Translate

sábado, 23 de junho de 2018

DELICIAS DE MINAS



Ingredientes:

Para a massa

- 1,5 kg de batata cozida e espremida
- 30 g de fermento para pão
- 250 g de manteiga de garrafa ou manteiga comum
- 8 ovos (seis para a massa e dois para pincelar)
- 1,2 kg de farinha de trigo
- 1/4 de queijo-de-minas ralado
- 100 g de queijo parmesão ralado
- 1.250 ml (um litro e um quarto) de leite fervido
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 lata de ervilha
- Sal a gosto

Para o recheio

- 1 kg de filé de frango cozido e desfiado

Para o molho

- 3 pimentões picados
- 2 cebolas picadas
- 4 tomates picados sem pele e sem semente
- 1 molho de cheiro verde
- 1 lata de molho de tomate

Como fazer Sanduíche mineiro:

A massa

Numa bacia, pôr um copo de leite morno, o fermento de pão, o açúcar e três colheres (sopa) de farinha de trigo. Esperar cerca de 15 minutos, para a massa subir. Em seguida, juntar a batata espremida, a manteiga, os ovos inteiros, o restante do leite (frio), a farinha de trigo, os dois tipos de queijo e sal a gosto. Misturar com as mãos e deixar descansar por mais 20 minutos ao ar livre.

O molho

Refogar o tomate, o pimentão, a cebola, o cheiro verde e a massa de tomate, fazendo um molho mais encorpado.

A montagem

Untar um tabuleiro (40 cm x 30 cm) com óleo e forrá-lo com metade da massa. Fazer uma camada com o frango desfiado e cozido em pouca água. Jogar por cima o molho, uma camada de ervilha e cobrir com o restante da massa. Pincelar com dois ovos inteiros batidos. Assar por 40 minutos, em forno aquecido a 180 graus.

Recheado de fartura

A tarde está quente e o céu, muito claro, quando surge a placa indicando o município de Rio Pardo de Minas, a 681 quilômetros de Belo Horizonte. O corpo pede descanso e o estômago, um agrado. Na Cantina da Vânia, na Travessa Adelaide de Freitas, 348, atrás da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a proprietária Ivânia Martins Costa Maciel serve o sanduíche mineiro, que mais parece uma torta, de tão original e farto, capaz de saciar a fome por várias horas.

Enquanto corta as fatias, recebe o olhar de aprovação do marido, Donizete Maciel Primo, fã número 1: “Ela dá show em salgados, doces e quitandas”. Tem razão, mas até receber elogios foi uma longa caminhada, diz Ivânia, ao lembrar que, há 26 anos, quando se casou, fugia do fogão. Como o tempo é senhor do destino, encarou as trempes e panelas e foi em frente. A receita carece de atenção, inclui várias etapas, entre o preparo da massa, cozimento do frango, o ponto do molho, bem encorpado, e a montagem.


Receita fornecida por Ivânia Martins Costa Maciel, de Rio Pardo de Minas (38-3824-1671)

Nenhum comentário:

Postar um comentário