Translate

sábado, 15 de outubro de 2016

VIVA VIOLA - VIVA CANTORIA (REPOST A PEDIDOS)


 
*Repost a pedido do seguidor do blog Alvaro Guerra

O projeto VivaViola, que reúne seis dos mais importantes e talentosos cantores e compositores de Minas, os violeiros Bilora, Chico Lobo, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola e Wilson Dias.
Este novo trabalho traz quinze músicas inéditas, compostas pelos próprios violeiros e em pareceria com o poeta e jornalista João Evangelista Rodrigues.  O sucesso alcançado pelo primeiro trabalho lançado em 2010 levou o grupo a apostar novamente na criação coletiva, nas letras bem elaboradas com melodias singelas e na sonoridade peculiar da viola para criação dos arranjos.
Este segundo CD, com texto de apresentação do jornalista e pesquisador Carlos Felipe Horta, foi gravado no período de Setembro de 2012 a Janeiro de 2013 e teve o patrocínio da “Vivo” através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais. Tematicamente as composições abordam paisagens da cultura mineira, religiosidade, as festas populares e o sentimento humano. Estes temas são abordados com sensibilidade artística e com ares de renovação criativa. Musicalmente é composto de diversos ritmos brasileiros como: Toadas, modas, guarãneas, batuques e calangos, tratados de maneira singular, preservando as origens, mas, incorporando novos elementos da música contemporânea.
Sentimento este muito bem descrito pelo jornalista e escritor Carlos Felipe no texto de apresentação do cd: “Como  viola  atrai  viola,  num  visgo  que  ninguém  sabe  explicar,  eles  se  juntaram. Muitas  vezes.  Nas  conversas  de  amigos,  nos  saraus  de  poesias,  nos  palcos  da vida,  nos  fuzuês  de  chão  batido,  nas  saudações  dos  santos  e  nos  encantamentos guardados  dentro  da  alma,  só  aflorando  quando  o  coração  já  não  aguenta  mais.”
O espetáculo
Desde sua criação em 2008, o Viva Viola já se apresentou em diversas ocasiões, dentro e fora de Minas. Este processo gerou um amadurecimento do trabalho coletivo tanto do conteúdo quanto da sua forma de apresentação. O resultado é um espetáculo interativo cuidadosamente produzido, no qual os violeiros dialogam entre si, seja na interpretação vocal ou na execução dos instrumentos, contando histórias e promovendo maior integração com o público. 

Se vc gostar adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
*não irei colocar mais senhas devido a dificuldades de alguns para extrair a compactação do arquivo.

2 comentários: