Translate

terça-feira, 4 de outubro de 2016

BETO GUEDES - DISCOGRAFIA PARTE I (REPOST A PEDIDO )









A pedido do seguidor do blog Norberto.

Alberto de Castro Guedes nasceu em Montes Claros MG em 13 de Agosto de 1951. É filho de Godofredo Guedes, seresteiro e compositor, que tem músicas gravadas pela cantora portuguesa Eugênia Melo e Castro (a valsa Noite sem luar).

A música e os aviões sempre tiveram muito em comum na vida de Beto Guedes. Quando pegou num instrumento ela primeira vez - aos oito anos, em Montes Claros (MG), sua cidade natal - ele não seria capaz de adivinhar que um dia voaria tão alto na carreira de músico. E nem que conseguiria pisar num avião de verdade - seu medo de voar contrastava com a obsessão por aeromodelismo. O tempo livre de Beto sempre foi dividido entre os aviõezinhos de brinquedo e a paixão pelos instrumentos herdada do pai, Godofredo Guedes, músico e compositor, responsável pela maioria dos bailes e serestas de Montes Claros.

O gosto pela música estava diretamente ligado aos Beatles. Em 1964, aos 12 anos, quando o quarteto de Liverpool já era febre no mundo inteiro, Beto, morando em Belo Horizonte, juntou-se aos vizinhos para formar o grupo, The Bevers (com repertório dedicado aos Beatles, obviamente). Os vizinhos, no caso, eram os irmãos Márcio, Yé e Lô Borges. A Beatlemania durou toda a adolescência e ainda incluiu um outro grupo, Brucutus, que animava festinhas durante as férias em Montes Claros. No final da década, mais amadurecidos, Beto e Lô começaram a compor e participar de festivais. Em 1969, quando foram ao Rio participar do Festival Internacional da Canção com a música "Feira Moderna", bateram na porta do conterrâneo Milton Nascimento. A acolhida de Milton não poderia ter sido mais proveitosa. A amizade e a admiração profissional mútua fizeram com que ele convidasse Beto Guedes para participar do antológico LP "Clube da Esquina", de 1971. Tocando baixo, guitarra, percussão e fazendo vocais, Beto começava a ganhar projeção junto com uma turma talentosa, que incluía nomes como Wagner Tiso, Ronaldo Bastos e Toninho Horta.

A safra de novos músicos mineiros era completada por Flávio Venturini, Sirlan, Vermelho, Tavinho Moura, entre outros, que Belo foi encontrar quando decidiu voltar a BH. As gravadoras passaram a abrir os olhos e em 1973 a Odeon resolveu bancar o LP "Beto Guedes/Danilo Caymmi/Novelli/Toninho Horta". A Beto, coube um quarto do disco. Não era muito, mas para ele, era o suficiente. Perfeccionista e naquela altura ainda muito inseguro, não conseguia acreditar no valor de suas músicas, embora a gravadora já lhe acenasse com ofertas para gravar um disco solo.

Quatro anos foi o tempo necessário para que criasse asas próprias. Em 1977, ele finalmente levantou vôo, a bordo do LP "A Página do Relâmpago Elétrico". O título foi sugestão do parceiro Ronaldo Bastos, depois que este viu no álbum de um colecionador de fotos de aviões da 2ª guerra, uma imagem do avião "Relâmpago Elétrico". Tá na cara que Beto, fanático por aviõezínhos de brinquedo, adorou a sugestão. O disco, que tinha a colaboração de vários amigos mineiros, chamou a atenção por revelar seus dotes como cantor, já que até então, ele era conhecido apenas pela versatilidade de multi instrumentista. O tímido sucesso das músicas "Lumiar" e "Maria Solidária" foi suficiente para que o disco chegasse às 21 mil cópias vendidas, três vezes mais do que calculava a gravadora.

Mal sabiam eles, que "Lumiar" viraria um dos hinos da juventude cabeluda paz-e-amor e pró-natureza. E que Beto seria um dos ídolos dessa geração, principalmente após o lançamento de seu segundo álbum, "Amor de Índio". A faixa-título, dele e de Ronaldo Bastos, integrava o espírito de todo o disco. Versos como "A abelha fazendo o mel/Vale o tempo em que não vôou" ou "Todo dia é de viver/Para ser o que for/E ser tudo", segundo Beto, expressavam o lado primitivo e puro que ainda havia em cada uma das pessoas, como um canto de louvor à vida.

Quando lançou seu terceiro disco, "Sol de Primavera", em 1979, já tinha uma legião de fãs no eixo Rio-São Paulo. Mas nunca abandonou a mineirice que se tornara sua marca registrada. Botava o pé na estrada - de carro, porque não perdia o medo de voar - , mas continuava morando em Belo Horizonte, onde tinha a tranquilidade para se dedicar aos brinquedinhos voadores e às novas composições. Era na janela, esperando o anoitecer que as ideias surgiam. E amadureciam tanto, que seus álbuns demoravam no mínimo dois anos para sair. Em 1981 lança uma obra prima contos da lua vaga com o hino "sal da terra" uma balada ecológica e profética para os dias atuas com belos arranjos de sintetizadores ao estilo  progressivo mineiro. O sexto deles, "Viagem das Mãos", de 1983, foi um marco em sua carreira. Àquela altura, Beto Guedes já era um artista de primeira linha, com vendagens oscilando entre 50 e 60 mil cópias e uma marca sonora registrada. Mas este álbum trazia a canção que, junto com "Amor de Índio", seria o maior sucesso de sua carreira: "Paisagem da Janela", de Lô Borges e Fernando Brant. Ao mesmo tempo, representava o estouro nacional do compositor, que naquele momento superava o medo de voar e, pasmem, já cogitava pilotar um ultraleve construído por ele mesmo!

A viagem de Beto alcançara as alturas, e o ápice acabou sendo "Alma de Borracha", que, lançado em 1986, finalmente lhe rendeu um Disco de Ouro e o reconhecimento no exterior. O título do disco (tradução de "Rubber Soul") homenageava os Beatles, enquanto o repertório trazia uma grata surpresa: a faixa "Objetos Luminosos", primeira parceria com seu mentor e padrinho musical Milton Nascimento. O Rio de Janeiro - cidade onde fez shows antológicos e sempre teve recepção calorosa do público - foi o local escolhido para a gravação de um disco ao vivo, no final de 1987.

Ao todo, foram cinco anos longe dos estúdios. Em 1991, Beto Guedes voltou a gravar. Com a meticulosidade de sempre, ele cuidou de cada detalhe de "Andaluz", seu oitavo disco e último contrato com a EMI-Odeon. Um disco em que o uso de sintetizadores dava um chega pra lá em alguns instrumentos barrocos tão utilizados pelo compositor em trabalhos anteriores. No ano seguinte, era de se esperar que Beto caísse na estrada mais uma vez. Mas ele preferiu trocar o violão pelo macacão de mecânico e passou a dedicar cada vez mais à sua paixão por aviões, só que construindo um monomotor de verdade. Foram mais sete anos restritos a shows esporádicos e muita reflexão.

Até que, lá no alto, sobrevoando os céus de Minas, ele sentiu a sensação de quem venceu o medo de um desafio e se tornou dono de seu próprio destino. Olhou para o futuro e viu, no horizonte infinito, música. Os versos já estão escritos. Mineiramente, Beto Guedes está de volta.
Marcelo Janot 

Se vc gostar de algum dos discos abaixo adquiri o original, valorize a obra do artista.
1973
BETO/DANILO/NOVELLI/TONINHO
 DOWNLOAD
CANTO SAGRADO
 SENHA/PASSWORD
cantosagrado

A PAGINA DO RELAMPAGO ELETRICO 1977
DOWNLOAD
CANTO SAGRADO  
SENHA/PASSWORD
cantosagrado





AMOR DE ÍNDIO 1978

DOWNLOAD


CANTO SAGRADO  
SENHA/PASSWORD
cantosagrado



SOL DE PRIMAVERA 1979
DOWNLOAD
CANTO SAGRADO  
SENHA/PASSWORD
cantosagrado



CONTOS DA LUA VAGA - 1981
 DOWNLOAD
CANTO SAGRADO 
SENHA/PASSWORD
cantosagrado

17 comentários:

  1. Boa tarde, em primeiro lugar gostaria de parabenizar pela iniciativa do blog, pra mim é o melhor trabalho de divulgação da música, cultura das nossa gerais! Não sei se aqui é o local mais apropriado, mas gostaria de pedir pra vc colocar novamente o cd VIVAVIOLA - viva a cantoria. Ele está offiline no zippyshare. Desde já agradeço, muito obrigado por tudo!

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu amei seu blog. Você tem a discografia do Lô Borges também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA ABNER, OBRIGADO PELAS PALAVRAS, REALMENTE TENHO TODOS, JÁ HOUVE A OPORTUNIDADE DE COLOCAR A DISCOGRAFIA A DMCA DOS USA RETIROU DEVIDO INFRAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS.VOU POSTAR AOS POUCOS OS DISCOS PARA ELES NÃO PERCEBEREM E NÃO RETIRAR O BLOG DO AR COMO JÁ ACONTECEU ESTE JÁ É O SEGUNDO.MAS AGUARDE QUE IREI ATENDER. ABS

      Excluir
  3. BLOG LINDO! UM DOS MELHORES EM QUALIDADE MUSICAL! SÓ FALTOU A DISCOGRAFIA DO LÔ BORGES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vim baixar um disco do Beto Guedes e quem encontro nos comentários... Fala, Kadjon! mundo pequeno! Grande abraço!

      Excluir
  4. OLÁ AMIGO, COMO POSSO BAIXAR E TER O A SENHA? AGRADECIDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola DJ Markinho a senha é cantosagrado (minusculas e juntas)para baixar é clicar em CANTO SAGRADO e esperar o mega carregar e clicar em baixar pelo navegador e esperar baixar para depois descompactar pelo Winrar ou Zip.
      abs
      Daniel

      Excluir
  5. Já não é de agora que nossa música e cultura se encontra em estado quase terminal, sobrevivendo em UTIs encontradas em pouquíssimos "sítios", de seres iluminados como esse Marcelo. Texto preciso e agradável, fatos marcantes na carreira do Beto, e tudo de uma forma que dá pra ler e reler até a última estrela se for.... Parabéns "cara", obrigado pelo presente... Vida sempre, paz e luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rubinho, obrigado pelas palavras e pela ilustre visita, é como prazer que pelo menos tento fazer para divulgação de nossa preciosa musica Mineira e vamos trilhando os caminhos de Minas das Gerais afora.
      Abs
      Daniel

      Excluir
  6. Muito obrigado,tomei a liberdade de compartilhar no facebook

    ResponderExcluir
  7. Lindo!
    Grato.
    É Minas!!!!!!!!!!!!!!!! É Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Poxa não consegui baixar. O Mega esta recusando o Download. sou muito fã do Beto Guedes, minha infancia toda curti Beto Guedes, 14 bis, Flavio Venturini e Roupa Nova.
    Nossa queria muito baixar a coletanea do Beto Guedes, me ajude aí.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!
    Fui baixar um álbum do Beto Guedes, e apareceu essa mensagem:
    O arquivo que você está tentando baixar já não está disponível.
    Tem como você enviar a discografia completa do Beto Guedes, ou os álbuns que você tem, por email?
    gwfcruz@gmail.com
    Meu nome é Wagner
    Agradeço desde já.
    Feliz Ano Novo para você e sua família!

    ResponderExcluir