Translate

sexta-feira, 9 de maio de 2014

FLAVIO VENTURINI - DISCOGRAFIA EXCLUSIVIDADE CANTO SAGRADO

Flávio Venturini nasceu em Belo Horizonte, em 23 de julho de 1949, sua familia veio do interior de minas, diga se que de Bambui-mg. Descobriu a música aos 3 anos de idade. Aos 15 anos começou sua formação musical. Acordeon foi o seu primeiro instrumento. Logo depois ganhou de seu pai um piano, e assim começou seus estudos na Fundação de Educação Artística" de Belo Horizonte, onde estudou percepção musical e piano.

Carreira

Foi revelado nos anos 1970 pelo movimento Clube da Esquina, que também revelou Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, entre outros. Participou do grupo musical O Terço1 , entre 1974 e 1976, antes de criar em 1979 o grupo 14 Bis, pelo qual fez sucesso entre 1980 e 1989, quando saiu do grupo para seguir carreira solo1 , também com grande sucesso.
Entre seus principais sucessos, como compositor ou intérprete, estão "Todo Azul do Mar", "Linda Juventude", "Planeta Sonho", "Nascente" (a canção que mais foi regravada, por artistas brasileiros e estrangeiros[carece de fontes]), "Nuvens", "Espanhola" (parceria com Guarabyra, da dupla Sá e Guarabyra), que é sua música mais conhecida e foi um grande hit entre 1986 e 1987; e "Mais Uma Vez" (parceria com Renato Russo, líder da Legião Urbana, que foi gravada originalmente pelo 14 Bis em 1987 e ganharia uma nova versão em 20032 , apenas com a voz de Renato e incluída na trilha sonora da telenovela Mulheres Apaixonadas). Da carreira-solo, destacam-se, entre outras músicas, "Princesa", "Besame" e "Céu de Santo Amaro e muitas outras mais".

HISTORICO:

1949 – Nasce no dia 23 de julho em Belo Horizonte, Minas Gerais.
1952 – Começa a demonstrar interesse pela música e através da adolescência desenvolve-se com o acordeon dado pelo pai.
1964 – Ganha um piano e ingressa na Fundação Artística de Belo Horizonte, onde estuda piano, composição, percepção e arranjo , nos festivais e de inverno de Ouro Preto estuda com Walter Smetak, Ernest Widmer, Bruno Kiefer, Ailton Escobar, Cláudia Cimbleris e Rogério Duprat.
1968 – Inicia sua carreira como tecladista na noite e em bandas mineiras como The Shines, Crisalis e os Turbulentos. É nessa mesma época que participa de festivais estudantis.
1969 – Participa do Festival Estudantil de Belo Horizonte.
1970 – Participa do Festival Internacional da Canção no Rio de Janeiro.
1972- Ao lado de Beto Guedes, Tavinho Moura, Toninho Horta, Vermelho, Zé Eduardo entre outros, participa dos shows intitulados “Fio da Navalha” e dá início ao processo embrionário do que viria a ser o Clube da Esquina.
1974 – Através de Milton Nascimento, é chamado para gravar com a dupla Sá e Guarabyra e, com ambos, compôs alguns de seus maiores sucessos como “Espanhola” (com Guarabyra) e “Criaturas da noite” (com Luiz Carlos Sá). Nesse mesmo ano integra, ao lado de Sergio Magrão, Sergio Hinds e Luiz Moreno o que viria a ser um dos mais importantes grupos da cena brasileira de rock progressivo: O Terço. Lançam o icônico álbum “Criaturas da noite” que chega à marca de 100 mil cópias vendidas.
1975 – Ao se mudar com O Terço para uma casa de campo no interior paulista, grava “Casa Encantada”, o segundo álbum de estúdio do qual participou no grupo de tendência mais acústica e lúdica, sem perder a verve progressiva.
1976 – O argentino Oscar Ruiz coreografa a música “1974”, do disco “Criaturas da noite”, para o Royal Ballet of Canada.
1977 – A música “Nascente”, de Flavio e Murilo Antunes, aparece pela primeira vez no disco “A página do relâmpago elétrico”, de Beto Guedes. Flávio se desliga do Terço
1978 – A música “Nascente” é gravada por Milton Nascimento, com participação de Flávio no disco “Clube da Esquina 2” e Flávio participa da tournê cantando com Milton em participação especial
1979 – Início do o grupo 14 Bis. A banda , que contava com Vermelho, Sergio Magrão, Hely e o irmão de Flavio, Cláudio Venturini, lança seu primeiro disco, dando início a uma sequência de sucessos.
1980 – Lançamento de “14 Bis II”, que conta com os hits “Planeta sonho”, “Bola de meia, bola de gude” e “Nova manhã”.
1981 – O 14 Bis lança “Espelho das Águas” que inclui “A qualquer tempo” e “Mesmo de brincadeira”.
1982 – Flávio lança pela EMI, seu primeiro trabalho solo: “Nascente”. Além da faixa título, “Princesa”, “Espanhola” e “Pensando em você” também se destacam.
Participa em disco e show do projeto “Missa dos Quilombos”, composto por Milton Nascimento, Fernando Brant, Pedro Tierra e bispo Dom Pedro Casaldáliga como um manifesto musical e religioso pelos direitos humanos e contra a segregação racial.
“No mesmo ano o 14 Bis lança o disco “Além paraíso”, com o clássico “Linda juventude”.
1983 – O 14 Bis lança “A idade da luz” com outro grande hit “Todo azul do mar "
1984 – Flávio lança seu segundo disco solo, “Andarilho”, inspirado por sua viagem ao sagrado solo de Macchu Picchu, no Peru. De acento mais pop, teve a participação especial de Nana Caymmi.
1985 – O 14 Bis lança “A nave vai”.
1986 – Flávio compõe trilhas de filmes de animação “Quando os morcegos se calam” de Fábio Lignini, o curta “Viagem de ônibus” de Daniel Schorr e “Instinto animal” de Léa Zagury.
1987 – O 14 Bis lança o disco “Sete”, que conta com Renato Russo na música “Mais uma vez”, como letrista e intérprete. No final do ano, a banda lança seu primeiro registro de shows no álbum “Ao vivo”.
1988 – Flávio Venturini deixa o 14 Bis para se dedicar exclusivamente à carreira solo.
1989 – Faz show antológico de seu trabalho instrumental no Free Jazz Festival. (SP- RJ)
1990 – Lança seu terceiro disco solo, “Cidade Veloz”, pela Som Livre, com destaque para os sucessos “Besame” e “Pierrot”, que compôs em parceria com Murilo Antunes.
1991 – Realiza show ao lado de Toninho Horta, que posteriormente seria lançado pelo selo Dubas.
Participa do show “Minas em Concerto”, ao lado de Beto Guedes, Lô Borges, Toninho Horta e Wagner Tiso.
Lança “Ao vivo”, com o registro do show que realizou no Rio Show Festival, e que contou com a participação de Guilherme Arantes na faixa “Brincar de viver”.
Compõe com Marcus Viana trilha da peça teatral “Hilda Furacão”.
1992 – Faz turnê pelos Estados Unidos e Canadá divulgando o álbum “Cidade Veloz”.
Participa das comemorações dos 500 anos das Américas no show “Missa dos Quilombos” com Milton Nascimento em Santiago de Compostela.
1994 – Lança o que viria a lhe dar seu primeiro disco de ouro como artista solo, “Noites com Sol”, pelo selo Velas. Na produção, o guitarrista e arranjador argentino Torcuato Mariano.
1996 – Lança o disco “Beija-flor” (Velas), que teve a faixa título como sucesso.
1997 – Compõe a trilha de “Impresso à bala”, curta de Ricardo Favilla.
-Lança disco ao vivo de seu show em 1991 no Circo Voador ao lado do conterrâneo Toninho Horta.
1998 – Lança um disco inteiramente dedicado aos compositores mineiros, à convite da EMI, intitulado “Trem azul”. No repertório, clássicos como “Cais” e “Travessia” de Milton Nascimento, “Manuel, o audaz” de Toninho Horta e sucessos mais recentes como “Tão seu”, de Samuel Rosa e Chico Amaral.
1999 – Em comemoração aos seus 50 anos, Flávio realiza o show “Linda Juventude”, lançado em CD, DVD e VHS e que contou com a participação de Leila Pinheiro, 14 Bis, Zé Renato, Paulo Ricardo, Paulinho Moska, Guinga, Beto Guedes, Lô Borges e Marcus Viana.
2003 – Flávio funda o próprio selo fonográfico, a Trilhos Arte e relança seus trabalhos anteriores, além de investir em novos artistas do cenário da MPB.
Lança o disco “Porque não tínhamos bicicleta”, que contou com a participações de Caetano Veloso e Milton Nascimento com que retorna parceria na canção “Música”.
Começa uma bem sucedida parceria de shows com Guilherme Arantes pelo Brasil, que continua a acontecer até hoje.
2005 – Lança a coletânea “Luz viva”, pelo selo Trilhos Arte com o melhor de sua obra além de duas faixas inéditas: “Ser tudo o que eu quis”, gravada exclusivamente para a edição japonesa de “Porque não tínhamos bicicleta”, e o tema de Natal, “Aquela estrela”.
2006-O grupo O Terço se reúne e lança o disco “O Terço ao vivo”.
2007 – Lança o disco “Canção sem fim”, que tem Leila Pinheiro como convidada e a parceria de Jorge Vercilo na faixa “Fênix”, uma canção que Flávio havia achado em seus arquivos pessoais.
2009 – Lança o DVD “Não se apague esta noite”, o segundo de sua carreia solo. Gravado no Museu de Artes da Pampulha, contou com os talentos de Milton Nascimeno ,Mart´nália, Luiza Possi, Nando Lauria, Toninho Horta, André Mehmari, Marina Machado e Claudio Venturini.
2010 – Compõe a trilha do filme “As mães de Chico Xavier”, de Glauber Filho e Halder Gomes, onde também faz parceria com Juca Filho na canção “Luz viva”.
2011 – Se apresenta em Oslo, na Noruega, com seu trabalho instrumental.
2012 – Início da pré-produção do disco “Venturini”, a ser lançado em setembro de 2013, com produção de Flávio Venturini, Torcuato Mariano, Keco Brandão e André Mehmari. No repertório, 11 canções inéditas, além das regravações de “Todo azul do mar” e “Leãozinho”, de Caetano Veloso e Hino ao amor de Edit Piaf.
2013- Shows com Ivan Lins em Lisboa dentro do projeto Ano do Brasil em Portugal.
-Lançamento do novo CD “Venturini”

Discografia

Clube da Esquina

O Terço

14 Bis

  • 1979 - 14 Bis
  • 1980 - 14 Bis II
  • 1981 - Espelho das Águas
  • 1982 - Além Paraíso
  • 1983 - A Idade da Luz
  • 1985 - A Nave Vai
  • 1987 - Sete
  • 1987 - Ao Vivo

Solo

  • 1982 - Nascente (EMI/Odeon)
  • 1984 - O Andarilho (EMI/Odeon)
  • 1990 - Cidade Veloz (Chorus/Som Livre)
  • 1992 - Ao Vivo (Som Livre)
  • 1994 - Noites com Sol (Velas)
  • 1996 - Beija-Flor (Velas)
  • 1997 - Flavio Venturini e Toninho Horta no Circo Voador (Dubas)
  • 1998 - Trem Azul (EMI/Odeon)
  • 1999 - Linda Juventude (Som Livre) (lançado em CD e DVD)
  • 2003 - Porque Não Tinhamos Bicicletas (Trilhos)
  • 2005 - Luz Viva (Trilhos)
  • 2005 - Aquela Estrela (Trilhos)
  • 2006 - Canção Sem Fim (Trilhos)
  • 2009 - Não Se Apague Esta Noite (Trilhos/Som Livre) (lançado em CD e DVD)
  • 2013 - Venturini



Flávio Venturini / Nascente (1981)

.
1 Princesa – Flávio Venturini – (Flávio Venturini & Ronaldo Bastos) (2:56)
2 Pensando em Você – Flávio Venturini – (Flávio Venturini & Kimura) (3:08)
3 Jardim das Delícias – Flávio Venturini – (Flávio Venturini) (5:57)
4 Fascinação – Flávio Venturini – (Flávio Venturini & Marcelo Alkmim) (3:08)
5 Qualquer Coisa a Haver com o Paraíso – Flávio Venturini & Milton Nascimento – (Flávio Venturini & Milton Nascimento) (6:20)
6 Noites de Junho – Flávio Venturini – (Tavinho Moura & Ronaldo Bastos) (2:30)
7 Espanhola – Flávio Venturini – (Flávio Venturini & Gutemberg Guarabira) (3:42)
8 Chama no Coração – Flávio Venturini – (Flávio Venturini & Murilo Antunes) (4:54)
9 Teu Olhar, Meus Olhos – Flávio Venturini – (Flávio Venturini, Zé Eduardo & Paulo Oliveira) (2:47)
10 Alice – Flávio Venturini – (Flávio Venturini & Murilo Antunes) (4:25)
11 Fantasia Barroca – Flávio Venturini – (Flávio Venturini) (4:55)
12 Nascente – Flávio Venturini – (Flávio Venturini & Murilo Antunes) (4:12)

BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
 CANTO SAGRADO


1984

1 – Andarilho de lu
(Flavio Venturini – Murilo Antunes – Marcio Borges)
2 – Rouxinol
(Flavio Venturini – Ronaldo Bastos)
3 – No trem do amor
(Flavio Venturini – Ronaldo Bastos)
4 – Tarde demais
(Flavio Venturini – Murilo Antunes)
5 – São Tomé
(Flavio Venturini)
6 – Solidão
(Tavinho Moura – Murilo Antunes)
7 – Caramelo
(Flavio Venturini – Marcio Borges)
8 – Anjo bom
(Flavio Venturini – Ronaldo Bastos)
9 – Trilhas
(Flavio Venturini)
10 – Emmanuel
(Michel Colombier – Murilo Antunes)
11 – Preciosa
(Flavio Venturini – Murilo Antunes)
12 – Leia meu olhar
(Flavio Venturini – Murilo Antunes)

BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
 CANTO SAGRADO



1990

1 – Viver por viver
(Flavio Venturini – Murilo Antunes)
2 – Besa – me
(Flavio Venturini – Murilo Antunes)
3 – Fome de amor
(Flavio Venturini – Ronaldo Bastos)
4 – O medo não cria
(Flavio Venturini – Murilo Antunes)
5 – Manhã sem você
(Flavio Venturini)
6 – Cidade veloz
(Flavio Venturini – Murilo Antunes)
7 – Pierrot
(Flavio Venturini – Murilo Antunes)
8 – Casa vazia
(Flavio Venturini – Marcio Borges)
9 – Contato imediato
(Flavio Venturini – Murilo Antunes)
10 – Um violeiro
(Flavio Venturini – Marcio Borges)

BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
 CANTO SAGRADO

 

1991

1 – Princesa
(Flavio Venturini – Ronaldo Bastos)
2 – Fantasia barroca
(Flavio Venturini)
3 – Pierrot
(Flavio Venturini – Murilo Antunes)
4 – Besame
(Flavio Venturini – Murilo Antunes)
5 – Nascente
(Flavio Venturini – Murilo Antunes)
6 – Figura rara
(Tavinho Moura – Luiz Carlos Sá)
7 – Criaturas da noite
(Flavio Venturini – Luiz Carlos Sá)
8 – Até outro dia
(Flavio Venturini – Cacá Raimundo)
9 – Brincar de viver
(Guilherme Arantes – John Lucien)
10 – Todo azul do mar
(Flavio Venturini – Ronaldo Bastos)
11 – Planeta sonho
(Flavio Venturini – Vermelho – Marcio Borges)
12 – Linda juventude
(Flavio Venturini – Marcio Borges)
13 – Espanhola
(Flavio Venturini – Guarabira

BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:

CANTO SAGRADO

 

 

1994

1 – Quando você chegou
(Flávio Venturini – Alexandre Blasifera)
2 – O que tem de ser
(Flávio Venturini – Ronaldo Bastos)
3 – Noites com sol
(Flávio Venturini – Ronaldo Bastos)
4 – Nuvens
(Flávio Venturini – Ronaldo Bastos)
5 – Calor
(Bruce Hornsboy – John Horusby)
6 – Clube da esquina II
(Milton Nascimento – Lô Borges – Marcio Borges)
7 – Um cupido me falou
(Flávio Venturini – Alexandre Blasifera)
8 – Navios
(Torcuato Mariano – Pierre Aderne)
9 – Luz viva
(Flávio Venturini – Juca Filho)
10 – Cabaret da sereia
(Flávio Venturini – Alexandre Blasifera)
11 – Sobre o mar
(Flávio Venturini – Alexandre Blasifera )

BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
 CANTO SAGRADO


1996

1996
1 – Flor
(Flávio Venturini – Ronaldo Bastos)
2 – De sombra e sol
(Flávio Venturini – Ronaldo Bastos)
3 – Beija – Flor
(Flávio Venturini – Ronaldo Bastos)
4 – Para Lennon e mc Cartney
(Lô Borges – Marcio Borges – Fernando Brant)
5 – A cidade da luz amarela
(Flávio Venturini)
6 – Fim de jogo
Flávio Venturini – Murilo Antunes
7 – Falso blasé
(Flávio Venturini – Ronaldo Bastos)
8 – Silêncio de estrela
(Flávio Venturini – Marcelo Alkimin)
9 – Nós dois aqui
(Flávio Venturini – Nílson Chaves)
10 – A tiku leli la moçambique
(Versão: Murilo Antunes – Original:Frente Para Libertação de Moçambique)
11 – Longa espera
(Flávio Venturini – Juca Filho)
12 – Lindo
(Flávio Venturini)

BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
 CANTO SAGRADO




1991/1997

1 – Todo azul do mar
(Flávio Venturini – Ronaldo Bastos)
Paricipação especial de Guilherme Arantes
2 – Ponta de areia
(Milton Nascimento – Fernando Brant)
Beijo Partido ( Toninho Horta )
3 – Nascente
(Flávio Venturini – Murilo Antunes)
4 – Vento de maio
(Telo Borges – Márcio Borges)
5 – Espanhola
(Flávio Venturini – Guarabyra)
6 – Qualquer coisa haver com o paraíso
(Flávio Venturini – Milton Nascimento)
7 – Céu de Brasília
(Toninho Horta – Fernando Brant)
8 – Fantasia barroca
(Flávio Venturini)
9 – Manoel, o audaz
(Toninho Horta – Fernando Brant)

BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
 CANTO SAGRADO


1998

1 – Trem azul
(Lô Borges – Ronaldo Bastos)
2 – Chuva na montanha
(Fernando Oly)
3 – Paisagem da janela
(Lô Borges – Fernando Brant)
4 – Paisagem da janela
(Lô Borges – Fernando Brant)
5 – Tão seu
(Samuel Rosa – Chico Amaral)
6 – Amor de índio
(Beto Guedes – Ronaldo Bastos)
7 – Manoel, o audaz
(Toninho Horta – Fernando Brant)
8 – Sol de primavera
(Beto Guedes – Ronaldo Bastos)
9 – Cais
(Milton Nascimento – Ronaldo Bastos)
10 – Travessia
(Milton Nascimento – Fernando Brant)
11 – Vento de maio
(Telo Borges – Márcio Borges)
12 – Planeta sonho
(Flávio Venturini – Vermelho – Márcio Borges)
13 – Criaturas da noite
(Sá – Flávio Venturini)

BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
 CANTO SAGRADO


1999

1 – Pensando em você
(Flávio Venturini – Kimura)
2 – Todo azul do mar
(Flávio Venturini – Ronaldo Bastos)
Participação especial – Paulo Ricardo
3 – Beija flor
(Flávio Venturini – Ronaldo Bastos)
4 – Noites com sol
(Flávio Venturini – Ronaldo Bastos)
5 – O Trem azul
(Lô Borges e Ronaldo Bastos)
Participação especiais – Lô Borges e Beto Guedes
6 – Besame
(Flávio Venturini – Murilo Antunes)
Participação especial – Leila Pinheiro
7 – Nascente
(Flávio Venturini – Murilo Antunes )
Participação especial – Guinga
8 – Anjo bom
(Flávio Venturini e Ronaldo Bastos)
Participação especial – Lô Borges
9 – Espanhola
(Flávio Venturini – Guarabyra)
Participação especial – Beto Guedes
10 – Casa vazia
(Flávio Venturini – Márcio Borges)
Participação especial – Paulinho Moska
11 – Um Violeiro
(Flávio Venturini – Márcio Borges)
Participação especial – Zé Renato
12 – Mera Invenção
(Flávio Venturini – Murilo Antunes)
13 – Andarilho de Luz
(Flávio Venturini – Murilo Antunes – Márcio Borges)
14 – Mais uma vez
(Flávio Venturini – Renato Russo)
15 – Linda juventude
(Flávio Venturini – Márcio Borges)
Participação especial – 14 Bis
16 – Mera invenção
(Flávio Venturini – Murilo Antunes)
17 – Mais uma vez
(Flávio Venturini – Renato Russo)

BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
 CANTO SAGRADO


2003 Trilhos.arte

1 – Minha estrela
(Flávio Venturini – Ronaldo Bastos)
2 – Máquina do tempo
(Aggeu Marques)
3 – O melhor do amor
(Flávio Venturini – Ronaldo Bastos – Torcuato Mariano)
4 – Garapuá
(Flávio Venturini – Luis Carlos Sá)
5 – Trator
(Flávio Venturini – Fernando Brant)
6 – A luz na minha voz
(Flávio Venturini – Ronaldo Bastos)
7 – Pra lembrar de nós
(Vanessa Rangel – Ary Sperling)
8 – Música
(Flávio Venturini – Milton Nascimento)
9 – Onde o vento faz morada
(Flávio Venturini – Alexandre Blasifera)
10 – Mais do que amor
(Flávio Venturini – Mauricio Gaetani)
11 – Alma de balada
(Flávio Venturini – Murilo Antunes)
12 – Sob o sol do rio
(Cláudio Faria)
13 – Sonho e pedras
(Flavio Venturini – Murilo Antunes)
14 – Céu de Santo Amaro
(JS Bach – Adaptação e arranjo – Flávio Venturini)
15 – Prenda minha
(Adaptação e arranjo – Marcus Vianna)

BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
CANTO SAGRADO


2006

01 – Amor para sempre
(Flavio Venturini)
02 – Retiro das Pedras
(Flavio Venturini – Murilo Antunes)
03 – Neblina
(Torcuato Mariano – Aloysio Reis)
04 – Retratos
(Flavio Venturini – Murilo Antunes)
05 – Aqui no Rio
(Flavio Venturini – Kimura)
06 -Flores de abril
(Flavio Venturini)
07 – Fênix
(Flavio Venturini – Jorge Vercilo)
08 – Belo Horizonte
(Flavio Venturini – Murilo Antunes)
09 – Casa no Vento
(Flavio Venturini – Ronaldo Bastos)
10 – Canção sem fim
(Flavio Venturini – Márcio Borges)
11 – Melhores dias de um verão
(Julio Borges – Cláudio Rabello)
12 – Quantos mais teus olhos calam
(Thomas Roth)

BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
 CANTO SAGRADO
 2009

  Não se Apague esta Noite
 Recomeçar
 O Melhor do Amor
 Pierrot – Participação Especial: Mart’nália
 Noites com Sol – Participação Especial: Marina Machado
 Minha Estrela
 Beija-Flor – Participação Especial: Luiza Possi
 Romance – Participação Especial: Claudio Venturini
 Verão nos Andes
 No Trem do Amor
 Criaturas da Noite
 Mantra da Criação
 Músicas (Bônus) – Participação Especial: Milton Nascimento
 Morro Branco (Instrumental) (Bônus) – Participação Especial: Nando Lauria

BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
 CANTO SAGRADO

FLAVIO VENTURINI "CORAÇÃO DO GRUPO O TERÇO"
 A aproximação do grupo com Sá e Guarabyra deu um guinada na carreira de O Terço. Na época, eles foram convidados a gravar um disco com a dupla (Nunca, 1974).Esta proximidade com o chamado “rock rural” da dupla influenciou muito a sonoridade da banda em sua fase posterior. Sérgio Hinds pediu a indicação de um tecladista para Milton Nascimento, que indicou Flávio Venturini. Com o novo tecladista, O Terço começou, já em 1974, a gravar o terceiro disco da banda. Cezar de Mercês deixou o grupo, mas continuou como compositor e colaborador da banda. 


Melhor Fase da Banda.

Em 1975, Sérgio Hinds (guitarra), Sérgio Magrão (baixo), Luiz Moreno (bateria) e Flávio Venturini (teclado e viola), concluíram a gravação de seu terceiro disco, o “Criaturas da Noite”. A capa do disco foi elaborada por Antônio e André Peticov e foi chamada de “A Compreensão”. O disco começa com o pulsante baixo de Magrão, introdução do simples rock “Hey Amigo”, composição de Cezar de Mercês que se tornou um dos maiores clássicos da banda. A influência do rock rural é bastante presente nas faixas “Queimada” e “Jogo das Pedras” (ambas de Flávio Venturini e Cezar de Mercês). A belissíma faixa-título “Criaturas da Noite” (Flávio Venturini / Luiz Carlos Sá), conta com os arranjos de orquestra do maestro Rogério Duprat. O disco traz as instrumentais “Ponto Final” (do baterista Luiz Moreno, que toca piano na introdução da música) e a suíte instrumental “1974″, composta por Flávio Venturini e que fecha com chave de ouro como o maior destaque do disco e já foi eleita a melhor música em todas as enquetes feitas pelos fãs do grupo. Visando mercado internacional, a banda gravou o vocal deste disco em inglês e lançou o “Creatures of the Night”. O disco Criaturas da Noite é até hoje uma das maiores referências entre os discos de rock progressivo nacional e internacional também. Alguns o consideram o maior disco deste gênero no país.

Em 1976, o grupo foi morar em uma fazenda, em São Paulo. Lá foi concebido todo o novo disco do grupo, que levou o nome de “Casa Encantada”. O disco segue a linha do anterior, com rock progressivo, músicas instrumentais e a influência definitiva do rock rural. O destaque inicial fica por conta do percussionista Luiz Moreno que faz a voz solo das duas primeiras faixas do disco, “Flor de La Noche” e “Luz de Vela” (ambas compostas por Cezar de Mercês). A faixa “Sentinela do Abismo” (Flávio Venturini / Márcio Borges) é uma música solo do tecladista no disco (cantada e tocada apenas por ele) com um arranjo de cordas regido por Rogério Duprat. Cezar de Mercês participou como flautista na belíssima faixa-título “Casa Encantada” (Flávio Venturini / Luiz Carlos Sá). Seguindo a qualidade técnica do disco anterior, este é considerado o melhor disco do grupo depois de “Criaturas da Noite”. O disco é encerrado com uma faixa da dupla Sá e Guarabyra, a ruralissíma “Pássaro”.
 Em meados de 1977, Flávio Venturini decidiu deixar o grupo para fazer um trabalho junto com Beto Guedes e posteriormente com o 14 bis.
Enfim Flavio Venturini é um dos mais completos gênio da musica brasileira. 

Por volta de 2001, Flávio Venturini fez um concerto no DirecTV Hall em São Paulo e convidou nada mais nada menos que seus velhos companheiros dos anos dourados de O Terço. O público pôde ver (ou rever) Sérgio Hinds, Cezar de Mercês, Sérgio Magrão e Luiz Moreno novamente juntos no palco e tocando as músicas do grupo nos anos 1970. O Terço, ao menos por um breve período de tempo, estava reunido novamente. A partir daí, os músicos sentiram novamente a mesma química e a emoção daquela época e resolveram armar um retorno “definitivo”. Começaram então os ensaios para o retorno do grupo. A idéia era a gravação de um disco ao vivo com algumas faixas inéditas.

Porém um acontecimento interromperia os planos da banda: o baterista Luiz Moreno sofreu uma parada cardíaca e faleceu, levando o grupo a desistir temporariamente da idéia do retorno. Com o apoio da esposa de Moreno, Irinéa Ribeiro, o grupo resolve continuar o projeto. O trio Sérgio Hinds, Flávio Venturini e Sérgio Magrão, junto com o baterista Sérgio Mello resolvem seguir em frente. Em 2005, enfim, o grupo marca as datas dos 3 concertos (no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais). O primeiro foi dia 4 de maio no Canecão (RJ), onde foi gravado o DVD do grupo também. Nesta noite o grupo tocou quase todas as músicas dos discos “Criaturas da Noite” (75) e “Casa Encantada” (76), além de “Tributo ao Sorriso” (70), “Suíte” (75) e “P.S.

Apareça” (96), e o concerto contou com as ilustres participações de Marcus Vianna, Ruriá Duprat, Irinéa Ribeiro e o quarteto de cordas Uirapurú. Na ocasião, foi lançado um CD de um concerto que O Terço fez em 1976, no Teatro João Caetano (Rio de Janeiro). Em 2007, o CD e DVD foram enfim lançados. Texto: Wikipédia.
COM O TERÇO.

Criaturas da Noite, Português & Inglês (1975)
01. Hey Amigo
02. Queimada
03. Pano de Fundo
04. Ponto Final
05. Volte na Próxima Semana
06. Criaturas da Noite
07. Jogo das Pedras
08. 1974 

CANTO SAGRADO

senha - muro
Ao Vivo em Londrina (1975)
01. 1974
02. Sangue Novo
03. Solaris
04. Velho Silêncio
05. Suite
06. Rock Do Elvis
07. Pano De Fundo
08. Ponto Final
09. Queimada
10. Imensidão Azul
11. Tributo Ao Sorriso
12. Rock Do Elvis (Retorno) 
13. Hey Amigo 
CANTO SAGRADO
senha  - muro

Casa Encantada (1976)
01. Flor de la Noche
02. Luz de Vela
03. Guitarras
04. Foi Quando eu vi Aquela Lua Passar
05. Sentinela do Abismo
06. Flor de la Noche II
07. Casa Encantadao
08. Cabala
09. Solaris
10. Vôo da Fenix
11. Passaro 
CANTO SAGRADO
senha - muro

Ao Vivo No Teatro João Caetano (1976)
01. Flor De La Noche
02. Suíte 1
03. Pássaro
04. Queimada
05. Guitarras
06. Sentinela do Abismo
07. Criaturas da Noite
08. O Vôo da Fênix
09. Tema I
10. Casa Encantada
11. Flor De La Noche II
12. Cabala
13. Volte Na Próxima Semana
14. Foi Quando Eu Vi Aquela Lua Passar
15. Hey Amigo 
                                                                          CANTO SAGRADO

                                                                                senha  - muro
Ensaio (2005)
01. Intro
02. 1974
03. Tributo Ao Sorriso
04. Guitarras
05. PS Apareça
06. Jogo Das Pedras
07. Queimada
08. Quando Eu Vi Aquela Lua Passar
09. Pássaro
10. Flor De La Noche II
11. Casa Encantada
12. O Vôo Da Fênix
13. Ponto Final
14. Sentinela Do Abismo
15. Criaturas Da Noite
16. Suíte
17. Cabala
18. Hey Amigo 
CANTO SAGRADO
senha - muro

O Terço Ao Vivo (2007)
01. Introdução
02. 1974
03. Tributo Ao Sorriso
04. Guitarras
05. PS Apareça
06. Pássaro
07. Casa Encantada
08. O Vôo Da Fênix
09. Ponto Final
10. K
11. Sentinela Do Abismo
12. Criaturas Da Noite
13. Suíte
14. Cabala
15. Antes Do Sol Chegar
16. Entrevista Com Sérgio Hinds 
17. Entrevista Com Sérgio Magrão 
18. Entrevista Com Sérgio Melo 
19. Entrevista Com Flávio Venturini 
                                                                        CANTO SAGRADO
                                                                               senha  - muro

5 comentários:

  1. Olá,Anderson,obrigado pelos posts do Terço.Está, entretanto, faltando a senha. Não tem como abrir os arquivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA JOÃO ALTAIR, DESCULPA PELO ATRASO, AS VEZES OS COMENTARIOS CHEGA ATRASADO, MAS A SENHA É muro. obrigado pela observação.

      Excluir
    2. anderson ve se consegue resolver problema dos links, so dois funcionam desta discografia
      abss

      Excluir
  2. oi amigo, os links estao quase todos quebrados
    abss

    ResponderExcluir
  3. Você consegue fazer o re-upload do "Noites com Sol", pelo menos? Não consigo achar em lugar nenhum... Muito obrigado.

    ResponderExcluir