Translate

terça-feira, 20 de outubro de 2015

RUDI VILELA - ENTRE FLORADAS (exclusividade CSDT)

Natural de Cabo Verde sul de Minas Gerais, Rudi Vilela expressa em "Entre floradas" uma magia que brota do seio da terra.
Entre Floradas é uma homenagem à cafeicultura e aos que dela vivem. Sua sonoridade, centrada na viola caipira, mistura-se a uma poética que traduz naturalmente as peculiaridades da terra e o seu próprio tempo.

UM DISCO MÁGICO !!!!!!!!!!



Entre Floradas

À Neusa de Fátima Vilela, meu maior incentivo, e em memória de Zulmira Olímpia Vilela, minha eterna e doce avó.

Este trabalho é uma homenagem a todos os cafeicultores

Prefácio

       É sempre bom ler sobre aquilo que nos afeta. E para quem nasce em meio às montanhas do sul de Minas, nada afeta mais do que o mar verde (cafezais) que cobre as encostas, dobra vales e preenche todas lacunas de nossas vidas. E de nossas almas. O café está para o sul de Minas, e para os cabo-verdenses, assim como a quietude, a esperteza, a generosidade, o queijo e a poesia. Minas são muitas, mas o sul de Minas é um só. E ele respira café. Café maduro, seco, no pé, no terreirão. Café moído, torrado, coado. Café doce, amargo, fraco ou forte. Não importa. O café, para nós, cabo-verdenses, é a mola mestra da vida. Movimenta a economia, estimula sonhos… e mexe com a vida de todos que vivem no município. Rudi Vilela soube captar tudo isso neste livro que, tenho comigo, é obrigatório para quem já caminhou numa rua de café. E, como tal, deve ser degustado como uma boa xícara da bebida preta. Aquela que é ‘fruto de luz e raiz’. ‘Entre Floradas’ é um mergulho no dia-a-dia da região. Extrapola os limites de Cabo Verde, já que o café, ou a vida no café, é universal.  O livro revela um olhar curioso e atento e, o melhor, um jeito bem mineiro de contar uma história. Mineiro no sentido de valorizar aquilo que é tocante, sem deixar de lado aquilo que é importante. ‘Entre Floradas’ é um começo promissor para um jornalista que mostra aptidão para a escrita e um formidável talento para a música. Como disse antes, é sempre bom ler sobre aquilo que nos afeta. E ‘Entre Floradas’ é, além de bom documento, uma obra tocante para quem conhece um pouco desse mundo chamado café. ‘Louvado seja o milagre de trabalhar’.

 Raul Dias Filho  

 Entre Floradas

Tempo de exalo e flor
que cobre plantação.
Ao longe o branco se vê
em montes, serras e fruto germinou.

E as mãos se erguem numa nova missão.

Primavera renasce
sonhos.
E a natureza rege o ciclo
E o homem que mora na terra.

E as mãos seguem cumprindo a missão

de vida feita dentro de um cafezal
plantado por um coração trabalhador,
sol-a-sol, em busca de um conforto melhor.
 (Rudi Vilela)

Capítulo 1 – Semeação
Chuva, fé e planta regam
velha arte de semear.
À espera do vingar e do colher.

Brota raiz e enfeita chão.
Espelha manto verde ao céu.
Santa mãe, abençoai semeação

que já vem e começa a lavourar
carregada para se panhar.
Nos dê força e paz
para mais uma vez cultivar

a terra que nos concedeste a viver.
Por gratidão, nossas intenções.

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
 CANTO SAGRADO
senha/passaword
cantosagrado


Nenhum comentário:

Postar um comentário