Translate

domingo, 29 de maio de 2016

MAURÍCIO RIBEIRO - VENTANIA NO CERRADO




Maurício Ribeiro é compositor, arranjador, multi-instrumentista, produtor musical e Bacharel em Composição pela Escola de Música da UFMG. Nascido em Belo Horizonte, desde 1992 atua como músico profissional.

Atualmente, desenvolve um novo trabalho autoral, o Maurício Ribeiro Trio.

Maurício teve participação em diversos eventos de grande importância, tanto na música popular quanto na música erudita: conquistou o VIII Prêmio BDMG Instrumental (BH 2008), com seu show Ventania no Cerrado; foi selecionado para participar do Encontro Nacional de Compositores (SP 2007), tendo suas peças As sombras que atravessam o dia e Sonatina para Flauta e Piano executadas no evento; participou do projeto Conexão Telemig Celular em 2005 e 2006, e do Conexão Vivo 2009, circulando por diversas cidades de Minas Gerais e de São Paulo; foi um dos músicos selecionados para a III Mostra Brasil Instrumental (Tatuí 2006), evento que contou com nomes como Egberto Gismonti, André Marques, Arismar de Espírito Santo e Sujeito a guincho; conquistou o 2º prêmio na categoria Instrumental do VI Americanta (Americana/SP 2006) com sua música Ventania no Cerrado; teve sua peça Suíte chorinha, para flauta solo, tocada no Cortona Contemporary Music Festival (Itália 2006); sua peça As sombras que atravessam o dia, para percussão solo, foi selecionada para participar da XVI Bienal de Música Brasileira Contemporânea (RJ 2005), e foi incluída no concerto da percussionista Cláudia Sgarbi para o projeto Copa da Cultura (Berlim 2006); e ganhou o 3º prêmio no Concurso de Composição Michel Debost (Curitiba 2005), com sua peça Suíte Brasileira, para piano e flauta, posteriormente gravada e lançada nos Estados Unidos no CD Brazilian Soundscapes (EUA 2009). Participou também da I Mostra Cauê de Arte Popular (BH 2002) e do Projeto Reciclo Geral (BH 2002), que lançou a nova safra de compositores que hoje faz de Minas Gerais um dos cenários musicais mais efervescentes do país.

Compôs a trilha sonora do curta-metragem La Mercería (Espanha 2000), e foi um dos arranjadores da trilha da mini-série Quando fui morto em Cuba (BH 2003), da Rede Minas de Televisão, que foi executada e gravada no Palácio das Artes pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Compôs também a abertura do espetáculo Além da lua (BH 2004), da Cia. Prelúdio de Dança, além de peças e arranjos sob encomenda para orquestras e bandas sinfônicas, big bands e diversos grupos de câmara.

Maurício é um dos músicos mais solicitados na atual cena musical mineira, tocando em shows e CDs com diversos artistas de Belo Horizonte. Atualmente, integra as bandas dos cantores Sérgio Pererê, Leopoldina, Juliana Perdigão e Pablo Castro, e a Bandidos Black Band.

Em 2010, produziu os CDs de estréia das cantoras Jabu Morales (BH / Espanha), já lançado no mercado europeu, e Juliana Perdigão (BH), com lançado  em agosto de 2011.

Lançado em maio de 2011, o seu primeiro CD solo, Ventania no Cerrado, é o resultado de uma turnê que vem sendo realizada desde 2005. Em 2006, lançou o CD ABMT, de música instrumental brasileira, junto com os compositores Antonio Loureiro, Bernardo Fabris e Thiago Nunnes. Em 2004, gravou o CD Obras Contemporâneas para Orquestra, registro ao vivo do concerto da Orquestra Sinfônica da UFMG, com peças de Maurício Ribeiro e cinco outros compositores mineiros. Integrou a equipe que fez o registro em partituras da obra de Elomar Figueira Mello no projeto Elomar: Cancioneiro, patrocinado pela Petrobras e lançado em 2008.

Além de suas atividades musicais, é produtor do site BHMusic, dedicado à música feita em Belo Horizonte.

Na internet:
www.mauricioribeiro.net 

O CD de estréia do compositor Maurício Ribeiro é um agradável passeio pela riqueza musical do Brasil. Composto de chôros, baiões, xaxados e outros ritmos genuínos brasileiros, este trabalho traduz a diversidade cultural em que a música brasileira está inserida, mesclando ritmos tradicionais a uma harmonia requintada e arranjos bem elaborados. Com seu colorido instrumental baseado em violão, sopros e percussão, “Ventania no Cerrado” consegue reunir bom entretenimento com ótima música brasileira instrumental.

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
CANTO SAGRADO
senha/password
cantosagrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário