Translate

sábado, 21 de março de 2015

BILORA - BALANCIÔ - (repost a pedido)

BILORA - BALANCIÔ - EXCLUSIVIDADE CANTO SAGRADO

Balanciô é uma palavra tirada de um batuque, tradição africana forte em sua região, o Vale do Mucuri, MG, especificamente o Córrego do Norte (Santa Helena de Minas). “Balanciô, balanciô, eu pisei na pedra, a pedra balanciô, endireitou, endireitou, o mundo estava torto, Santo Antônio endireitou”. A música que leva o titulo do cd foi composta por Bilora e tem como abertura vinheta de um batuque gravado lá na Comunidade do Córrego do Norte.
 Também de lá, tem a participação do índio Maxakali, Rogério Maxakali, na música Mai (Bom Sujeito). A música foi composta por Bilora e a versão na língua maxakali foi feita por Rogério Maxakali e Major Maxakali, índios da Aldeia Maxakali do município de Santa Helena de Minas, única tribo em Minas que ainda preserva sua cultura (língua, crença, etc).

O CD remete ao gingado, à dança, ao movimento, com elementos da cultura popular mineira e brasileira. Além do batuque, tem o moçambique (Véa Chica, do baiano Álisson Menezes) que também é um voltado inteiro, uma forma popular de cantar voltando sempre ao começo do verso; tem um xote misturado com coco (Teima do Capim Dourado, de Josino Medina); um boi meio xaxado ( Mundaréu, de Bilora e Paulim Amorim) música que abre o disco; tem uma mistura de viola com Rap (Rap’ente, música de Bilora em parceria com seu filho Djavan Carvalho); Rastapé (Viola Festeira, Bilora); Pagode de viola (Parece, mas não é, de Bilora); um samba (viola no samba, de Bilora); Calango (Beira mar, beira rio, de Bilora); tem um domínio Público recolhido na Comunidade do Córrego do Norte com Ana de Sinvaldo e conta com a participação das irmãs de Bilora Anedite e Laurita nos vocais (Boi Preto); além de outras três músicas mais canção, mais leve: Antes do Fim, parceria com Lula Barbosa e participação dele; Cantiga do Bem Querer, de Paulim Amorim e Suspiro e Saudade, de Bilora. (loja a musica que vem de minas)
*Meus caros, por motivo de problemas nas faixas do cd original,(está pulando) de nº 8/10/11/13, essas foram substituidas por outras tambem de Bilora.
Grande destaque para as musicas "suspiro e saudade" e "guaiana", maravilhoso álbum, recomendadíssimo!




01 – Mundaréu – Bilora e Paulim Amorim
02 – Balanciô – Bilora
03 – Rap’ente – Bilora e Djavan Carvalho “Djah”
04 – Teima do Capim Dourado – Josino Medina
05 – May – Bom Sujeito – Bilora
06 – Beira Mar, Beira Rio – Bilora
07 – Suspiro e Saudade – Bilora
08 – Boi Preto – Dom. Público - Substituída por "Guaina"
09 – Cantigas do Bem Querer – Paulim Amorim
10 – Antes do Fim – Bilora e Lula Barbosa - Substituída por "Toca viola"
11 – Viola No Samba – Bilora - Substituída por "Calango da cidade"
12 – Véa Chica – Álisson Menezes
13 – Parece Mas Não é – Bilora - Substituída por "Viola inviolavel"
14 – Viola Festeira - Bilora

BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:copie o link e cole
 https://mega.nz/#!SBMVlC6I!RlhLAr_hvoVm_Stu18VQtaRt1p0GyifuQSqbc5VUmfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário