Translate

domingo, 26 de janeiro de 2020

DELICIAS DE MINAS


Para a costelinha
- 1 kg de costelinha partida
- Tempero caseiro (alho e sal) e pimenta-do-reino a gosto
- 1 limão
- 50 ml de cachaça
- 100 ml de óleo

Para o molho de rapadura
- 200 g de rapadura
- 200 ml de água
- 100 ml de vinagre balsâmico
- Sal a gosto
- Azeite
- 1 pimenta-dedo-de-moça picada

Para a polenta frita
- 200 g de fubá
- 800 ml a 1 litro de água
- 50 g de farinha de milho
- 200 g de queijo-de-minascurado, ralado
- Sal a gosto
- óleo

Como fazer Costelinha ao molho de rapadura:

Temperar as costelinhas com tempero caseiro, limão e pimenta-do-reino. Deixar descansar por uma hora. Em uma frigideira, aquecer o óleo e fritar os pedaços, pingando água até ficarem cozidos. Pôr a cachaça em uma concha e aproximar da chama do fogão. Quando o fogo acender, despejar na frigideira, para flambar. Reservar. Para o molho, levar a rapadura ao fogo e, quando estiver derretida, pôr a água.

Quando der o ponto de caramelo, pôr o vinagre balsâmico e deixar reduzir. Pôr o sal, a pimenta, um fio de azeite e misturar. Para a polenta, levar ao fogo médio a água com um fio de óleo. Dissolver o fubá na água antes de despejar na panela. Pôr o sal e deixar cozinhar, por cerca de 30 minutos, mexendo algumas vezes. Quando engrossar, pôr a farinha de milho e deixar cozinhar por mais alguns minutos.

Desligar o fogo, pôr o queijo e misturar. Despejar em uma travessa untada com óleo e deixar na geladeira por 12 horas. Cortar em cubos, passar na farinha de trigo e fritar em óleo quente, suficiente para cobrir. Servir com a costelinha banhada com o molho de rapadura.

Generosa mesa de itabirito



Cachaça, rapadura, carne de porco, queijo e farinha de milho: itens típicos dos mercados e da gastronomia de Minas se combinam com perfeição na cozinha da jovem Silvia Cavalcanti. Como prova de que a culinária é uma alquimia, o resultado dessa junção de paladares é de fazer salivar. Natural de Itabirito, a fonoaudióloga Silvia despertou para a cozinha na infância, graças à tradição da família. Em nossa fazenda, sempre houve fartura.

A casa era daquelas em que havia comida na mesa o dia inteiro. Aos poucos, ela foi descobrindo a vocação para a culinária e, sem muito esforço, se tornou a cozinheira oficial dos encontros da turma.  Silvia fez um curso de gastronomia na capital e se diverte com a criação de receitas, que sempre passam pela aprovação da família.

Sem medo de ousar, ela mostra que a criatividade, assim como o talento, é seu forte.

Receita fornecida por Sílvia Cavalcanti, de Itabirito: (31) 98609-0080
*sabores de Minas

GISELLA - PASSAGEM


Cantora que atuou na noite de Belo Horizonte nos anos 80, se apresentando em bares, como o Beco da Lua, e projetos, como o Fim de Tarde, Gisella volta à cena em grande estilo.
Ela gravou CD "Passagem" em 2005, em que interpreta composições de expoentes da música mineira amparada pelos arranjos de Wagner Tiso.
Produzido por Tavinho Bretas, o disco reúne canções como "Azul de Passagem", de Flávio Henrique e Márcio Borges, "Maracanã", de Renato Motha e Malluh Praxedes, "Os Cafezais Sem Fim", de Tiso (que além de responder pelos arranjos toca em todas as faixas) e Fernando Brant, e uma música da primeira lavra de Milton Nascimento, intitulada "E a Gente Sonhando", que na epoca tinha apenas dois registros: um instrumental com Tempo Trio e outra de 1973, com Alaíde Costa e em 2011 com o próprio Milton .
Gisella diz que resolveu retomar a carreira de cantora " depois de aproximadamente 15 anos atuando no ramo de exportação " porque foi tomada por um desejo imperativo de voltar aos braços da música.
"Me apresentei muito em Belo Horizonte até os 23 anos, depois fui trabalhar com comércio exterior e me mudei para São Paulo. No final de 2003 senti uma necessidade imensa de voltar a me expressar através da música. Chamei o Tavinho Bretas para me ajudar na produção, disse que queria o Tiso como arranjador e escolhi a banda. Não sou uma pessoa inexperiente, já tenho uma trajetória na música, então quis nomes relevantes no cenário", diz, apontando a presença de Zeca Assumpção (baixo), Robertinho Silva (bateria e percussão) e Celso Moreira (violão), com quem se apresentou durante cinco anos, no início da década de 80, no Beco da Lua.
Ela destaca, ainda, as participações especiais de Victor Biglione, que toca em três faixas, e de Zé Renato, com quem divide os vocais em "Lira do Bemquerer", de Celso Moreira e Murilo Antunes. Sobre a música de Milton Nascimento, diz que foi o próprio quem sugeriu que a incluísse.
"Quando eu estava gravando as vozes no Rio, o Tavinho mostrou algumas músicas para o Milton, ele gostou muito e perguntou como é que não tinha nenhuma dele no repertório. Ele mesmo sugeriu "E a Gente Sonhando", que foi a segunda música que compôs na vida", conta.
Ela recorda que Milton costumava assisti-la nos shows do Beco da Lua.

Se vc gostou adquira o original valorize a obra do artista.
Download
CANTO SAGRADO

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

CEUMAR - ESPIRAL

Há quase 25 anos, a cantora, compositora e instrumentista mineira Ceumar deixou a terra natal, Itanhandu, no Sul do estado, e foi se aventurar pelo mundo. Primeiro, mudou-se para São Paulo, depois morou na Holanda e decidiu voltar para a capital paulista. Mas Minas permanece na vida dela. “Tenho irmãs e sobrinhas em Itanhandu, além de manter uma casinha lá. Apesar de viver tanto tempo fora rodando vários lugares com meus shows, ainda preservo muita coisa daí. Consigo identificar em todos os meus discos a sonoridade mineira, que é tão rica. Minas Gerais não sai da gente”, destaca.

Não poderia ser diferente com Espiral, seu novo disco, que traz 11 faixas inéditas. Ele acaba de chegar às plataformas digitais e também será lançado em CD e vinil. “Durante os ensaios, a gente sentia a vibração do Clube da Esquina, seja nos arranjos ou no jeito de tocar violão, além de outras referências mineiras”, revela.
O diretor musical do projeto, aliás, é de Minas: o cantor e compositor diamantinense César Lacerda, também radicado em São Paulo. Os dois já haviam se esbarrado algumas vezes. Inclusive, chegaram a cantar juntos. Certo dia, César quis saber se Ceumar preparava alguma novidade. “Isso tem um ano. À medida que ia mostrando a ele, César foi me dando o feedback. Foi um processo lento, porque, como mineira, gosto de fazer as coisas com calma, sem pressa”, revela.
 
César Lacerda foi fundamental para nortear o projeto. “Direção artística é algo muito amplo, passa por todos os níveis. Mas ele é muito cuidadoso, dedicado, sabe o que está fazendo. O mais bacana é que me acompanhou não apenas no processo musical, mas na escolha do figurino, das fotos. Fomos à 25 de Março escolher os tecidos que eu iria usar”, comenta Ceumar, aos risos, referindo-se à famosa rua do comércio paulistano.

Mesmo da Europa, onde se apresenta desde agosto, César Lacerda vem auxiliando a cantora nos detalhes da turnê, que começa no próximo fim de semana. “Ele é atento a tudo. É importante ter esse outro olhar, pois muitas vezes a gente não percebe algumas coisas”, diz ela.

MOVIMENTO

Espiral celebra os 20 anos de carreira e 50 de vida de Ceumar. O marco inicial foi o lançamento do disco Dindinha, em 1999. De acordo com o Dicionário de símbolos, de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, essa palavra “evoca o sentido da evolução de uma força, de um estado; simboliza desenvolvimento, continuidade cíclica, mas em progresso, rotação criacional”.
 
O nome do disco vem da canção composta por Ceumar e César. “Quando a música ficou pronta, me veio a ideia da espiral. Mais do que a palavra, o conceito é que estava forte. A questão do movimento contínuo, das vidas passadas e futuras. Tinha muito a ver com o que eu queria dizer com esse trabalho. Logo depois, deparei com um samba do Criolo (Espiral de ilusão), que acabei regravando, tendo a Josyara tocando violão”, comenta.
 
O que não faltam são convidados mais do que especiais. Tô aqui, faixa de abertura, foi criada especialmente por Sérgio Pererê para o projeto. Outro mineiro é Lauro Henriques Jr., parceiro de Ceumar em Descalço e Amanheceu. Ainda tem Déa Trancoso e Cátia de França (que recitam, respectivamente, o trecho de um livro e de uma canção) em Todas as vidas do mundo, de PC Silva. Uma das preciosidades do disco é o piano de Nelson Ayres em O sal de seus olhos, composição de Ceumar.

FILHO

A participação afetiva fica por conta de Tiê Coelho Todão, de 22 anos, filho da artista, que canta, toca e compôs Looking for a place. “Ele fez essa música aos 15 anos. Não é músico profissional, é designer, mas sempre gostou de cantar e tocar. Foi a primeira vez que meu filhou gravou no estúdio. Ficou lindo, uma coisa meio espiritual. Fechou bem a ideia da espiral, da continuidade”, conta ela.
 
Vc pode acessar Ceumar nas principais plataformas digitais e também no faceboock 
Se vc gostou adquira o original valorize a obra do artista.
 
Download
 

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

MARCOS ZAM - PINTURAS DA NATUREZA

Meus caros.
É com enorme satisfação que posto mais uma obra prima da musica caipira de raiz desse grande e talentoso poeta e violeiro.
Como diz nosso amigo Marcelino de Lima do blog Barulho d'água Música, esse virtuoso  artista merece mais reconhecimento e estamos fazendo o nosso oficio de divulgar e compartilhar com vcs essa linda obra da musica raiz.
Se vc gostou não deixe de adquirir o original, vc estará colaborando com a valorização da obra .


Vc poderá também acessar nas principais plataformas digitais.
https://www.facebook.com/marcos.zam2

Download
CANTO SAGRADO

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

MARCOS ZAM - PARAOPEBA

Nascido em Santo André – SP e radicado em Betim - MG, o pai mineiro de Bom Sucesso - MG e a mãe de Pinhal, interior de São Paulo. Herdou forte influencia da cultura, música raiz e da roça através do pai e do avô materno, com quem aprendeu os primeiros acordes ao violão.

· Compositor, interprete e instrumentista de viola caipira e violão, com mais de 300 composições.

· Os temas das suas músicas são: O cerrado, os rios, a natureza, o matuto e a lida da terra, o folclore e a cultura popular, a fé, os mitos e o amor do caboclo.

· Gravou em 2008 o CD Paraopeba, com treze faixas autorais, através da lei municipal de incentivo à cultura - FUNARBE - Betim – MG.

· Participou em 2008 do Festival Viola de Todos os Cantos, promovido pela EPTV / GLOBO, com a música “Minha Viola”, esta ficou em 4º lugar geral na votação popular.

· A sua composição SEMEAR esta no CD das crianças da ONG Pró-Viver e a PEÃO BOIADEIRO está no CD da dupla LÚ & Tchelo, lançado recentemente na casa de Shows Alambique em BH – MG.

· Aprovou em 2009 o Projeto Paraopeba ao Vivo, com apresentações nas regiões de Betim e a gravação de um DVD ao vivo no último Show em março/2011, através da lei municipal de incentivo à cultura - FUNARBE - Betim – MG.

Contato/E-mail: marcos.zam@hotmail.com / m.zambal@terra.com.br
Telefone: 0055 31 9612-7966 / 9785-0986
Soundcloud: http://soundcloud/marcos-zam

Saiba mais: https://barulhodeagua.com

1169 – Marcos Zam, compositor paulista radicado em MG ...




Se vc gostou adquira o original, valorize a obra do artista.
Download
CANTO SAGRADO

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

SAGRADO CORAÇÃO DA TERRA - DISCOGRAFIA COMPLETA (REPOST A PEDIDOS)

Se vc gostar de algum dos discos abaixo adquira o original valorize a obra do artista.
https://marcusviana.com.br/


SAGRADO - 1985
O primeiro CD do grupo que viria a se tornar o maior nome do rock progressivo latino-americano. Produção de alta qualidade para 1984: em apenas 8 canais, gravou-se o grupo completo além do coral, solistas e convidados. O disco apresenta trabalhos da primeira fase da banda que se propunha a uma fusão da música vocal e instrumental como mostram as faixas "Asas", "Deus Dançarino" e "Sagrado".

RELAÇÃO DE MÚSICAS:
01 - Asas
02 - Lições da História
03 - Arte do Sol
04 - A Glória das Manhãs
05 - Feliz
06 - Deus Dançarino
07 - Memória das Selvas
08 - Corpo Veleiro
09 - Sagrado
10 - A Vida é Terna

Download
CANTO SAGRADO



FLECHA - 1987
O álbum "Flecha" projetou o grupo além das fronteiras de Minas.
Dividido em 2 partes: "Canções e Sinfonias", este disco acentua ainda mais o caráter vocal-instrumental da banda, com destaque para "Manhã dos 33", "Tocatta" e "Cosmos x Caos".

RELAÇÃO DE MÚSICAS:
AS CANÇÕES
01 - Flecha
02 - Manhã dos 33
03 - Paz
04 - Seres Humanos
05 - Carinhos Quentes
AS SINFONIAS
06 - Tocatta
07 - Cosmos X Caos
08 - O Futuro da Terra

Download
CANTO SAGRADO



FAROL DA LIBERDADE - 1991
Farol da Liberdade tornou-se o CD com o maior número de sucessos do grupo Sagrado Coração da Terra como "Pantanal", "Amor Selvagem", "Raio e Trovão" e "The Central Sun of the Universe". Marca a nova fase da banda com uma maior ênfase nas canções, devido ao sucesso de Pantanal.

RELAÇÃO DE MÚSICAS:
01 - Dança das Fadas
02 - Solidariedade
03 - Amor Selvagem
04 - Pantanal
05 - Olívia
06 - Farol da Liberdade
07 - Raio e Trovão
08 - The Central Sun Of The Universe

Download
CANTO SAGRADO



GRANDE ESPÍRITO 1994
Esta produção marca um novo nível técnico e musical da banda com um excelente resultado fonográfico. É o disco mais "pesado" do Sagrado e traz como convidados Milton Nascimento, músicos do Uakti e o cantor Bauxita. Inclui também 2 faixas em Inglês, "Human Beans" e "Sweet Water", em resposta à calorosa aceitação do grupo no exterior.

RELAÇÃO DE MÚSICAS:
01 - Kian
02 - Libertas
03 - Human Beans
04 - Eldorado
05 - Grande Espírito
06 - Sweet Water
07 - Rapsódia Cigana
08 - País dos Sonhos Verdes

Download
CANTO SAGRADO


 A LESTE DO SOL, OESTE DA LUA - 2000
Quinto CD do Sagrado Coração da Terra que traz sucessos de Marcus Viana para a TV, novas músicas da banda e uma versão pop-sinfônica da música "Terra" de Caetano Veloso. Participação de antigos integrantes do Sagrado, membros de bandas de rock progressivo como Dogma e Saecula Saeculorum e de André Matos, ex-vocalista do Shaman.

RELAÇÃO DE MÚSICAS:
01 - A Leste do Sol, Oeste da Lua
02 - Ovniana
03 - Madame Butterfly
04 - Canção dos Viajantes
05 - Allegro
06 - Clair de Lune
07 - Lágrimas da Mãe do Mundo
08 - Serras Azuis
09 - Amigos
10 - Firecircle
11 - Maya
12 - Planeta Minas
13 - Bem-Aventurados
14 - Anima Mundi
15 - Terra

Download
CANTO SAGRADO



SACRED HEART OF EARTH - 2002
O álbum "Sacred Heart of Earth", o sexto do Sagrado, é uma antologia que comemora os 20 anos da banda e o retorno do grupo ao disco e aos palcos. Lançado com todos os textos e letras na língua inglesa, em resposta à grande aceitação do grupo no exterior, o CD faz uma síntese musical da banda, remixando e fundindo faixas de períodos diversos, com alterações nos arranjos e nas estruturas harmônicas, rítmicas e melódicas.

RELAÇÃO DE MÚSICAS:
01 - 2001 - Also Sprach Padim Cisso
02 - East of the Sun, West of the Moon
03 - Travelling Show
04 - The Green God of the Woods
05 - The Gates of Heaven
06 - Sweetwater
07 - Firecircle
08 - Sagrado
09 - Human Beans
10 - Carpe Diem
11 - Gipsy Rapsody
12 - Maya
13 - Urban Ragas
14 - The Central Sun of the Universe

Download
CANTO SAGRADO


COLETÃNEA I - CANÇÕES - 2002
O Primeiro volume de uma coletânea que abrange os principais trabalhos da banda trazendo grandes hits – sucessos na novela “O Clone” e nunca lançados em disco, como a versão pop de “Sob o Sol” e uma versão remix de “A Miragem”, fundindo o rock progressivo a uma “beat” contemporânea.

RELAÇÃO DE MÚSICAS:
01 - Sob o Sol
02 - Flecha
03 - Ovniana
04 - Dança das Fadas
05 - Manhã dos 33
06 - Libertas
07 - Farol da Liberdade
08 - Pantanal / Raio e Trovão
09 - Carinhos Quentes
10 - A Leste do Sol, Oeste da Lua
11 - Asas
12 - A Miragem
13 - Arte do Sol

Download
CANTO SAGRADO



COLETÃNEA II - INSTRUMENTAL - 2002
O segundo volume da coletânea do Sagrado Coração da Terra apresenta os principais trabalhos da banda em versão instrumental, com novos formatos, trazendo surpresas para o ouvinte e revelando uma nova força e vigor da banda.

RELAÇÃO DE MÚSICAS:
01 - Planeta Minas
02 - Deus Dançarino
03 - País dos Sonhos Verdes
04 - Amigos
05 - Tocatta
06 - Human Beans
07 - O Futuro da Terra
08 - Sagrado
09 - Solidariedade
10 - A Glória das Manhãs
11 - Rapsódia Cigana
12 - 2001 - Also Sprach Padim Cisso


Download
CANTO SAGRADO



domingo, 12 de janeiro de 2020

LAURA CATARINA - AMOR EM SI


Laura Catarina é mineira tem a musica correndo nas veias, é filha do saudoso cantor e compositor Vander Lee, que conduziu seus primeiros passos para carreira musical.  Laura  é violinista autodidata e estudou canto popular e  lírico. Participou de trabalhos de diversos cantores entre eles Maurício Tizumba, Luiz Gabriel Lope,  Kdu dos Anjos, banda Iconili e claro com seu pai Vander Lee. Em suas canções ela, ela intiga o ouvinte  a fazer uma  reflexão sobre amor singular, destacando as descoberta e crenças de cada ser humano.

Vc tambem pode acessar nas principais plataformas digitais.
Se vc gostou adquira o original valorize a obra do artista.
Muito bom !
Download
CANTO SAGRADO 

sábado, 4 de janeiro de 2020

LÚCIO MONTEIRO - VIVA MINAS

Cantor, compositor e músico Lúcio Monteiro, belo-horizontino, na estrada desde 1997. Começou a carreira dividindo a voz com outros cantores, em quartetos, grupos e trios.
O primeiro CD solo, “Joia rara”, foi gravado em 2000. Hoje, o cantor tem seis álbuns gravados, entre eles o “Viva Minas”, uma homenagem ao povo e à cultura mineiros.
 Lucio Monteiro faz um trabalho musical com crianças  nas escolas de periferia trabalho muito significativo que te levou além das montanhas de Minas.
Recomendo !!

Se vc gostou adquira o original valorize a obra do artista.
Download
CANTO SAGRADO