Translate

sábado, 21 de março de 2015

ZECA COLARES E GRUPO MUCUNA (exclusividade canto sagrado)


 José dos Santos Colares da Silva (Zeca Collares ).

Um dos mais respeitados violeiros instrumentistas do Brasil na atualidade.

Iniciou como violeiro em 1975, aos 9 anos de idade na sua cidade natal Grão Mongol, em Ternos de Folia de Reis no Norte de Minas Gerais. Em 1982, juntamente com o compositor e cantor Dino Lopes, fundou um trio de música Folclórica Norte Mineira e integrou um grupo de seresta como Bandolinista.
No mesmo ano viaja todo o vale do Jequitinhonha – Norte de Minas Gerais - pesquisando o “jeito” de tocar viola daquela gente, da qual ele faz parte. Em 1986 grava seu primeiro disco a convite de Dino Lopes, sob direção do pesquisador da música raiz brasileira , Téo Azevedo. Em 1988 mudou-se para a cidade de S. Paulo, para atualizar como músico, participando de diversos Workshops de grandes músicos como: Hermeto Pascoal, Mozart Mello, Toninho Horta, Nelson Ayres, Teco Cardoso, Itiberê, etc… . Em 1990 mudou-se para a cidade de Marília – S.P, para dar continuidade aos estudos musicais com o professor Paulo Estêvão (Tevão), ex-Língua de Trapo - iniciando no mesmo ano como professor de viola e violão da Escola Tema Centro Musical de Marília. Em 1994 viaja por várias regiões do Brasil pesquisando a Cultura Popular Brasileira através da música, iniciando a seguir o curso de Harmonia Funcional com o professor Fábio Leão - S.P.
 Em 1995, juntamente com o compositor Valter Silva, fundou o grupo Mucunã de música regional brasileira, no qual gravou 3 discos sendo apontado pelo Jornal Estado de São Paulo, como um dos melhores grupos dos últimos tempos no gênero regional. Além de várias oficinas de Música e Teatro, Zeca Collares já participou como arranjador de diversos trabalhos gravados por artistas de diversos estilos. Trilhas de abertura de programas de TV, sendo o violeiro mais tocado no Programa Mais Você no ano de 2004- Ana Maria Braga (TV Globo).
Zeca Colares já se apresentou em grandes cidades da Europa, com boa repercussão internacional.

Já se apresentou ao lado de grandes Músicos como: Hermeto Pascoal, MPB4, Duofel, Francis Hime, Borguetti, Dino Lopes, Ivan Vilela, Pena Branca (da dupla Pena Branca e Xavantinho), Inezita Barroso, Décio Marques, Pereira da Viola, Gutemberg Vieira, Levi Ramiro, Zé Mulato e Cassiano,Chico Lobo, Fernando Deghi, Júlio Santin, Renato Andrade, Carlinhos Ferreira, Cleber Almeida, Valter Silva, Zé Renato Gimenes, etc…


Já se apresentou também em diversas unidades do SESC-SP, entre elas: Sesc Bauru, Sesc Catanduva, SESC Campinas, SESC Taubaté, SESC Sorocaba, SESC Paulista, etc.. De programas de TV, entre eles: Célia e Celma - Canal Rural, Viola Minha Viola (04 vezes) - Tv. Cultura, Som do Mato - Tv Educativa, Interação - Tv Modelo, Arrumação - TV Alterosa – B.H. c/ Saulo Laranjeira, Nosso Campo-Tv Globo, Dia-adia - Tv. Band, STV- Instrumental Sesc Brasil. etc…
• Um dos finalistas do Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola Caipira 2004. Vencedor do Concurso Nacional de Excelência da Viola Caipira, na categoria: Melhor CD Instrumental de 2004.
• Sendo convidado pelo pianista italiano de Jazz Mediterrâneo, Luca Bernar, pelo Centro de Estudo de Música do Mundo (Giovani Bosio) e pela FEDIM (Confederação Italiana de Musicoterapia) de Roma para várias apresentações na cidade de Roma, percorrendo também a convite do Quarteto Pererê/SP várias cidades da Holanda, no período de 17 de maio a 10 de junho de 2006.
• Com várias trilhas sonoras para documentários, sendo a última premiada no Festival Guarnicê de Cinema do Maranhão, como melhor trilha original do documentário João do Vale – Muita Gente Desconhece – do jornalista e cineasta Werinton Kermes.

DISCOGRAFIA
• 1986- Brejo nós Gostamos de Você.
• 1998- Contos Sertanejos - Grupo Mucunã.
• 2000- Aboio - Grupo Mucunã.
• 2001- Mucunã e Pena Branca ao Vivo.
• 2002- Primavera Mineira - Instrumental de Viola Caipira
(eleito melhor Cd instrumental de 2004).
• 2006- Pés Descalços - Instrumental (segundo cd solo).
* 2012 - Feito em rendas
Site oficial: http://www.zecacollares.com

Nesta postagem consegui apenas algumas musicas do disco "contos sertanejo" de 1998 e aboio que
esta no disco "Aboio" de 2000, a pouco dados de Zeca colares e o Grupo Mucuna na Web .
Um grande destaque é "A ti donzela" de Zeca colares e Walter Dias, uma verdadeira obra prima!!!!!!

BAIXE ESSE CANTO SAGRADO: copie o link:

 https://mega.co.nz/#!ZZo0SZKS!TQ2bBhkeWQJ30sG3oRoGGKUorEQZfYXBtQBnG6FWiAs

Nenhum comentário:

Postar um comentário