Translate

domingo, 9 de abril de 2017

CÂNDIDO CANELA - 100 ANOS (exclus. CSDT)

Já que estamos na região aproveito para postar um belíssimo disco de tributo ao poeta escritor Cândido Canela da cidade de Montes Claros.
Teve a participações de vários artistas renomados da região.

Nasceu em Montes Claros(MG), aos 22 de agosto de 1910. Tabelião do 1º Ofício, Vereador à Câmara Municipal de Montes Claros por vários mandatos. Humorista satírico, inspirado trovador, publicou LÍRICA E HUMOR DO SERTÃO e REBENTA BOI. Membro da Academia Montesclarense de Letras. 
Certa vez, a jovem Maria do Rosário Maia, em conversa com Cândido, disse-lhe: “- O que mais me impressiona nos seus poemas, Cândido, é a naturalidade com que você os escreve. Da naturalidade do caipira que aparece no ranchinho de capim, comendo rapadura”. E o Cândido lhe respondeu: “- Ah, meus poemas são conversas de beira de fogão. Colhidos diretamente da fonte, como dizem. Meu primeiro livro, por exemplo, ‘Lírica e Humor do Sertão’, passei dez anos escrevendo; quando o comecei, tinha dezessete anos de idade.
Fiquei muitos anos conversando com os meus personagens. Considero este o meu melhor livro. Acho que é um erro, pois livro é como se fosse filho da gente e é até pecado achar um filho melhor do que o outro. Mas eu gosto muito mais dele!”. (Depoimento publicado no Diário de Montes Claros, de 26/27 de janeiro de 1980).
Cândido Simões Canela nasceu na cidade de Montes Claros, no dia 22 de agosto de 1910. Filho de Antônio Canela e de dona Luzia Simões Canela. Concluiu o curso primário na sua terra natal, na Escola Normal de Montes Claros, no ano de 1929. Contista e poeta filiado à escola de Catulo da Paixão Cearense. Cândido Canela morreu no dia sete de março de 1993.

 
Fonte(s): www.revista.agulha.nom.br/ccanela01.html

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra de seus idealizadores.
CANTO SAGRADO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário