Translate

terça-feira, 24 de julho de 2018

LUIS DILLAH E GRUPO FORROQXOTE - BATOM VERMELHO


Luis Dillah é natural de Uberlandia - MG, é neto de violeiro, de quem herdou a viola e um gosto musical eclético. Pesquisador e compositor de músicas que exploram os ritmos mais densos da MPB, Dillah ganhou o mundo a muito tempo, desde que resolveu participar de festivais, encontros e outras violadas por aí a fora...
Com os festivais, ele ganhou a experiência necessária para sobreviver e compor o quadro dos “independentes”,conheceu toda a vanguarda musical do país, e pode acelerar alguns processos internos, com projetos voltados para a arte e cultura do país. No festival do Carrefour por exemplo, o 1º lugar deu a Luis Dillah o seu primeiro disco “Que nem eu”, que tem como diretor musical ninguém menos que Zuza Homem de Melo, primeiro feito em vinil (porque Dillah queria), e depois, um belo CD (porque os amigos e o seu público queriam), nesse mesmo festival, Chico Cezar ficaria com o 3º lugar e Jorge Vercílo figuraria como melhor intérprete. Participou do projeto Pixinguinha, como representante do centro-oeste brasileiro e foi feliz para o sul, levando um pedaço de Brasil que poucos conhecem. O som que Luis Dillah faz é moderno, arrojado, mas extremamente popular, regional, estranho, misturado, universal... E é desse estranho que ele gosta de falar, da mistura de raças, ritmos e maneiras... A ginga do Brasil dentro do Brasil.
Compositor inquieto, Dillah sempre contou com a presença de seu irmão e intérprete Edson Denizard, com quem inúmeras vezes dividiu os palcos. Suas composições já foram gravadas por grupos como Falamansa, Swing de Palha, Uakti e Tabinha, Trio Jirimum, e por nomes como Alexandre Az, Reco Bastos, Elton Ribeiro, Dinho nascimento, Luis Salgado entre outros. Trabalhou ao lado de Pena Branca como intérprete, violonista e contador de causo no show “Semente Caipira”, homônimo do CD, que ganharia o Grammy Latino em 2003. Dillah dirigiu, produziu, compôs, arranjou, tocou e cantou no CD “Batom vermelho” do grupo ForróQxote”, e que contou com as participações da Banda de Pífanos de Caruaru, Cacau Arcoverde, Oswaldinho do Acordeon entre outros Dillah participou da virada cultural, convidado pela secretaria do estado de São Paulo, como representante de São José do Rio Preto, evento que teve vinte e quatro horas de duração e contou com as presenças de Renato Teixeira, Oswaldinho do Acordeon, Afro Reggae, Teatro Mágico entre outros.
Fez o show de encerramento do Festival de inverno da Serra da Canastra em São Roque de Minas em julho de 2010. O show “O Poder de Voar”, de Dillah, encerrou a sexta edição do FEM
– Festival Nacional de Música Popular “Vinícius Nucci Cucolicchio”, no dia 30 de outubro 2010, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, em São José do Rio Preto-SP , resultando daí, a gravação do seu primeiro DVD, com o título homônimo ao show!!!
Venceu em dezembro de 2010 a 24ª edição do MUSICANTO SULAMERICANO DE NATIVISMO – Festival que acontece em Santa Rosa no Rio Grande do Sul, e que conta com a participação de compositores, músicos e intérpretes de toda a America latina.
Início da turnê de lançamento do primeiro DVD de sua carreira “O Poder de voar”; em Uberlândia-MG no Teatro Rondon Pacheco em 04/05/2012. Em São José do Rio Preto-SP, no Teatro do SESC Rio Preto em 11/05/2012.
-FESTIVAIS 2012
2° lugar e Melhor intérprete -Festival acústico de Araxá-MG
Aclamação popular – 38° Festival de MPB de Ilha Solteira-SP
Em 2013 Dillah segue com seus shows na divulgação do DVD, e participando de festivais pelo país, tendo conquistado o prêmio de “Melhor letra” no 5° Cantalão em Catalão-GO, e o “3° lugar” no 43° FENAC, Festival Nacional da Canção, na finalíssima em Boa Esperança-MG, festival este, que contou com mais três mil e quinhentas músicas inscritas.
Em 2014, Luis segue com seus shows, e dos festivais ele conquista o “2° Lugar” no Cantalão, em Catalão-GO, “Melhor letra” no 12º FESCAP Festival de MPB de Pinheiros-ES, “Aclamação popular” no 44° FENAC, e “Aclamação popular” no 10° FEM, Festival de MPB de São José do Rio Preto-SP.
Além dos shows, em 2015, Dillah vence o 16° Festival de MPB de Pereira Barreto-SP(1°lugar). Ganha 3° (terceiro) lugar no 45° FENAC, maior festival de MPB do País, além de ser convidado para se apresentar na “Virada Cultural de Belo Horizonte - MG, na praça da liberdade.
2016, os destaques nos festivais foram, 2º lugar no 42º Festival nacional de Ilha Solteira-SP e 3º lugar no 11° FEM, festival nacional de MPB de São José do Rio Preto-SP. Em 2017 grava o programa Sr. Brasil, com apresentação de Rolando Boldrin, pela TV Cultura, para todo o país.

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.

Download

CANTO SAGRADO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário