Translate

domingo, 10 de novembro de 2019

CONGADAR - RETIRANTE

O toque cruzado da caixa. A gaita cantada. Dois mundos que tem a mesma origem. Blues e Congado. As duas culturas parecem distantes, mas tem uma mesma origem: o velho continente Africano. De um lado, a banda Ganga Bruta carrega em suas músicas uma marca de Blues, do outro o Congadar representa o Congado, com forte presença em Sete Lagoas. Mas apenas parecem distantes. Pois entre estes dois ritmos há muito mais similaridades do que se imagina. Afinal, ambos foram trazidos de barco, escravizados, mesmo em países diferentes. O show vai apresentar esta mistura dos dois mundos, em uma música que envolve a alma. Bateria, baixo, guitarra e gaita se mistura à caixa, pandeiro e outros instrumentos percussivos típicos do Congado, e trazem essa mistura onde o rock eletrifica as tradições e o folclore dá nova roupagem ao rock.

O grupo tem como grande referência o Nação Zumbi, pelos tambores. Mas também foram inspirados por vários artistas que fazem música voltada para as tradições como Maurício Tizumba, Cabruêra, Berimbrown, Fela Kuti, assim como os Spirituals dos EUA e toda a cultura do congado mineiro.

No repertório, canções tradicionais do Congado e músicas autorais do Ganga Bruta, em uma releitura experimental. O grupo já se apresentou em festivais como as Viradas Culturais de Sete Lagoas, em 2013 e 2014, o Festival de Inverno da UFSJ, Festival de Folclore de Jequitibá e o Festival Balido de 2014 em Ipatinga. Em 2015, realizaram um show em Belo Horizonte com o Mestre Maurício Tizumba na A Autêntica, além do Festivelhas em Itabirito, Festival de Folclore em Sete Lagoas e Jequitibá.
Integrantes:
André de Almeida Lima (Voz e gaita)
Carlos Warley Vieira Castro (Caixa e voz)
Felipe da Silva Moura (Caixa e voz)
Wesley Olímpio Lopes (Caixa e voz)
Igor de Macedo Félix (Guitarra)
Sérgio Eduardo Marques Pereira (Bateria)
Marcos Alexandre de Avellar Gomes (Baixo)
Giuliano Fernandes (Guitarra)

A banda Ganga Bruta tem quase 10 anos. Já lançaram dois discos, o primeiro chamado Eletrolíticos, e o segundo O Terceiro Lado da Moeda, ambos somente com composições próprias. Além disso, participou de diversos festivais de música independente em Minas Gerais, sua região de origem.

O Congadar apresentou em diversas festas voltadas para o folclore. Inicialmente, o repertório era composto não só por marchas de congo, mas também por diversas canções que caíram em domínio público, com um forte resgate das tradições.

O grupo nasceu em 2013, mas era um namoro antigo. Ganga Bruta e Congadar sempre queriam fazer um trabalho juntos, mas não tinham a oportunidade antes. A chance apareceu quando o projeto foi aprovado na 1a Virada Cultural de Sete Lagoas. Ai, juntos entraram no estúdio, em busca da sonoridade da banda. O que parecia que seria complicado foi, na verdade, simples e fácil. Descobriram que a junção dos estilos, Blues, Rock e Congado era natural. Assim, começou a surgir a identidade da nova banda Ganga Bruta+Congadar.

Se vc gostou adquire o original valorize a obra do artista.

Telefone: (31)98879 7969
E-mail: marcaoavellar@gmail.com
Origem: Sete Lagoas - mg (Brasil) 

Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário