e pelo Brasil. Transmito meu enorme pesar a toda sua família."
Afonso Borges, gestor cultural, no Twitter: "Ele e o Veveco estão às gargalhadas esta hora."
Alexandre Nero, ator, no Instagram: "Meus sentimentos aos mineiros, que hoje perderam um de seus filhos maiores. #FernandoBrant"
América Futebol Clube, time do coração, no Facebook: ""Não tenho hora de partir, nem hora de chegar...Hoje tô de bem com a vida, tô no meu caminho..." (Vevecos, panelas e Canelas)
Manhã triste para a nação americana com a morte do torcedor, conselheiro, escritor e compositor Fernando Brant.
É de sua autoria o hino não oficial do Coelhão: “Meu coração é verde e branco/ E assim, o jogo está em minhas mãos/ Sou americano, sim, desde menino/Eu grito é gol, é gol, é gol/ Para sempre vou viver cantando/É do América, o meu coração...”"
Antonio Anastasia, senador de Minas Gerais, por nota oficial: "Minas Gerais perde parte de sua música, de sua história e de sua cultura com a morte de Fernando Brant. Ele que com sua poesia e musicalidade mostrou ao mundo nossa Minas, soube como poucos falar do nosso jeito. Com o Clube da Esquina, descreveu a igreja, um muro branco, um voo pássaro. Fica-nos seu legado, sonoro e poético, "repertório de vida e canções". Meu abraço afetuoso à sua família e aos tantos e tantos amigos de Fernando."
Chico Pinheiro, jornalista da TV Globo, no Twitter: "Qualquer dia amigo a gente vai se encontrar ..."
Dilma Rousseff, presidente da República, por nota oficial: "É com tristeza que recebi a notícia da morte do jornalista, poeta e músico Fernando Brant. Minas Gerais e o Brasil perdem um dos seus grandes talentos, um dos seus mais extraordinários letristas. O Clube da Esquina está de luto e a nossa música, mais triste.Quero deixar meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs da música e da poesia de Fernando Brant, lembrando um dos seus mais conhecidos versos: "Com a roupa encharcada e a alma/ Repleta de chão/ Todo artista tem de ir aonde o povo está". Fernando cantou a nossa geração, o nosso povo e os nossos sonhos."
Fernanda Takai, cantora e compositora, no Instagram: "..não tenho hora de partir, nem hora de chegar..."
Fernando Pimentel, governador de Minas Gerais, por nota oficial: "Minha geração cresceu influenciada pelas canções do Fernando Brant. Mestre das palavras, artesão de canções imortalizadas nas vozes de Milton, Elis e outros grandes cantores. Fernando Brant deixa um vazio que jamais será preenchido na nossa música. É um dia triste para a cultura brasileira e especialmente para o nosso estado. Fernando Brant foi um grande intérprete do nosso espírito de liberdade - sou do mundo, sou Minas Gerais! - e vai permanecer pra sempre em nossos corações.
Quero terminar essa nota de pesar com um verso da música Coração Civil, que é marcante na minha vida e diz muito sobre o espírito de Brant: "Quero a utopia, quero tudo e mais. Quero a felicidade nos olhos de um pai. Quero a alegria, muita gente feliz. Quero que a justiça reine em meu país".
À viúva Leise, filhos e familiares meus sinceros sentimentos."
Lô Borges, cantor e compositor, no Facebook: "Fernando Brant, um dos intelectuais mais brilhantes e fundamentais do Brasil, partiu em seu vôo pássaro. Amigo, parceiro, grande e inspirado letrista, escritor e jornalista, Fernando escreveu pérolas que ficarão gravadas no inconsciente coletivo por toda eternidade. Saudades."
Marcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte, por nota oficial: "Fernando Brant era um gênio. Foi e sempre será um ícone e referência para a música, a poesia e a literatura. Mas mesmo sendo iluminado com tanto talento, que saiu das nossas Minas Gerais para ganhar o mundo, nas vezes em que tive o privilégio de estar com ele sempre admirei a sua simplicidade, o seu jeito afável, equilibrado, a personalidade discreta, a voz serena que tanto nos ensinava. Quero fazer aqui um agradecimento especial ao Milton Nascimento e a todos os integrantes do Clube da Esquina por terem estimulado e sido parceiros dessa genialidade do Fernando".
Marcius Melhem, ator, no Twitter: "Há um menino, há um moleque, morando sempre no meu coração. Toda vez q o adulto balança ele vem pra me dar a mão". Obrigado #FernandoBrant"
Milton Nascimento, músico e parceiro, no Facebook: "As coisas que teria para dizer sobre o Fernando estão escritas em nossas canções e descritas nas vozes das pessoas que as colocam em suas bocas, na emoção mais profunda que toca o coração. Não estou falando somente de nós, que temos o privilégio do microfone, mas sim de todos juntos, seja no encontro generalizado de vários olhos e sentimentos, mas também no íntimo de cada um. Do amor de irmãos, de amigos, de amantes e companheiros. É pureza rara e muita beleza. Quando diz uma coisa, ele acredita mesmo. Alma gêmea dos magos, alimento das estelas, som. Mais que tudo, amigo..." Milton "Bituca" Nascimento"
Odilon Amaral, jornalista da TV Globo, no Facebook: "Essa tristeza não tem tamanho. Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito. Obrigado, Fernando, pela música, pela poesia, pelas entrevistas e pelo papo, pela conversa sempre deliciosa. Dá um abraço, aí, no TiNego, nosso também querido Celso Garcia. Ele vai ajeitar seus óculos e vocês vão tocar todas as canções que sempre nos encheram de alegria e emoção. Obrigado."
Padre Fábio de Melo, no Twitter: "Morreu Fernando Brant, pai de Travessia, uma das mais belas letras da nossa música popular brasileira."
Renata do Carmo, jornalista da TV Globo, no Instagram: Maria, Maria (Fernando Brant/Milton Nascimento) ‪#‎FernandoBrant‬ ‪#‎ClubeDaEsquina‬ ‪#‎parasempre‬
Rogério Flausino, músico, no Twitter: "Valeu, Poeta!! #FernandoBrant #ClubeDaEsquina"
Stepan Nercessian, ator, no Twitter: "#FernandoBrant poesia e música convidam Fernando para os céus."
Wilson Sideral, músico, no Twitter: "Prestar aqui meus sentimentos à família Brant e meu agradecimento ao poeta, por toda a emoção e inspiração de sua obra. #Paz #FernandoBrant"

Nenhum comentário:

Postar um comentário