Translate

sexta-feira, 20 de maio de 2022

CHICO LOBO - O TEMPO É SEU IRMÃO

 


27º álbum do violeiro mais atuante da cena brasileira recebe as participações especiais de Luiz Caldas, da dupla Kleiton & Kledir, da cantora Tetê Espíndola e do cantor Sérgio Andrade. Artista já se apresentou em Linhares, no Norte do Espírito Santo, junto com o cantador Cirinho do Rio Doce. Chico é considerado o maior violeiro brasileiro. (Compartilhe essa notícia para que mais pessoas saibam).

 Segundo alguns especialistas em inovação a necessidade de se reinventar existe há muito tempo e faz parte da história da humanidade. Tanto quanto mudar é questão de sobrevivência. Assim o violeiro mineiro, compositor e cantador Chico Lobo, consagrado em 2021 com seu 4º prêmio no Profissionais da Música na categoria Melhor Artista Raiz Regional e homenageado com a Medalha de Honra 2021 da Universidade Federal de Minas Gerais pela sua relevante atuação na cultura e sociedade, colocou em prática, justamente isso, em plena pandemia. Após lançar em 2020 o CD Alma e Coração, já nesse processo de ousar, criar, se tornar outro, Chico Lobo não parou e em 2021 produziu em parceria com a Kuarup mais um álbum nesses tempos difíceis. 

 

O Tempo é Seu Irmão, 27º disco da sua carreira, teve o  lançamento em formato físico e digital no dia 13 de maio de 2022 pela gravadora e produtora Kuarup. O novo álbum que tem texto de apresentação no formato físico, assinado pelo prestigiado jornalista Chico Pinheiro, traz músicas inéditas e autorais, compostas em 2021. Além de assinar a maioria das composições, Chico Lobo, também apresenta parcerias com Edmundo Bandinelle, Eudes Fraga, Jorge Nelson, Carlos Di Jaguarão e Thales Martinez. O trabalho apresenta participações muito especiais, todas referências para Chico Lobo e que fazem parte da história da música brasileira: Luiz Caldas, Kleiton & Kledir, Tetê Espíndola e Sérgio Andrade, da Banda de Pau e Corda. Produzido por Ricardo Gomes, grande parceiro musical de Chico Lobo, fundamental para o resultado sonoro do álbum, que também assina baixos, violões, teclados, o trabalho tem as presenças marcantes do baterista Léo Pires, do violinista Marcello Sylvah, do violoncelista Sérgio Rabelo e os vocais de Gih Saldanha além dos músicos Delano no steall, Cristiano Caldas no piano, Clevin Moreira no acordeom, Marcelo Fonseca no violino e o músico convidado, o percussionista Carlinhos Ferreira. 

A temática parte de reconhecer que o tempo é essencialmente um “parceiro” fundamental e dentro dessa perspectiva, até mesmo e sobretudo esta situação difícil enfrentada mundialmente pela Covid-19, até isso, o tempo cuidará de trazer de volta a tão almejada e merecida serenidade. Pai de três filhos: Mateus (25

anos) graduado em Cinema, Luísa (21 anos) universitária em Propaganda e Publicidade e o colegial Tomás (18 anos), Chico Lobo percebeu o difícil momento que seus filhos enfrentavam e enfrentam (o mesmo de tantos jovens): sem perspectivas de trabalho, afastados do convívio dos amigos e relacionamentos sociais.  Assim, em diálogo junto a outros pais amigos ficou perceptível, como um acontecimento, quase geral, esse sofrimento entre os jovens. O fato gerou inspiração para a música O Tempo é Seu Irmão, ponto de partida do álbum. Então vieram na sequência as canções: Lua e Sol, Sementeira e Pagode do Tempo

 O Tempo É Seu Irmão vem hoje como uma grande celebração desses novos tempos que chegam com esperança, positividade, resiliência, emoções que marcam esse novo trabalho. A música é a fiel companheira do violeiro mineiro que ao compor compulsivamente se renova e brinda o retorno da cultura, dos shows presenciais com um álbum recheado de belas participações. E Chico Lobo vai além, ele tem uma compreensão que a pandemia não é dissociada das mudanças climáticas, catástrofes ambientais e tudo tem conexão com o relacionamento insano do homem com a natureza e o meio ambiente. Neste raciocínio surgem cantigas como: Madeira, Rio e Mar e Ave Maria das Matas. Bem relacionado e respeitado por inúmeros artistas da música popular brasileira, como a cantora Maria Bethânia que gravou duas músicas de seu repertório, Chico Lobo retoma sua musicalidade da raiz caipira com toadas, pagodes, cateretês e revisita o Nordeste em Se A Noite Apaga a Luz e Indagorinha, uma homenagem ao sogro Mestre André e a todos os retirantes, que vieram para o sul em busca dos sonhos. Mas também não deixa de dialogar com ritmos universais como o folk e o country. Sem dúvida uma riqueza sonora. O Tempo é Seu Irmão é uma viagem lírica ao nosso coração e é carregada de cheiro, som, sabor e cor da nossa brasilidade. O álbum retrata o amadurecimento diário de Chico Lobo como compositor e violeiro desde 1981 quando decidiu abandonar tudo para mergulhar na vida artística e já se vão mais de 40 anos de uma carreira grata e promissora.

Se vc gostou compre o original valorize a obra do artista.

Download (320 kbps)

 CANTO SAGRADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário