CUPIM AO LEITE
Homenagem ao zebu
Em Uberaba, a criação de gado zebu é mais do que uma das molas da economia da cidade: virou parte da cultura local. É quase impossível dobrar uma esquina e não ver churrasqueiras em portas de bares, isso sem falar, é claro, na Expozebu, evento mais importante do segmento, realizado anualmente no Triângulo. Por esses motivos, seria um pecado os vegetarianos que nos perdoem não explorar as receitas de dar água na boca, feitas a partir dos variados cortes bovinos.Depois da picanha, é a vez do cupim, obtido apenas das raças de zebuínos. A carne se caracteriza por ser fibrosa e gordurosa, o que garante textura e maciez de derreter na boca. E, para homenagear o zebu e o tradicional corte, o curso de turismo de uma faculdade de Uberaba promoveu este ano um festival em que os alunos deveriam apresentar receitas feitas com a carne. Não faltou coisa boa. Uma delas é apresentada pela agora turismóloga Irene Barbosa de Souza, que usou dicas de uma tia do Mato Grosso para fazer o cupim ao leite.
Acho que ficou a cara de Uberaba, diz. Embora a receita tenha sido bem recebida pelo júri do festival, ela garante que a gastronomia não é seu forte. Gosto de cozinhar só às vezes. Entendo mais de comer, brinca. Para o especialista em saborear, o prato representa, com maestria, a cultura gastronômica uberabense.
Receita fornecida por Irene Barbosa de Souza,
de Uberaba: (34) 98862-8090
Ingredientes:
- 1 peça inteira (aproximadamente 1 kg) de cupim- 500 ml de leite
- 500 ml de água
- 150 g de lingüiça-calabresa
- 200 g de bacon cortado em cubos
- 5 azeitonas picadas
- 100 g de muçarela cortada em cubos
- Sal e pimenta-do-reino a gostoa
Como fazer Cupim ao leite:
Fazer furos profundos no cupim e pôr, dentro de cada um e de forma espalhada, os cubos de bacon, a azeitona e a muçarela. Em uma panela de pressão, cozinhar o cupim com a água e o leite, por 30 minutos depois que der pressão. Retirar o cupim da panela, fatiar e pôr em uma assadeira. Regar as fatias com o caldo do cozimento e levar ao forno por 10 minutos..*texto: sabores de minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário