Translate

sábado, 17 de março de 2018

DELICIAS DE MINAS


ITAGUARA
Poderosa mistura
Mais uma parada para o almoço, desta vez em Itaguara, a 100 quilômetros de Belo Horizonte. Seguindo a sabedoria popular – “comida boa é comida bem-feita” – recebemos a indicação do Champagne Scotch Bar, no Centro da cidade. Não se impressione com o nome pomposo e globalizado, que remete à culinária francesa. Nada disso. O ambiente e a refeição têm sotaque mineiríssimo. Os donos, Elizabeth Santa de Moraes e Carlos Alberto Gonçalves Ribeiro, sugerem o fígado com jiló, que tem grande saída. Aceitamos a orientação de bom grado, sem qualquer arrependimento. Afinal, quem não gosta de tão poderosa mistura? Se o freguês quiser mais, pode pedir carne-de-sol com mandioca, peixe à dorê, caldo de feijão, dobradinha e outras delícias. Com larga experiência como cozinheiro, Carlos Alberto pilota as panelas e diz que o fígado, ao ser frito, deve ficar malpassado. O pulo-do-gato está em abafar a panela durante dois minutos, para garantir o ponto certo. Elizabeth é craque no tira-gosto e diz que, se precisar, o cozinheiro faz pratos internacionais. Basta encomendar com certa antecedência. 

 400 g de fígado de boi  1 cebola fatiada  1 pitada de orégano  1 colher de molho inglês  Tempero (alho e sal) a gosto  5 jilós fatiados  10 folhas de alface (para decorar)  2 tomates, um descascado e outro fatiado (para decorar)  10 azeitonas verdes (para decorar)

Como fazer Fígado com jiló
Fritar o fígado em óleo, deixando-o malpassado. Adicionar o jiló, a cebola, o orégano, o molho inglês e o tempero, fechar a panela e abafar por dois minutos. Forrar a travessa com as folhas de alface e fatias de tomate, colocar a carne e enfeitar com o tomate descascado e sem sementes e as azeitonas.
Receita fornecida por Elizabeth Santa de Moraes
e Carlos Alberto Gonçalves Ribeiro, de Itaguara
*sabores de minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário