Translate

domingo, 22 de março de 2015

DELICIAS DE MINAS - PIZZA DE PEQUI

Pizza de pequi


A Serra Cipó guarda verdadeiros tesouros da culinária mineira, ingredientes nativos e receitas que mostram a identidade da região. Como exemplo o pequi, uma fruta típica do cerrado, que é encontrada com fartura por lá, mas ainda pouco aproveitada em subprodutos. Felizmente, alguns estabelecimentos já reconheceram a importância de valorizar a fruta e a utilizam como protagonista. Essa é a proposta da pizzaria Forno da Serra, timidamente escondida na Serra do Cipó e que faz jus não só ao pequi, mas às origens e cultura desse povo.
Comandada pelas irmãs e empresárias Joelma e Mariana de Souza, a pizzaria funciona há oito anos. No cardápio, a variedade de pizzas é grande, mas nenhuma chama mais a atenção quanto a pizza de pequi. Nativa na Serra do Cipó, a fruta foi escolhida para ser o cartão de visitas das irmãs. Hoje a pizza de pequi é a grande estrela da Forno da Serra e surpreende aos visitantes, em especial, turistas estrangeiros, que nunca antes haviam provado a iguaria.
Confira a receita:
Ingredientes massa:
1/2 quilo de farinha de trigo
2 colheres de fermento biológico

2 colheres de azeite extra virgem
250 ml de água morna com 1 colher de sal e 2 colheres de açúcar (segundo Joelma, esse é o segredo da massa da Forno da Serra)

Ingredientes cobertura:
300 gramas de frango desfiado
1 cebola fatiada
Lascas de polpa de pequi cozida
400 gramas de queijo mussarela ralado
Molho de tomate a gosto
Orégano a gosto

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, adicionando a água aos poucos até dar o ponto e deixar descansar por 30 minutos. Fazer bolas da massa com o tamanho de uma mão fechada e deixar descansar por mais 30 minutos. Abrir a massa, espalhar um pouco de molho de tomate, o frango desfiado, a cebola, a polpa de pequi, o queijo e orégano. Assar em forno pré aquecido a 170º por aproximadamente 20 minutos.

*receita extraida do sabores de minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário