Translate

domingo, 1 de março de 2015

CHICO LOBO E PEDRO MESTRE - ECONTRO DE VIOLAS - exclusividade canto sagrado

  


 O encontro entre os violeiros Chico Lobo (Brasil) e Pedro Mestre (Portugal) aconteceu (pela primeira vez), no ano de 2006 em Portugal na cidade de Serpa no III Encontro de Culturas 2006, onde Chico Lobo foi convidado para representar o Brasil.  Na ocasião Chico Lobo convidou ao palco o jovem violeiro português, Pedro Mestre, para uma participação especial. No mesmo ano o artista tornou a convidá-lo, só que dessa vez, para vir ao Brasil. A fim dele se apresentar, ao seu lado, no encerramento do projeto “Viola Popular” - patrocinado pela Natura Musical.  O show aconteceu no Teatro Alterosa em Belo Horizonte (MG). Juntos, também fizeram outras apresentações por algumas cidades do interior de Minas. São João Del Rei - eleita capital brasileira da cultura de 2007, teve a honra de ser a cidade onde se iniciou essa pequena turnê de Pedro Mestre ao lado de Chico Lobo, filho da terra. Eles passaram também por Santana dos Montes e Pouso Alegre. Cada apresentação foi, sem dúvida, uma oportunidade histórica que marcou o encontro emocionante da viola caipira brasileira de Chico Lobo, com a viola campaniça portuguesa de Pedro Mestre.
 

   Nesse ano de 2007 Chico Lobo foi convidado para se apresentar ao lado de Pedro Mestre no IV Encontro de Culturas de Serpa em Portugal. E em retribuição ao artista mineiro Pedro Mestre o apresentou à entusiasmada platéia portuguesa Juntos realizaram shows por cidades, além de Serpa, como Évora, Almada, Castro Verde, Sete, Almodóvar, Feijó, todas na região do Alentejo, além de Portimão no Algarves.

Aproveitando a estadia de mais de 35 dias em terras lusitanas Chico Lobo e Pedro Mestre resolveram registrar em CD esse “Encontro de Violas” numa Co-produção Portugal / Brasil entre a ACA - Associação de Cante Alentejano os Cardadores e a Viola Brasil Produções.

  

   Como diz o jornalista português João Matias: “Esse Cd é o resultado desta intensa relação entre duas culturas populares cimentadas na amizade dos dois artistas. Foi idealizado em Sete, a aldeia de vasta planície do conselho de Castro Verde onde vive Pedro Mestre e que acolheu Chico Lobo no seu cotidiano de trabalho, celebração, preocupações e festas. Lado a lado com os homens e mulheres que cultivam a terra e escavam as minas, com as crianças que estudam e brincam, com os velhos que contam histórias antigas, os dois músicos trabalharam no seu disco”.

   

  “Encontro de Violas” é o registro inédito do (re) encontro entre as culturas portuguesas e brasileiras pelas cordas das violas. O CD mostra como é possível aos homens entenderem-se e de que modo a Cultura serve para o desenvolvimento dos povos. “Encontro de Violas” não é a soma da viola caipira de Chico Lobo com a  viola campaniça de Pedro Mestre, é a união entre dois povos”.

1-O MEU RANCHO
2. BARRANQUINHO
3. JURITI
4. PELO TOQUE DA VIOLA
5. LUAR DA NAMOROSA
6. TRIGUEIRA
7. DESPIQUE
8. MORENA DO ALANTEJO
9. MODA CAIPIRA
10. LUISINHA
11. AGRESTE - INSTRUMENTAL
12. CENTRO AO CENTRO
13. JANEIRAS / FOLIA CONSAGRADA

BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
CHICO LOBO E PEDRO MESTRE - ENCONTROS DE VIOLAS - CANTO SAGRADO.rar

Um comentário: