Translate

quarta-feira, 12 de abril de 2017

RENATO CAETANO - QUE VIOLA É ESSA ? (exclus. CSDT)



Renato Caetano, violeiro, compositor, professor, mestre em música pela Escola de Música da UFMG vem, desde 2007, trabalhando sua carreira solo pautada na mistura entre a tradição com influências do mundo contemporâneo, no qual as fronteiras e as separações estão, cada vez, mais tênues. Essa mistura cultural é realizada através da viola de dez cordas, conhecida, também, como viola caipira.
Apesar de já trabalhar com a música desde muito antes, sua carreira de violeiro se iniciou em 1999, com uma participação no show de Pena Branca e Xavantinho, com o Trio Verso e Viola. Foi regente e diretor musical da Orquestra Mineira de Violas de 2002 a 2005 com várias apresentações, dentre elas, uma como convidado de Sérgio Reis quando do seu show de aniversário, no Grande Teatro do Palácio das Artes. Em 2005 foi diretor musical e arranjador do CD Concerto Caipira,da Orquestra. Foi membro do grupo Novos Violeiros, apadrinhado por Chico Lobo, de 2003 até 2006 com apresentações em várias casas de shows de Belo Horizonte.
Em 2007, foi o violeiro do Grupo Viola Urbana que mescla o som da viola com as influências da MPB.
No seu trabalho e na sua carreira, Renato procura trabalhar com arranjos que buscam a fusão de estilos que vão desde a tradição violeira, que se mescla com o blues, o rock e o jazz, e, também, com outras influências contemporâneas que, por acaso, se fizerem presentes no caminho. Essa miscigenação vem tendo grande aceitação e vem rendendo convites para se apresentar em vários locais pelo país - como, por exemplo, em festivais de cultura popular, como o de São Jorge/GO (2006) - e até fora dele, podendo, aqui, citar as 3 apresentações, no ano de 2009, em Lisboa, uma delas, com a presença do embaixador do Brasil em Portugal.
Essa mistura entre os vários estilos que compõem a viola de Renato Caetano se materializou na produção, em 2009, do seu primeiro CD “QUE VIOLA É ESSA?”, cujo lançamento ocorreu no referido ano no Teatro do Colégio Imaculada com lotação esgotada.
Renato Caetano levou essa nova forma de tocar viola à Expocachaça nos anos de 2006, 2008 e 2014. Nesse último ano fez a abertura do show do 14 Bis.
Desde 2007, Renato Caetano faz parte do projeto Causos e Violas das Gerais (SESC MINAS) com o qual já visitou várias cidades do Estado de Minas Gerais. Também pelo SESC MINAS,participou do projeto Canto & Viola (2011), que culminou na produção do CD que leva o mesmo nome, no qual participa com duas faixas.
No ano de 2008 foi convidado a abrir os shows de Renato Teixeira e de Geraldo Azevedo, ambos no Music Hall em Belo Horizonte. Além disso, no mesmo ano, participou, dessa vez como convidado, da gravação do DVD Viola Urbana ao Vivo, no Grande Teatro do Palácio das Artes.
No ano de 2010 participou do festival de rock e blues intitulado VITROLA FESTIVAL DE MÚSICA na cidade de Viçosa. No ano seguinte foi convidado para tocar no CULTURA NA CALÇADA, evento em Belo Horizonte realizado em uma banca de revista com presença de grandes bandas de rock da cidade.
Em 2011 e 2014 levou sua viola ao blues mineiro, participando do HORIZONTE BLUES FESTIVAL, sendo a segunda apresentação realizada no Cine Theatro Brasil Vallourec. Nesse último participou do documentário BLUES HORIZONTE, no qual falou sobre as várias facetas da viola.
Em 2013, foi agraciado com o prêmio Revelação Solo no Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira.
Em 2015, lançou seu novo projeto "As Dez Cordas de Liverpool" - Um Tributo violeiro aos Beatles com 2 apresentações de casa lotada no Teatro Júlio Mackenzie - SESC Palladium em março desse mesmo ano. Em 2016, fez o lançamento do CD desse projeto que possui o mesmo nome, no teatro Bradesco com grande presença de público.
Em 2016, além do CD AS DEZ CORDAS DE LIVERPOOL, lançou, também o projeto VIOL-A-ÇÃO, dentro do Canto e Viola, no Teatro de Câmara do CIne Theatro Brasil Vallourec. Esse projeto, realizado com banda, é composto por canções autorais do violeiro que, pretende-se, se tornará o novo CD.
Em 2013 concluiu seu mestrado na Escola de Música da UFMG, cujo tema é: “A Tradição e a contemporaneidade na Viola de dez cordas”. Renato Caetano ministrou, por 18 meses, disciplina de Viola de dez cordas na escola de música da UFMG.
Gravou os seguintes CDs;
- Concerto Caipira – Orquestra Mineira de Violas – 2005
- Violando Fronteiras – Vários - 2007
- Que Viola é Essa ? – Renato Caetano – 2009
- Canto e Viola – Vários (SESC-MG) – 2011
- As Dez Cordas de Liverpool - Renato Caetano - 2016
Gravou o seguinte DVD:
- Renato Caetano “Ensaios” – 2013
Foi diretor musical dos CDs citados abaixo:
- Concerto Caipira – Orquestra Mineira de Violas – 2005
- Que Viola é Essa ? – Renato Caetano – 2009
- Nas Águas do Bem Querer - Pinho – 2010
Participação, como convidado, nos CDs
- Nas Águas do Bem Querer - Pinho – 2010
- Moda de Rock – Ricardo Vignini e Zé Helder – 2011
- O Mundo Não é Só Eu – Djambê – 2012
Participação, como convidado, nos DVDs
- Viola Urbana Ao Vivo – 2008

*A faixa 5 (Menininha) do original foi trocada por Eleanor rigby dos Beatles tocada na viola pelo Renato Caetano, devido problemas de audio (pulando) na hora da ripagem do cd, com varias tentativas sem sucesso, espero a compreensão de todos que venha interessar pelo disco.

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário