Translate

sexta-feira, 3 de junho de 2022

ZEBETO CORREIA - NONADA

 


 Mineiro de Itaúna, Zebeto Corrêa é cantor, compositor e multi-instrumentista, Vencedor de quase 300 festivais pelo país afora. Com 16 discos gravados, ele, com o novo álbum, mostra ainda mais a sua versatilidade. Além de cantar e tocar diversos instrumentos, também exibe sua familiaridade com a violão.  As 12 faixas – todas com letras de Jorge Fernando dos Santos – foram feitas e tocadas na viola caipira. 

 
O sertão de Guimarães Rosa foi a fonte de inspiração. A primeira parceria da dupla foi "Violinha de Pau", feita para o CD "Poemas para Cantar e Dançar", para o qual Zebeto musicou poesias de vários autores do antigo Coletivo 21, em 2014. De lá para cá, os dois parceiros fizeram várias canções, a maioria sobre temas ligados ao universo da viola caipira, que Jorge Fernando considera “o instrumento-síntese da cultura interiorana do Sudeste brasileiro”.
 
Zebeto Corrêa iniciou a carreira musical com a banda Fogo no Circo, com a qual gravou o primeiro LP. Pouco depois, lançou os discos-solo "Muito Prazer" e "Cine Metrópole". A partir de 1993, formou dupla com Bartholomeu Mendonça, com o qual fez seu primeiro CD, intitulado "Além da Curva do Rio". Em 1998 veio "Princípios", lançado no Tom Brasil, prestigiosa casa noturna de São Paulo. Com o CD "Alma Brasileira", de 1999, os dois seriam semifinalistas do Prêmio Visa de MPB, promovido pela Rádio Eldorado.
 
Dois anos depois, Zebeto Corrêa iniciaria a carreira-solo definitiva, sendo considerado pelo crítico Mauro Dias, do jornal "Estado de S. Paulo", “um dos maiores cantores brasileiros surgidos na última década”. De lá para cá, gravou mais de dez discos com diversos parceiros, entre eles Caio Junqueira Maciel – com o qual compôs cerca de 40 canções. Algumas delas reunidas nos CDs "Era Uma Vez" (2005), "Trilhas da Literatura Brasileira - Ouvir e Ler" (2007) e "Recados de Minas" (2009). O trabalho mais recente, "Amores e Outras Flores", foi lançado no ano passado.
 
O CD "Nonada" foi todo gravado entre os meses de dezembro/2019 e março/2020, no Estúdio Zim, do próprio Zebeto. Ele também fez a mixagem, juntamente com Sérgio Danilo, que tem participação especial como clarinetistas na faixa-título. Outros convidados são o próprio letrista, Jorge Fernando, e o flautista Murilo Ribeiro, ambos na faixa "Casarão de Fazenda". A partir de hoje, todas as faixas estarão disponíveis nas plataformas digitais.

Se vc gostou compre o original valorize a obra do artista.

Download (320 kbps)

CANTO SAGRADO

 

 https://spoti.fi/3bfd0u9 

Facebook - https://www.fb.com/paginazebetocorrea 

Instagram - @zebetoc

Um comentário:

  1. Parabéns por divulgar a cultura mineira. teria como fazer o repost do "Coração estradeiro do pedro boi?"

    ResponderExcluir