Translate

domingo, 22 de julho de 2018

FELIPE CERQUIZE - MINAS REAL (EXCL. CSDT)

Postagem a pedido da seguidora do blog Silvana.

Felipe Cerquize, carioca  e engenheiro químico de formação, é poeta inspirado com 2 discos autorais, o “Minas Real” (2012) produzido por Claudio Nucci e “Léguas” (1999). Como melodista e letrista, possui mais de quatrocentas obras, incluindo parcerias com Ana Terra, Célia Vaz, Felipe Radicetti, Fernando Brant, George Israel, Heitor Branquinho, Luhli, Luiz Carlos Sá, Márcio Borges, Murilo Antunes, Nilson Chaves, Philippe Baden Powell, Roberto Menescal, Sérgio Ricardo e Tavito.
Felipe sempre foi um apaixonado pelas terras mineiras.

 Uma jornada que percorreu a Minas de Drummond, JK, Milton Nascimento e Aleijadinho; das montanhas e dos minérios; da música e da gastronomia. Durante 15 dias, o poeta, compositor e escritor carioca Felipe Cerquize percorreu 13 cidades do circuito Estrada Real, como Tiradentes, São João del-Rei, Congonhas, Ouro Preto, Mariana, Itabira, Diamantina e São Lourenço. O resultado é o livro Pelos caminhos da Estrada Real, que traz mais de 100 fotos coloridas, numa abordagem que procura focar as atrações turísticas e as informações históricas de cada local visitado. “Cada cidade tem sua peculiaridade e de alguma maneira impressiona”, destaca Cerquize. “As igrejas de Ouro Preto são espetaculares. O acervo barroco de Aleijadinho, em Congonhas, é fantástico. A organização e a preservação do Centro Histórico de Tiradentes chamam a atenção. O Museu de Território, em homenagem a Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, é uma referência impossível de não ser visitada pelos que admiram esse que, para mim, é o maior poeta brasileiro de todos os tempos. Diamantina, com seus prédios históricos, suas festas e suas referências a JK e ao Clube da Esquina, tornou-se inesquecível. Enfim, eu diria que, por cada cidade que passei, alguma coisa marcante ficou na minha memória.” Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, uma parte da família de Cerquize fincou raízes em Minas, e por isso ele passou boa parte da infância visitando os parentes no Sul do estado. Mas sempre teve em mente conhecer outras cidades mineiras. “Quando comecei a fazer essas viagens pela Estrada Real, não passava pela cabeça escrever um livro, mas conforme ia conhecendo os encantos poéticos e históricos das belas cidades dos circuitos do Ouro e do Diamante, fui chegando à conclusão de que tudo aquilo merecia um registro escrito, de preferência ilustrado com muita fotografia”, explica. A publicação resultou indiretamente em uma outra iniciativa: o CD
Minas Real. O disco conta com cinco faixas com a sonoridade bem mineira. Cerquize virou parceiro de Tavito, Fernando Brant, Márcio Borges, Murilo Antunes, Heitor Branquinho e Célio Mattos em canções interpretadas por Renato Braz, Paula Santoro, Claudio Nucci, Déa Trancoso e Maurício Maestro. “Foi uma conseqüência do livro, pois alguns amigos me sugeriram o projeto de um CD como uma extensão do trabalho literário. A conexão do livro com o disco está no fato de serem trabalhos sobre Minas e com a participação de mineiros”, conclui.

*O disco ep contem apenas 5 musicas originais então resolvi incluir com mais 4 musicas todas de Felipe Cerquize e parceiros.
Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
contato: felipecerquize.blogspot.com
Download
CANTO SAGRADO

Um comentário:

  1. Ehehe ...Muito grata Daniel, meu amigo musical!! Aqui a gente recebe sempre mais do que pediu !! Paz e alegrias pra ti !!grande abraço

    ResponderExcluir