Translate

segunda-feira, 25 de julho de 2016

A QUATRO VOZES - FELICIDADE GUERREIRA




O grupo mineiro de Guaxupé - MG atualmente A Quatro Vozes em trio apresenta a diversidade musical do nosso país. É uma das grandes referências entre os atuais grupos vocais dedicados à MPB. O trabalho se destaca pelos arranjos vocais elaborados e escolha do repertório, baseado em pesquisas sobre as raízes da música popular brasileira.
A maior influencia musical do trio vem da mãe quando elas eram crianças quando acompanhava a mãe na colheita do café, entoando velhas cantigas.
Formado por três irmãs mineiras, Dora, Jurema e Jussara, o grupo existe há 22 anos e é referência entre os atuais conjuntos vocais dedicados à MPB. 
“Nosso principal objetivo é resgatar e valorizar os ritmos brasileiros e a nossa cultura, por meio das músicas. Em nossos shows apresentamos também elementos da cultura africana, que está relacionada a nossas origens”.
 Filhos de músicos, A Quatro Vozes era formado por quatro cantoras até o ano passado. “Uma integrante saiu, mas continuamos com o mesmo nome. Costumamos dizer que a quarta voz do nosso grupo é de Deus, do coração ou do público”, explica.

A quatro Vozes é acompanhadas por um trio de instrumentistas, com 4 cds lançados (esse é o terceiro postado no blog) o grupo foi finalista do prêmio Tim – melhor grupo Mpb e vem ao longo dos anos se apresentado em diversos espaços do Brasil e do mundo.
Em seu primeiro CD solo “FELICIDADE GUERREIRA” o grupo apresenta uma interessante trama de sons e ritmos mostrando a pluralidade musical da Terra Brasilis. Um passeio pela diversidade de estilos, como a balada, o calango, a bossa, o samba mostrando a cultura brasileira originária das mesclas do branco, do negro e do índio.

Com quatro CDs e um livro sobre folia de reis, o grupo é envolvido em projetos sociais e utiliza de leis de incentivo à cultura ou editais governamentais para realizar estudos e desenvolver o resgate cultural. Elas conciliam a carreira com profissões paralelas. As três atuam também na área da saúde e educação. Em 2015, elas participaram de um projeto no Uruguai. O grupo estudou o ‘candombe’, ritmo originado da África presente em Minas e no Uruguai. É uma espécie de samba uruguaio. “Foi uma experiência muito bacana. Nós temos esse costume de viajar por aí, conhecendo culturas e fazendo um pouco de sociologia e antropologia.

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
CANTO SAGRADO
senha/password
cantosagrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário