Translate

terça-feira, 14 de outubro de 2014

CEUMAR - DISCOGRAFIA


Ceumar Coelho (Itanhandu, 19 de abril de 1969) .
Nascida na região da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, de uma família ligada à música, aos 18 anos Ceumar foi para Belo Horizonte estudar violão clássico e canto na Fundação de Educação Artística. Em 1995, transferiu-se para São Paulo, onde permaneceu por 14 anos.
Seu primeiro CD, Dindinha, saiu em 2000, produzido por Zeca Baleiro, que também assinou a canção que deu nome disco. No segundo, Sempre Viva, Ceumar estreou como produtora, arranjadora e compositora, ao lado da poeta Alice Ruiz, em "Avesso", e de Chico César e Tata Fernandes, em "Boca da Noite".
A cantora tem se apresentado em turnês e projetos internacionais na Holanda onde reside atualmente, ao lado do pianista jazzista Mike del Ferro. Como compositora, escreveu para a peça teatral do ator Gero Camilo, Canções de Invento, que traz referências a violeiros do nordeste como Xangai e Vital Farias e mistura poesia, teatro e música popular. Tem canções gravadas pelos cantores Rubi e Gonzaga Leal.
Minha música vem da minha natureza. Cresci com ela em casa, meus pais cantam, minhas irmãs tocam ... nas festas de família sempre tinha cantoria... No colégio já levava o violão, cantava nas festinhas, na praça, nas madrugadas ...
Aos pés da Serra da Mantiqueira experimentei os sabores da vida interiorana e simples! “...sob o céu azul me deito, me deleito, me desnudo, coração dentro do peito não foi feito pra ter tudo...”
Com passos certeiros, sem pressa, cheguei a Sampa em meados de 95. Na cidade imensa fui absorvendo um bocado de tudo, nasceu o primeiro disco: DINDINHA.“ ´divinha o quê primeiro vem amor ou vem din-din, dindinha dê dinheiro, carinho e calor pra mim” Do amigo e produtor Zeca Baleiro ganhei esses versos. Esteve comigo nos trabalhos do disco, uma parceria muito especial, que também tinha Tata Fernandes:éramos um trio e tanto!
Em 2000 , estreei na fonografia com muitos sonhos e certezas. Viajei bastante ( São Luís, Salvador, Curitiba, Rio, BH...) e cheguei a Portugal e Hong Kong, levando as cores do Brasil na minha música: “... sabiá de laranjeira tu bicaste o meu melão, a fruta mais brasileira, mais uva, mais fruta-pão...”; a batida sincopada do côco, a marchinha, o samba de roda... tive muitas alegrias ao encontrar gente de ouvidos abertos, ávida pelo frescor da novidade e do que não está , digamos assim, aparecendo nas telas da TV no domingo.
“...Quando ela aparece, há três anos, com Dindinha, produzido por Zeca Baleiro, um susto enorme: de onde vem tanta luz? Nada de pop no seu sotaque. Nem um pingo sequer de qualquer modismo, local ou importado. E todas essas delicadas qualidades reaparecem agora, em sempreviva!" (Maurício Kubrusly)
A empresa Biodinâmica (Engenharia de Meio Ambiente) do Rio, teve a brilhante idéia de presentear com música seus clientes no Natal.E à ela se juntaram ainda a empresa Hicon e a Tech Way, se São Paulo. Daí em 2003 lancei o sempreviva!
significado das flores : sempre-viva = permanência
“A sempre –viva, como o nome já diz, é a mais desperta. Ou melhor, é uma flor com iluminação própria, apesar de sua aparência frágil, pétalas com consistência de asa de abelha... o cultivo é fácil: basta espalhar as sementes no solo certo, com uma leve aragem. Não são necessários adubação ou cuidados especiais durante a fase de crescimento. Os únicos riscos são a seca e, raramente, ataque de gafanhotos.”
Inspirada nessa flor da região de Diamantina,produzi o cd. Acreditando na leveza ,na liberdade, na música brasileira e na celebração da VIDA!
“... lá onde o sol descansa amarra sua luz no vento que balança,
no veio do horizonte o meio que arredonda, um caminho de paz...”
Desde sempre buscando um jeito próprio de pensar a vida. E faço isso através da música,cantando e tocando, que é minha maneira de ser cidadã e contribuir um pouco com a permanência nesse mundo.
“... se o caminho é meu, deixa eu caminhar, deixa eu...”
Fonte: mpbnet
BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
Discografia >>> Download
[2000] Dindinha
[2003] Sempre Viva
[2006] Achou
[2009] Meu Nome
[2010] Ceumar e Trio - Live em Amsterdam
[2014] Silencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário