Translate

segunda-feira, 19 de maio de 2014

GRUPO MUSICAS DO ESPINHAÇO

Músicas inspiradas na Serra do Espinhaço e em Outras Naturezas
Retratar as paisagens, a cultura e as histórias de um lugar.  Assim surgiu em 2003, centenas de caminhadas depois, o projeto Músicas do Espinhaço e de Outras Naturezas. Naquele momento, de maneira despretensiosa, o compositor Bernardo Puhler reuniu em um estudo experimental algumas canções que haviam sido criadas meses antes. O projeto recebeu o nome de “Um Disco Para a Serra do Espinhaço” depois que se observou a similaridade entre os locais que haviam inspirado as canções, quase todos pertencentes a uma mesma formação geológica: a Serra do Espinhaço.

Ainda que de maneira tímida as canções do Espinhaço voltaram a se manifestar em 2007, pela ocasião da gravação de músicas para um CD-room, com o lançamento de seu primeiro website e novamente em 2009 com a realização de uma apresentação na Praça da Liberdade.

O ano de 2010, no entanto pode ser compreendido como o de nascimento real e vigoroso do projeto. A gravação, publicação e lançamento do livroCD “O Encontro das Cordilheiras” levou o Músicas do Espinhaço pela primeira vez ao encontro do público e o público respondeu positivamente lotando a primeira apresentação do grupo. Também neste ano o Músicas do Espinhaço realizou um antigo desejo: apresentações na própria Serra do Espinhaço. O show aconteceu no Morro Redondo, um mirante natural de Ipoema de onde é possível avistar algumas das mais importantes montanhas do Espinhaço Sul.

Em 2011 e 2012 o grupo excursionou por Minas Gerais realizando 11 apresentações para o lançamento do CD Jardim do Mundo. O disco foi lançado com o videoclipe da canção "Perereca-de-pijama", um tema infantil de conscientização ambiental que esteve entre os vídeos mais vistos e curtidos do youtube por dois dias no Brasil. Ainda em 2012 a banda lançou e foi bem sucedida num projeto de patrocínio coletivo através do site catarse. Cerca de 300 pessoas doaram recursos para gravação do próximo CD transformando o projeto "Músicas do Espinhaço - CD Janelas" naquele na categoria música com o maior número de apoiadores da história do crowdfounding em Minas Gerais.

Depois de vídeos, apresentações com slides sobre o palco, CD Rooms e LivroCDs, a concepção “imagem e som” não se perdeu e prevalece na obra e no conjunto integralmente autoral do Músicas do Espinhaço.  A formação tem músicos de diferentes influências que contribuem na coloração e textura singular das canções.

A forte conotação ambiental da banda, que estimulou a criação de ações para a preservação das montanhas do Brasil, resultou também no Portal Serra do Espinhaço (www.serradoespinhaco.com.br), projeto que reúne mais de 300 voluntários, e comercializa produtos ecológicos. Além disso, parte do lucro obtido na venda de seus CDs é investido em ações sustentáveis. Em 2011 ajudaram a construir uma casa no Morro Redondo (Ipoema), espaço que é utilizado pela comunidade local para venda de artesanato e produtos típicos. Nos últimos três anos mais de 600 discos foram doados para a geração de recursos em outros projetos de preservação ao longo das localidades da cordilheira. O grupo realiza também apresentações voluntárias para causas ambientais como três shows pela criação do Parque Nacional do Gandarela, área próxima a Belo Horizonte que vive grande conflito de interesse entre ambientalistas e mineradoras.



As Outras Naturezas
* texto de Bernardo Puhler extraído do livroCD O Encontro das Cordilheiras

Interpretamos as paisagens, o ambiente e a vida com a tonalidade que nos fundamenta a alma. É exótico perceber em mundos tão distantes uma mesma atmosfera, a mesma sensação. Mas é o encontro destes valores, que justos, conferem sentido a este disco. O montanhês. Que pode evidentemente ver sua montanha a bordo de uma pequena baterinha, jangada, no meio do mar. Ainda que ela não esteja ali, a montanha.
 
Os contextos diversos dos lugares “não-espinhaço” jamais se perderão diante das semelhanças. Lhamas e samambaias gigantes colorem os campos rupestres dos sertões do Brasil. É o encontro do sentido nas suas mais variadas formas de expressão. Hoje também nos expressamos através da jovem e misteriosa Cordilheira dos Andes, da plástica e abrupta Southern Alps na Nova Zelândia, da úmida e plural Serra da Mantiqueira. Para todas elas é a mesma voz, em igual intensidade que lança ao interlocutor a soberba da paz e do respeito com o ambiente e com os homens que nele estão. O respeito é nossa crença na possibilidade. Não acreditamos num mundo sem respeito. A montanha é o respeito, não o medo.
 
Jardim do Mundo (2011)
independente - 2011
500 cópias (esgotado)
Release
“Essa é a terceira vez que publicamos um disco. A segunda se considerarmos o excesso de experimentalismos do primeiro. Mais uma vez nosso alento se deu de maneira caseira no MG10 Homestudio. Mas ainda que a incipiência da qualidade técnica da gravação esteja presente essa é a primeira vez em que olhamos determinantemente nossa criação alem do registro. Agora mais nos preocupa a canção, e nela acreditamos. 
 
“Jardim do Mundo” é o fruto de uma verdade coletiva que forjamos e agora se tornou real. O próprio nome foi sugerido pelas pessoas que acompanham nosso trabalho. É também a primeira vez em que divido a criação em mais de uma oportunidade com outro músico do grupo. O Espinhaço é imenso e pertence a uma imensidão de pessoas, neste disco convidamos cada uma dessas pessoas a se apropriarem de nossas canções. Aliás, estas não são as nossas canções, são as canções ou as Músicas do Espinhaço.”
por Bernardo Puhler
Músicas
1 - Tema de Abertura
2 - Perereca-de-pijama
3 - Canastra
4 - Folclore de Estrelas
5 - Morro Redondo
6 - Extrema Ponta
7 - Cachoeira e Sumidouro
8 - De Repente Cabeça de Boi
9 - Delicadeza
10 - Nossa Casa Velha
11 - O Encontro das Cordilheiras
12 - Oração ao Homem do Espinhaço
Ficha Técnica
Gravado entre Fevereiro e Julho de 2011 no MG10 Homestúdio (BH) exceto:
Piano de “Tema de Abertura” gravado no Estúdio Acústico (BH)
por Luciano Lessa (Careca) e Pedro Veloso
Baterias de todas as faixas gravadas no Estúdio Engenho (BH)
por André Cabelo e Denis Martins
A faixa “Cachoeira e Sumidouro” foi gravada ao vivo no Estúdio Engenho (BH) por André Cabelo e Denis Martins
 
Mixado por Bernardo Puhler e Vitor Morel no MG10 Homestudio (BH)
Direção e produção artística de Bernardo Puhler
Todos os arranjos de Músicas do Espinhaço
Projeto gráfico: Imaginosfera - Comunicação Verde
Direção de arte e fotografia: Bernardo Puhler
Impressão: Gráfica Companhia da Cor
Atendimento: João Marcelo
Revisão: Brunhilde Maria
 
BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
 
 
 
Janelas (2013)
 
independente - 2013
1000 cópias (disponível para venda)
Release
Viabilizado através do projeto de música com o maior número de apoiadores na história do crowndfounding (patrocínio colaborativo) em Minas Gerais o CD Janelas, do grupo Músicas do Espinhaço, é lançado virtualmente nesta semana através do site e das redes sociais da banda. O trabalho, patrocinado por quase 300 fãs, é o resultado de um expressivo período criativo do grupo que culminou nas 19 canções do disco. Nos quase 80 minutos de áudio ininterruptos Janelas apresenta composições de grande versatilidade, a maioria assinadas pelos próprios integrantes, mas também parcerias com o cantautor cearense Joaquim Izidro e Márcio Borges, lendário letrista que fundou com Milton Nascimento o Clube da Esquina.

Para a banda, formada no final de 2010, este é um momento bastante diferenciado. Depois de dois Cds produzidos quase que de maneira artesanal no estúdio caseiro do grupo, Janelas recebe cuidados de uma produção assinada pela própria banda mas também por César Santos, que trabalhou com projetos de Paula Santoro, Robertinho Brant e mais recentemente Juliana Perdigão. As gravações aconteceram entre fevereiro e março de 2013 no Estúdio Verde, em Belo Horizonte, e contaram com a participação do jovem pianista Rodrigo Lana, do violeiro paulista João Arruda e de Joaquim Izidro.

Nas canções o grupo reitera sua proposta de interpretar as paisagens, os aspectos culturais e as histórias da Serra do Espinhaço, cadeia de montanhas entre Minas Gerais e a Bahia que recebeu o apelido de cordilheira do Brasil. Travessias, vilarejos esquecidos e personagens inesperados são os temas retratados pela singular sonoridade do Músicas do Espinhaço. Entre o regionalismo, o pop, o jazz e a riqueza harmonica do clube da esquina o grupo vai levantando suas bandeiras pela preservação, pela sustentabilidade e pela vida ao ar livre.

O trabalho está sendo parcialmente disponibilizado na internet. 13 das 19 canções podem ser baixadas gratuitamente no site da banda. Já o CD físico apresenta um projeto bastante inovador. Idealizado pela artista plástica Eloise Frota e Bernardo Puhler, a embalagem é feito com pano de chão, jornais e fitas, alem de um encarte tradicional com ilustrações temáticas. Tivemos a preocupação de apresentar algo fortemente embasado na sustentabilidade, com o reaproveitamento de materiais, e ainda desfrutar do espaço pra propagar conceitos mais abrangentes. Todos os jornais utilizados eram de cadernos leves e positivos como cultura, entreterimento, turismo, etc pontua Bernardo.
Músicas
1 - Vale Barbado
2 - Mão do Sol
3 - O Correr da Vida Embrulha Tudo
4 - Namoradeira
5 - Luzir
6 - Varanda
7 - Alimento
8- Borboletar
9 - A Travessia do Extremo Ermo
10 - Lua no Igarapé
11 - Janelas
12 - Limão Capeta
13 - Abraço-espinhaço
14 - Gandarela
15 - Seu Zué
16 - Fábrica de Tinta
17 - Capivari
18 - Brilho nos Óio
19 - Felicidade
Ficha Técnica
Ficha Técnica
Gravado, mixado e masterizado entre fevereiro e março de 2013 no Estúdio Verde (BH) 
por César Santos e Arthur Damásio
Gravações de Joaquim Izidro e João Arruda realizadas em Recife e Campinas
Produzido por César Santos e Músicas do Espinhaço e co-produzido por Arthur Damásio
Todos os arranjos de Músicas do Espinhaço exceto “Felicidade” de Rodrigo Lana
 
Projeto gráfico: Imaginosfera - Comunicação Verde
Direção de criação e ilustrações: Eloise Frota
Direção de arte: Bernardo Puhler
Revisão: Brunhilde Maria e Dilma Maria Campelo Rio Verde
 
BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário