Translate

sábado, 27 de fevereiro de 2016

PELAS TRILHAS E ISTRADINHAS DE MINAS


 FAZENDA PONTE ALTA - PITANGUI - MG

Um dos mais importantes cartões postais de PitanguI voltas as mãos de seu antigo proprietário. Depois de um processo de origem suspeita e de pareceres duvidosos a centenária fazenda da Ponte Alta voltou as mãos do empresário Roberto Lobato, membro da família  que detém a posse daquelas terras há mais de 160 anos.
Contando com uma imponente sede,o imóvel conta ainda com instalações acessórias como um munho para a fabricação de derivados de milho, roda d'água para movimentação do engenho, galpão para o fabrico de rapaduras, doces e demais produtos típicos do período em que a fazenda tinha de produzir o alimento necessário para a família do proprietário e dezenas de escravos como era o caso da Ponte Alta que inclusive chegou a ter o seu próprio cemitério de escravos. 

É importante que este patrimônio histórico do município de Pitangui continue em mãos de quem nutre por ele sentimentos de valorização de suas raízes, é a certeza de que continuaremos a ter a oportunidade de apreciar este maravilhoso acervo ainda por muitos séculos tal como vem resistindo.

Vandeir Santos

Um comentário: