Translate

sábado, 7 de março de 2015

JACKSON ANTUNES - CANTADOR MATUTO - CANTA LUIZ GONZAGA - (exclusividade canto sagrado)



No CD, a influência do cantador Jackson Antunes, como são chamados os músicos do sertão modestos para se considerarem cantores, vai mais para o Norte, chegando em Luiz Gonzaga, um dos homenageados no disco. O ator lembra com emoção seu primeiro e único encontro com o “rei do baião”: “Seu Gonzaga foi fazer um show na minha região, quando eu tinha uns 10 anos. Fui ao show e, depois que terminou, levei um disco debaixo do braço para ele autografar. Ele viu e disse ‘Menino, você gosta de forró e xote, é?’. Quase partiu o LP de tanta força para escrever e me deu um abraço. Nunca mais vi nem falei com ele”.

 “A mídia faz muita música virar modismo, que o tempo derruba. Mas ela não consegue também fazer coisas ruins ficarem boas, o que é bom é eterno.”


Nem todos conhecem a outra face do ator Jackson Antunes, que costuma interpretar papéis rústicos nas novelas. Mas ele também é cantor, um cantador matuto, como se autodenomina. E demonstra isso em Jackson Antunes Canta Luiz Gonzaga.
Em sua estreia em discos, Jackson Antunes escolheu o forró e o baião, que estão entre suas preferências musicais ao lado de outros gêneros mais rurais, ou caipiras, como diz. E não poderia selecionar repertório melhor, interpretando canções de Luiz Gonzaga. Mineiro de Janaúba, no norte do Estado, o ator se rendeu ao principal nome da música nordestina. Boa pedida para quem curte um arrasta-pé, que tem a cara do verão.
Com voz firme e que por vezes chega a lembrar a de Gonzagão, Antunes entoa os maiores clássicos de Lua, “Asa Branca” e a tristíssima “Assum Preto”. O CD ganha um clima de festa junina com “São João na Roça” e “Noites Brasileiras”. Pernambucano, Luiz Gonzaga cantava também o drama de outras paradas nordestinas, seja em “Paraíba” – “paraíba masculina, mulher macho, sim sinhô” – ou “Súplica Cearense”. Mas, além de mostrar em belíssimos versos a tragédia da seca e da pobreza na região, ele também demonstrava muito bom humor. Ninguém consegue ficar parado ao som da divertida “Pagode Russo” e da espevitada “Sabiá”. Todas essas faixas estão no CD, que é uma boa introdução à obra do rei do baião. Para arrastar o pé


1 Pagode russo
(João Silva, Luiz Gonzaga)
3 Riacho do Navio
(Luiz Gonzaga, Zé Dantas)
4 Maria Bonita
(Téo Azevedo)
5 Sabiá
(Luiz Gonzaga, Zé Dantas)
6 Depois da derradeira
(Fausto Nilo, Dominguinhos)
7 Assum preto
(Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira)
9 Súplica cearense
(Nelinho, Gordurinha)
10 São João na roça
(Luiz Gonzaga, Zé Dantas)
11 A volta da asa branca
(Luiz Gonzaga, Zé Dantas)
13 Asa branca
(Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira)
14 Noites brasileiras
(Luiz Gonzaga, Zé Dantas)
  BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Por gentileza, REPOSTE um novo link para esse álbum, há anos procuro pelo mesmo! Obrigado!

    ResponderExcluir