Translate

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

VIVA VIOLA - VIVA A CANTORIA (exclusividade canto sagrado)

 Estou recebendo uma grande contribuição de um acervo pessoal de um amigo do distrito federal, meu caro Ivan Matos que tem me enviado verdadeiras pérolas da musica mineira e do Brasil afora e que irei compartilhar aqui no blog e no blog nômades.
Meus sinceros agradecimento ao Ivan que tem se empenhado muito para que essas relíquias seja compartilhada.
O projeto VivaViola, que reúne seis dos mais importantes e talentosos cantores e compositores de Minas, os violeiros Bilora, Chico Lobo, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola e Wilson Dias.
Este novo trabalho traz quinze músicas inéditas, compostas pelos próprios violeiros e em pareceria com o poeta e jornalista João Evangelista Rodrigues.  O sucesso alcançado pelo primeiro trabalho lançado em 2010 levou o grupo a apostar novamente na criação coletiva, nas letras bem elaboradas com melodias singelas e na sonoridade peculiar da viola para criação dos arranjos.
Este segundo CD, com texto de apresentação do jornalista e pesquisador Carlos Felipe Horta, foi gravado no período de Setembro de 2012 a Janeiro de 2013 e teve o patrocínio da “Vivo” através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais. Tematicamente as composições abordam paisagens da cultura mineira, religiosidade, as festas populares e o sentimento humano. Estes temas são abordados com sensibilidade artística e com ares de renovação criativa. Musicalmente é composto de diversos ritmos brasileiros como: Toadas, modas, guarãneas, batuques e calangos, tratados de maneira singular, preservando as origens, mas, incorporando novos elementos da música contemporânea.
Sentimento este muito bem descrito pelo jornalista e escritor Carlos Felipe no texto de apresentação do cd: “Como  viola  atrai  viola,  num  visgo  que  ninguém  sabe  explicar,  eles  se  juntaram. Muitas  vezes.  Nas  conversas  de  amigos,  nos  saraus  de  poesias,  nos  palcos  da vida,  nos  fuzuês  de  chão  batido,  nas  saudações  dos  santos  e  nos  encantamentos guardados  dentro  da  alma,  só  aflorando  quando  o  coração  já  não  aguenta  mais.”
O espetáculo
Desde sua criação em 2008, o Viva Viola já se apresentou em diversas ocasiões, dentro e fora de Minas. Este processo gerou um amadurecimento do trabalho coletivo tanto do conteúdo quanto da sua forma de apresentação. O resultado é um espetáculo interativo cuidadosamente produzido, no qual os violeiros dialogam entre si, seja na interpretação vocal ou na execução dos instrumentos, contando histórias e promovendo maior integração com o público. 
BAIXE ESSE CANTO SAGRADO: link atualizado

4 comentários:

  1. Caro Anderson,antes de mais nada quero agradecer e parabeniza-lo pelo excelente acervo disponibilizado aqui no blog. Maravilha!!! Muito bom mesmo. Uma viagem pelos sons das Geraes. Parabens!!! Porém, os links do zippyshare estão todos expirados.... Uma grande tristeza. Se for possível, poderia upar e postar os links no Mega que é muito bom e não falha. Se eu puder ajudar nesta empreitada, por favor, entre em contato comigo via . Um grande abraço e, mais uma vez, meus parabens pelo exelente trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho, não conheço nada que se aproxime, muito bom mesmo poder conhecer e divulgar esse som da nossa terra! Infelizmente o link do zippyshare esta expidado!

    ResponderExcluir
  3. Caro Anderson, parabéns pelo acervo. Gostaria de saber se não há como disponibilizar novamente esse excelente CD. Obrigado. Paulo HOrta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Paulo o link esta atualizado, mas tb tem um repost em 16/10/2016 deste disco no mega. abs

      Excluir