Translate

domingo, 24 de maio de 2015

GLAUCIA NASSER - A VIDA NUM SEGUNDO - 2008 (exclusividade CSDT)


Natural da cidade de Patos de Minas, Gláucia foi criada no meio rural, de um lugarzinho típico das gerais para o mundo, considerada por muitos uma das melhores cantoras do Brasil na atualidade, e não é para menos Gláucia esbanja talento e musicalidade.
Ninguém sabe ao certo onde começa uma canção. Se é a letra que vem primeiro, se é a melodia. Surge um tema na cabeça do autor, será assim? Ou de repente ele assovia ao acaso e descobre a música certa pro seus versos? Vida de artista também é assim, não tem começo programado. Há quem receba o talento de herança, há quem seja o primeiro em gerações a se meter com alguma arte. Há quem se construa como artista, escolhendo a arte por caminho e talhando em si mesmo a vocação que o berço lhe negou. E há quem se descubra artista assim do nada, de repente, como quem recebe uma benção em forma de dom.
Mas quem disse que vida de artista é simples? Muitas vezes o destino inventa um labirinto entre o artista e sua arte e, nesse caminho, muitos talentos se deixam ficar na estrada. A menina que viveu tão de perto a música de seu país cresceu vendo seus passos se afastando das pegadas da cantora que ela sempre soube que seria. Entretanto, Glaucia Nasser se mostrou um exemplo vivo de que sonhos são feitos para serem vividos, não importa quando e nem onde. Quando percebeu que seus passos estavam se afastando daquilo que amava, Glaucia decidiu largar tudo para se lançar em sua paixão, a música. O fato é que essa paixão se reflete em seu trabalho com canções que mostram, como poucos, todas as nuances da emoção humana e, além de conquistar fãs em diversos lugares, essa forma singela de compor e criar lhe garantiu elogiosas críticas de nomes marcantes da nossa música como Nelson Motta, Roberto Menescal, Ivan Lins, entre outras importantes pessoas do cenário musical que endossam essa guinada artística na vida de Glaucia iniciada há 10 anos atrás.De lá pra cá, quatro CDs, inúmeros shows, prêmios, elogios, indicações, aplausos. E também dificuldades, dúvidas, ansiedades, críticas, questionamentos. Enfim, tudo o que forma e dá consistência a uma vida de artista. Forma e consistência que conquistou a admiração do público e lhe garantiu convites importantes como a inclusão da faixa "Lábios de Cetim", de seu primeiro CD, na coletânea Acoustic Brazil, do selo Putumayo, ao lado de nomes como Caetano Veloso e Chico Buarque. A mesma música foi incluída na trilha sonora do filme "O Visitante" que recebeu uma indicação ao Oscar 2009. Além do clipe de sua outra música "Balanço Zona Sul” ser escolhido para ser exibido em todos os aeroportos do Brasil, além de todas asaeronaves da TAM. Essa música faz parte do segundo CD da cantora, "Bem Demais", que conta com um presente especial de Ivan Lins, justamente a música que intitula o CD e dita o clima deste álbum, bem demais.Mantendo a qualidade como peça chave de seu trabalho, em 2008, Glaucia lança seu terceiro CD, seu primeiro autoral, "A Vida Num Segundo", que é incluido pelo jornalista e crítico musical belga Daniel Achedjian na lista dos 20 melhores daquele ano, ao lado de nomes como Lenine, Adriana Calcanhoto, Ney Matogrosso, Ed Motta, Chico César, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Skank, Milton Nascimento e Seu Jorge.
No final de 2010, Glaucia lança seu CD "Vambora" e inicia um turnê que roda o Brasil passando pelas principais capitais do país e conquistando público e crítica com um show maduro, que explora os diferentes timbres e sonoridades e que conta com direção musical de André Abujamra e produção de Márcio Nigro.
Valendo-se de um repertório recheado de canções fortes feitas em parceria com grandes nomes como Chico Amaral, Carlos Rennó, Carlos Careca, Chico César, Alexandre Lemos, Rodrigo Bergamota, Magno Melo, Edu Krieger, André Abujamra e Márcio Nigro, seu show tem encantado o público do Brasil e do exterior, até mesmo em mercados competitivos como o dos EUA, onde a cantora iniciou a turnê internacional de lançamento de "Vambora" e participou do programa Fine Arts Concerts, série de concertos da rádio WDNA 88.9 FM de Miami, emissora especializada em Jazz e World Music e que tem 35 anos de atividade no ar. Essa incursão encantou o multi-premiado percussionista Sammy Figueroa que decidiu iniciar uma parceria única e inédita com a cantora que resultou em um disco único e empolgante. Esse trabalho, inclusive, carrega um simbolismo importante pois recebeu a chancela do lendário produtor Roy Cicala pouco antes dele falecer. Roy, um mestre do som que trabalhou com John Lennon, Jimi Hendrix, Aretha Franklin, Frank Sinatra, Bruce Springsteen entre outros nomes que fizeram história na música mundial, se encantou com o projeto que lhe foi apresentado por intermédio de Sammy e, mesmo sem conhece-la pessoalmente, ofereceu seu estúdio e seu trabalho para a gravação da voz da cantora. Infelizmente, por obra do destino, Roy saiu de cena antes que esse encontro ocorresse, mas sua expertise e carisma estão presentes espiritualmente neste trabalho, pois a voz de Gláucia foi gravada no estúdio de Roy sob a tutela de seu discípulo.
Com um talento indiscutível e parcerias importantes, Gláucia Nasser mostra um trabalho coeso e de qualidade, digno de figurar entre os grandes nomes da música mundial. Tudo isso fruto de uma guinada radical em busca de um sonho que essa menina, mulher, mãe e cantora decidiu buscar. Gláucia é a personificação de uma canção, pois com as palavras e frases de sua vida, ela decidiu criar versos e refrões e, assim, transformar a sua história em uma bela melodia. Nossos ouvidos e corações agradecem.

  MACUCO PRODUÇÕES MUSICAIS R. Fidalga, 182 - Vila Madalena - SP
DOWNLOAD:
GLAUCIA NAHSSER - A VIDA NUM SEGUNDO - CANTO SAGRADO DA TERRA.rar

Nenhum comentário:

Postar um comentário