Translate

domingo, 7 de fevereiro de 2016

ORQUESTRA OURO PRETO - BEATLES (Excl.canto sagrado)



Saindo um pouco do conceito do blog devido as musicas confesso que nunca fui fã dos Beatles e sempre me assimilei muito com os Rolling Stones sendo para mim a maior banda de rock de todos os tempos, mas este tributo da Orquestra mineira de Ouro Preto fez muito bonito com belíssimos arranjos da obra desse grande Grupo que foi os Beatles, declaro que gostei muito e para quem é fã vai se deslumbrar.

Buscando reviver a histórica vocação musical da cidade de Ouro Preto (Minas Gerais), Rufo Herrera e Ronaldo Toffolo, associados a um grupo de instrumentistas que integravam o grupo Trilos e o Quarteto Ouro Preto, criaram, no ano de 2000, a Orquestra Experimental da UFOP, hoje Orquestra Ouro Preto. É formada por cerca de 20 músicos, aos quais se associam músicos convidados, em função do repertório a ser executado. Tem como Diretor Artístico e Regente Titular o Maestro Rodrigo Toffolo.

LEGADO

Ao longo de 15 anos de trabalhos ininterruptos, a Orquestra Ouro Preto reúne projetos de grande relevância.
Do repertório dito padrão, comumente executado por orquestras de todo mundo, a projetos de caráter artístico-pedagógico, a Orquestra Ouro Preto vem se destacando como um grupo de câmara de excelência, ao dedicar especial atenção à efervescência cultural da américa Latina, com foco na música brasileira de concerto e nas demais manifestações musicais de países vizinhos, assim como à pesquisa e difusão do repertório vinculado à Escola Mineira de Compositores do Séc. XVII.
A concepção de novos trabalhos no campo da música experimental, rende ao grupo aclamação de público e crítica, ao propor o diálogo entre os universos erudito e popular, formando novos públicos e dinamizando o acesso à música de concerto. Orquestra Ouro Preto – The Beatles, Valencianas – Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto e a recente parceria com o multiartista Antônio Nóbrega são importantes referências.
Em sua circulação anual, está presente em cidades de Minas Gerais e de outros estados brasileiros, realizando também concertos e turnês internacionais em países como Bolívia (Festival Internacional de Música Antiga de Chiquitos), Argentina (Festival Internacional de Música Antiga e Barroco Ibero-americano), Inglaterra (International Beatle Week), Portugal (Turnê Países e Comunidades de Língua Portuguesa e Turnê Valencianas – Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto) e Espanha/Galícia (Turnê Países e Comunidades de Língua Portuguesa).
De seu legado, registra-se o Prêmio da Música Brasileira, como melhor álbum de MPB de 2014 por Valencianas – Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto; a Turnê Países e Comunidades de Língua Portuguesa, em parceria com a Missão do Brasil junto a CPLP, que teve como objetivo a divulgação da música latino-americana de concerto contemporânea; a gravação e lançamento do elogiado disco Latinidade – indicado ao prêmio Grammy Latino no ano de 2007 e o documentário Compositores de Ontem e de Hoje, gravado para a TV France 5, com difusão na Europa e no Brasil, em 2005.
Gravou, recentemente, o CD e DVD Oito Estações – Vivaldi e Piazzolla e Concertos para Cordas – Antonio Vivaldi, ambos inéditos no Brasil.

Numa cultura de mercado organizada, como a que impera em nossa atualidade sócio-cultural, fica evidente a urgência de promover fatos referenciais que orientem para a preservação de certos valores imanentes ao desenvolvimento humanístico das novas gerações. Isso sob pena de continuar afundando no vazio ético da passividade conivente, onde tudo nos é oferecido e nada podemos escolher por livre arbítrio e participação criativa: característica essencial da liberdade humana como único e verdadeiro ideal de transferência de um estado elementar para uma condição evolutiva.
Isso implica na convicção de que, atuando na transformação de nosso meio, abrimos o espaço para a transformação do ser humano naturalmente dotado de um potencial, cujo desenvolvimento depende de orientação e estímulo.
Em todas as civilizações que a experiência humana abrange, este papel coube à faculdade da imaginação que estimula a criatividade, que estimula o descobrimento, que estimula a invenção. Eis a espiral que deveria ser base de todo o conhecimento.
Esta forma de entendimento (pensar) poderia evitar que as instituições tendam à prematura obsolescência, repetidoras de procedimentos ultrapassados, e os homens possam superar a eficiência das formigas e das abelhas…
(ressalvo o respeito que essas criaturas nos despertam!). (Rufo Herrera)

A Série de Concertos The Beatles, foi destaque na International Beatle Week 2012, em Liverpool. Pela primeira vez, uma orquestra foi convidada para participar do festival, que reúne fãs e bandas de mais de 40 países do mundo. O concerto une, em um mesmo palco, uma orquestra de cordas a uma banda de rock, tendo percorrido várias cidades do estado de Minas Gerais e de todo Brasil.

 Patrimônio Cultural da Humanidade, “Capital da Beleza, da Saudade e da Esperança”*, a  Orquestra tem sua sede em Ouro Preto.
*Alceu de Amoroso Lima
EndereçoRua Paraná, 136, Centro • Ouro Preto • Minas Gerais • Brasil


Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
CANTO SAGRADO
senha/passaword
cantosagrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário