Translate

terça-feira, 4 de agosto de 2015

ZÉ PAULO MEDEIROS - CAMINHANTE - 2000 (exclusividade canto sagrado)




 Eu nasci em  São José dos Lopes, que fica no pé da Serra de Ibitipoca – Lima Duarte - MG.
 Eu fui criado na roça e a gente tinha nas festas que acontecia todos os anos, um contato com a música regional. E muita moda de Viola e essas coisas me influenciaram. Foi que pela primeira vez eu peguei um instrumento, a Viola caipira para começar desenvolver uma melodia e para criar um som no meu estilo. Depois peguei o violão e estudei música alguns anos. Fui desenvolvendo e deu no que deu e hoje a gente tem um projeto mais maduro, fazendo hoje a influência que tivemos tempos atrás.
Nunca estudei formalmente música. Eu sou formado em Engenharia Topográfica, Mas não exerço a profissão.
 Escolhi o gênero regional devido às influências que eu tive, pelo fato de mora na roça. Em que a música geralmente é mais voltada para Viola e para as tradições culturais do próprio Caboclo. Essa influencia é que me deu uma visão do tipo de trabalho que deveria desenvolver e outra parte também ouvindo Geraldo Vandré e Chico Buarque foi que eu consegui fazer minha música mais eclética. Inclusive vendemos o nosso Show dizendo que vai da Moda de Viola ao Blues. DesdeTião Carreiro a Bob Dylan. 

O CD – Caminhante é uma continuação do primeiro CD, que eu fiz em 1985 e lançado pela Fermata. O Caminhante caracteriza bem a minha influência por esse povo de sutil sabedoria, que é o povo Caboclo e Caipira. Resgato em muitas letras do CD o valor desse povo mais humilde que eu tenho muito respeito.
O Titulo “Caminhante” é uma metáfora, tal vês de procurar lugares ou de passar em lugares para aprender novas coisas. Por isso o nome “Caminhante” do CD. Como uma forma de está aqui ou está lá. É uma representação da música, nesse CD tem dezesseis músicas bem diferentes uma da outra, bem ecléticas com temas diferentes. Talvez por isso o nome “Caminhante”. Seria uma pessoa que esteve em vários lugares e que tem influências de várias pessoas e de várias coisas ao mesmo tempo.
Meu trabalho é independente da mesma forma que eu sou uma pessoa Independente. E a vantagem de ser Independente é que você direcionar seu trabalho para onde quer sem correr o risco de assinar contrato e ter que seguir direção do seu Patrão, o que ocorre quando você não é Independente.
Quando você está em uma gravadora você tem um Patrão e tem que seguir as regras e as metas que eles impõem. E infelizmente as metas que as Gravadoras têm são inteiramente visando só o lucro e o trabalho artístico que faço eu não tenho a menor visão de lucro. A nossa intenção é mostrar nosso trabalho e tentar mostrar a capacidade do povo brasileiro que tem essa responsabilidade e essa facilidade de fazer um trabalho musical.
As dificuldades. É um pouco na falta de divulgação, porque a gente chega a uma Rádio e por não fazer parte dos esquemas Jabalísticos das Gravadoras que pagam para tocar os seus artistas com exclusividade, temos certa dificuldade, porque nós não estamos no esquema e nem fazemos parte desse esquema de gravadoras. Mas independente disso, sempre encontramos algumas Rádios que tocam nossa música e mostram nosso trabalho. Então o importante não é quantidade de público a ser atingido nem quantidade de meios de comunicações, mas sim a qualidade deles.


* Canções e queijos. À primeira vista são duas coisas completamente diferentes. Mas, Zé Paulo Medeiros mostra que elas têm muito mais semelhanças do que diz o senso comum.
Criar músicas e queijos são atividades que requerem sensibilidade para selecionar e misturar os ingredientes na medida certa e paciência para esperar o tempo de maturação. O resultado são obras de arte que encantam a audição e o paladar.
Na vida de Zé Paulo Medeiros, as facetas de músico e empresário correm juntas. Tanto que é difícil separar uma da outra. Na música, ele toca com galhardia sua carreira de violeiro, cantor e compositor, marcada por uma obra singular e autoral. Já como empresário, comanda, junto com a família, a empresa de laticínios Cruzília, fundada em 1948 por seu pai, José Moreira de Almeida.
(ritmo melodia)

   

01 - Jogo de cartas
02 - O cantador
03 - Morena
04 - Sertão blues
05 - Sol poente
06 - Nó na goela
07 - Eta saudade
08 - Trocados
09 - Navio e cais
10 - Pé de vento
11 - Resposta de caipira
12 - Maria Rosa
13 - Violão e viola
14 - Matuto
15 - Meu amor
16 - Yanomami

se vc gostou compre o original, valorize a obra do artista.
Download: copie
https://mega.nz/#!6pgwHKgT!2uhNptx7gc5KT0gbi_ktU3WFRfMpu6jCyy-5Th6Gda8
senha/passaword
cantosagrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário