Translate

domingo, 22 de julho de 2018

ZÉ HELDER E RICARDO VIGNINI - MODA DE ROCK (EXCLUS. CSDT)

Pra muitos essa capa tem algo familiar,  uma ideia bem criativa ao disco do grupo Led Zeppelin IV de 1971.

Moda De Rock: violas zeppelinianas



Aos desavisados, Moda De Rock é uma dupla formada pelos violeiros Zé Helder mineiro de Pouso Alegre e o paulista Ricardo Vignini ambos do grupo Matutos modernos, no intuito de adaptar à linguagem da viola caipira, clássicos do rock. Até agora, são dois CDs e um DVD ao vivo já gravados pela dupla, todos extrapolando os limites do bom gosto. Coisa finíssima.
Por si só, a obra da banda Led Zeppelin, por suas incursões por temas folclóricos e pelas afinações inusitadas, utilizadas pelo guitarrista Jimmy Page, se convida a uma abordagem diferenciada. Diriam os mais antenados, uma abordagem exótica ou étnica, coisa que os próprios Jimmy Page e Robert Plant já haviam feito no álbum "No Quarter". Sendo assim, até que demorou para a Moda De Rock dedicar um disco à obra da banda. E o feito foi realizado com maestria no álbum "Moda De Rock Toca Led Zeppelin", lançado agora, em meados de 2018. Vale frisar que a obra foi viabilizada através do esquema de "crowdfunding", bancada por pessoas que admiram e acreditam no trabalho da dupla. Ao constatarmos isso, dá a impressão que o Brasil até pode ter jeito.
É importante salientar que a parte gráfica ficou soberba, com ilustrações do artista André Davino, fazendo releituras de capas e imagens associadas à banda homenageada. Observando a arte, não se pode deixar de imaginar o luxo que seria uma edição em vinil, algo meio improvável, pode-se acreditar, pela duração da gravação (por volta de 1 hora), pois teria que ser vinil duplo, mas vai saber, né?...


A capa é uma releitura da capa do álbum "Led Zeppelin IV" e, seguindo o exemplo do álbum homenageado, a dupla também inicia o seu CD com uma versão de "Black Dog" que não deixa pedra sobre pedra, com as violas dialogando com a gaita blues do convidado Sérgio Duarte.
A exemplo dos outros álbuns da Moda De Rock, as versões são instrumentais, com exceção de "Going To California", onde os vocais de Zé Helder não fazem feio, se considerarmos que a original foi interpretada por Robert Plant e, também, "Thank You", com os lindos vocais roucos de Ana Deriggi, outra artista convidada.
Outra característica marcante do álbum, é que a dupla deu preferência para o lado acústico da obra zeppeliniana. Isso poderia até soar óbvio, não fossem as interpretações conduzidas com tamanha maestria e riqueza de detalhes nos arranjos, marca registrada da Moda, diga-se. O clima beira a erudição. "All My Love", considerada piegas pelo próprio Page exala um lirismo ímpar.
Poderia ser descrita aqui, as sensações despertadas por cada faixa, como as levadas de pagode caipira incrementando o final de "Friends" e marcando "Immigrant Song" e, também, a citação de clássicos da "música caipira" brasileira no final de "D'yer Mak'er", por exemplo, ou nos peguntarmos como pode obras como "Rain Song", "Tangerine" e "Bron-Yr-Aur" nos emocionar sem ser em suas versões originais? Pois pode. Mas nada do que possa ser descrito faz aqui jus à audição.
Se você aprecia a obra de arte para além dos rótulos, não tem preconceito com a sonoridade que remete às raízes do interior brasileiro e ainda não ouviu a Moda De Rock, não sabe o que está perdendo. É pra ontem..
*texto  https://whiplash.net

Tracklist do CD:
1.Black Dog
2.All My Love
3.Rain Song
4.Friends
5.Going To California
6.No Quarter
7.Immigrant Song
8.Tangerine
9.Good Times Bad Times
10.Bron-Yr-Aur
11.Dancing Days
12.Thank You
13.Four Sticks
14. D'yer Mak'er
15. Kashmir

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
CANTO SAGRADO

Um comentário: