Translate

sábado, 3 de janeiro de 2015

JOACI ORNELAS - ANDEJO - 2006 (exclusividade canto sagrado)



Joaci Ornelas é cantador, violeiro, compositor e instrumentista, natural de Salinas, Vale do Jequitinhonha – MG, residente em Belo Horizonte desde 1980.Estudou Violão, Teoria musical, harmonia e história da música na Escola de Artes-BH.
 Joaci Ornelas é um dos criadores do projeto Vivaviola, juntamente com os violeiros Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias, Bilora e Gustavo Guimarães. O Vivaviola é um movimento de valorização e difusão da música de viola em Minas Gerais e recentemente lançou o segundo CD, “Viva a Cantoria” no teatro Bradesco em Belo Horizonte, Uberlândia e São Paulo. O primeiro CD, "VivaViola, sessenta cordas em movimento" foi lançado no grande teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte em Abril de 2010. Nesse mesmo ano produz o Cd Foliões e Tocadores, na comunidade de Taboquinha, São Francisco, MG.
Gravou o CD "ANDEJO", em 2006, trabalho que reúne músicas de sua autoria e em parceria com o poeta e escritor João Evangelista Rodrigues e cantigas de domínio público que trazem elementos da cultura popular. O CD contou ainda com as participações especiais de Dércio Marques, cantador e compositor de grande importância para uma geração de artistas da atualidade; John Rikcs, músico e instrumentista americano que se dedica a música brasileira; Heliane Ferreira, e Dona Augusta, uma “cantadeira” de cantigas de roda natural de São Julião-MG.
Foi coordenador do I Seminário Nacional de Viola Caipira, realizado em 2008, pela ANVB em Belo Horizonte e produziu os CDs “O congado em Bom Jesus de Matozinhos” com as guardas de Mocambeiro e do Cruzeiro, projeto realizado na cidade de Matozinhos-MG.
Já se apresentou em diversos espaços culturais de Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e outras cidades em Minas Gerais.


"A gravação deste disco foi como reunir em alguns minutos de hora Sertões e Guimarães, foliões e congadeiros, violas e tambores, os cantadores de pé-de-serra, rios e riachos de minha memória, São Francisco e Jequitinhonha, água doce pedra bruta, renascença e barroco, veredas e gerais, e tantas outras paisagens que se abrem ao caminhar do artista que tem em seu ofício traduzir em música o sentimento seu do mundo - seus estigmas de dor, sua beleza mística e natural, sua tristeza como herança e suas esperanças de transformação.

Acredito que através da arte nós podemos intervir na construção da vida, dando-lhe sentido sem necessariamente razão, sendo assim a arte pode ser muito mais que objeto e objetivo, mas instrumento de elevação de si mesma e da própria vida."

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
CANTO SAGRADO
senha/password
cantosagrado
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário