Translate

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

SAGRADO CORAÇÃO DA TERRA - DISCOGRAFIA PARTE I - (repost a pedido)




Formado em 1979 por Marcus Viana num trabalho de fusão da música vocal e instrumental com raízes no rock e na música erudita, o Sagrado vem se firmando no Brasil e no exterior como o mais expressivo trabalho de música progressiva da América Latina.

O Sagrado apresenta uma música que une o rock à força dos ritmos tribais ameríndios e à beleza e sofisticação do erudito. Os textos falam de nosso violento e primitivo ciclo histórico e do advento de uma nova era para a humanidade abordando questões ecológicas e espirituais.

Marcus Viana, autor das letras e músicas do grupo, tornou-se conhecido do grande público pelas inúmeras aberturas e trilhas sonoras para televisão como "Pantanal", "Chiquinha Gonzaga", "Xica da Silva", "Ana Raio e Zé Trovão", "Serras Azuis", "Terra Nostra", "Aquarela do Brasil", "A Casa das Sete Mulheres" e "O Clone"..
 
       

O SIGNIFICADO CULTURAL DO TRABALHO
DO SAGRADO CORAÇÃO DA TERRA

(texto de 1979, quando da criação da banda)
    Trabalhando com instrumentos eletro-acústicos e herdeiro de uma forte tradição erudita, a música do Sagrado Coração da Terra evoca a atmosfera barroca das montanhas de Minas.
      Mesmo assim seria impossível enquadrá-la como regional. É uma viagem pelo tempo e pelo espaço às origens e ao futuro de toda experiência musical humana.
       Os instrumentos são os usados na tradição clássica: a guitarra, o piano e o violino, porém tratados eletronicamente; uma nova linguagem, o som dos nossos tempos.
       O efeito que uma orquestra causava numa platéia do século XIX não nos atinge da mesma maneira: nossa audição está duramente comprometida pela saturação dos decibéis das grandes cidades.
       Por isso, utilizamos uma roupagem eletrônica nas músicas. Elas são a fusão de toda experiência do eu inconsciente, guardada na memória do espírito: são lembranças orientais, ciganas, indianas e árabes. E ibéricas! Como negar? O Sagrado teve naturalmente a influência de mestres clássicos devido à formação erudita de Marcus Viana como violinista de sinfônica; principalmente da música de Wagner, Debussy, Ravel, Stravinsky e Villa-Lobos. Existe uma forte raiz afro-ameríndia que se manifesta cada vez mais em nosso trabalho, inclusive com a inserção de músicas com textos traduzidos inteiramente para o Tupi-Guarani e dialetos indígenas como o krenak e yanomame.
       Nossa proposta é uma ponte entre a música instrumental e a música vocal; assim sendo, são canções orquestradas, sinfonias cantadas, histórias contadas.
        Da mesma forma que os textos, a música está ligada a uma filosofia ecológica: Ecologia da Terra, Ecologia da Mente, do Coração e do Corpo.
        O Sagrado Coração da Terra é mais que um projeto; é quase que um movimento filosófico, englobando mensagens visuais, gráficas e sonoras, cujo tema básico é a regeneração do Homem e do Planeta.


Sagrado Coração da Terra -  (1985) 



1- Asas
2- Lições da História
3- Arte do Sol
4- A Glória das Manhãs
5- Feliz
6- Deus Dançarino
7- Memória das Selvas
8- Corpo Veleiro
9- Sagrado
10- A Vida é Terna

BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
SAGRADO CORAÇÃO - canto sagrado da terra 2 -rar


Sagrado Coração da Terra - Flecha [1987]


As canções
01 - Flecha
02 - Manhã dos 33
03 - Paz
04 - Seres Humanos
05 - Carinhos Quentes
As sinfonias
06 - Tocatta
07 - Cosmos X Caos
08 - O Futuro da Terra
BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
 SAGRADO CORAÇÃO - cantosagradodaterra - rar


 SAGRADO CORAÇÃO DA TERRA  - FAROL DA LIBERDADE  (1990)


1. Dança das Fadas (Marcus Viana)
2. Solidariedade (Marcus Viana)
3. Amor Selvagem (Marcus Viana)
4. Pantanal (Marcus Viana)
5. Olívia (Marcus Viana)
6. Farol da Liberdade (Marcus Viana)
7. Raio e Trovão (Marcus Viana)
8. The Central Sun of the Universe (Marcus Viana)    

BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
CANTO SAGRADO

SAGRADO CORAÇÃO DA TERRA - GRANDE ESPIRITO (1993)



01 - Kian
02 - Libertas
03 - Human Beans
04 - Eldorado
05 - Grande Espírito
06 - Sweet Water
07 - Rapsódia Cigana
08 - País dos Sonhos Verdes


BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
  SAGRADO CORAÇÃO DA TERRA - GRANDE ESPIRITO - canto sagrado 2 - rar

2 comentários: