Por: Pettersen Filho
Houvesse no mundo um dicionário onde pudéssemos encontrar a definição, o
sinônimo, que adjetivasse as pessoas, estabelecendo significado
conceitual para a existência humana, certamente encontraríamos, no caso
de Carlos Lucena, musico mineiro contemporâneo ao Clube da Esquina, que
formou talentos como Paulinho Pedra Azul, Lô Borges, Milton Nascimento e
Beto Guedes, todos seus parceiros de trabalho, alguma coisa tal como:
“Ser iluminado. Luz. Parecido com ou igual a: ...”
Das suas cifras musicais, nas canções que entoa, poderíamos também
subtrair o seguinte conceito: “ Toda força viva que assim/ toma forma
oculta no viver/ para reger a orquestra do saber/ e despertar no reino
do Sem-fim./ Dono de poderes naturais:/ Salamandras, anjos e vegetais./ É
o poder de Deus que vive mais/ na magia etérea dos astrais./... Vida! É
um beija-flor pousar no meu jardim./ Uma fada azul que entrou dentro de
mim./ Tomou conta do meu ser./ Fez amor comigo no Sem-fim.”
“Menestrel da Nova Era”, Carlos Lucena transita, sem se importar na sua
musica com questões banais de mídia ou modismos, entre o que é provável e
improvável no mundo metafísico.
Parece, empunhando o seu violão modelo AK-47 “Kalashnikov”, municiado
por cordas vocais pacifistas, desfiar, com táticas ligadas diretamente a
tudo aquilo que é carmico e cósmico, no declarado amor que externa, por
tudo o que é rítmico ou acústico, o “status quo” de um homem
densificado de futilidades, no tanger da vida moderna, desconcatenada de
quês e porquês ?
Com seus acordes, encantadoramente, faz ecoar do seu instrumento mágico
musicalidade somente admissível aos que tem acuidade ligada ao Olímpio.
Transitando por mundos onde vigoram sonoplastias oriundas, desde o samba
canção de raiz, até o romantismo apaixonado de um homem que, a todo
momento, declara indefectível amor pelo planeta e pela existência
humana, metaforizada na forma de uma mulher inatingível, passa por
regionalismos, que vão do Vale do Jequitinhonha e Heitor Vila Lobos, até
os Alpes Suíços, circunvizinho de Bethowen e Mozart, em linguagem
melódica universal.
Na sua simplicidade complexa, Carlos Lucena é o “Senhor dos Arranjos” que anunciam um mundo ainda porvir:
Realmente, imagem humana, e “Ser Maiúsculo”, que somente podem ser
enxergados pelos que possuem sensibilidade auditiva em seus corações.
Este é, um pouco, no dicionário fugaz da vida, o conceito imediato de
Carlos Calmete Lucena: Retidão de caráter, em um mundo curvilíneo.
Significado de vida, “Sem medo de amar”.
Se vc gostou adquira o original, valorize a obra do artista.
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CANTO SAGRADO
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