Translate

domingo, 25 de março de 2018

PELAS TRIA E ISTRADINHAS DE MINAS


Bonfin localiza-se a uma latitude 20º19'36" sul e a uma longitude 44º14'19" oeste, estando a uma altitude de 930 metros e a 90 km da capital do estado. Sua população estimada em 2004 era de 6 703 habitantes. As principais vias de acesso para o município são as Rodovias MG-040 e BR-381.
Possui uma área de 309,77 km².

O Santuário

Em estilo rococó e datado da década de 1840, o Santuário do Senhor do Bom Jesus de Bonfim guarda em seu interior monumental entalhes adornados com anjos, colunas, arcadas, capitéis e sancas, próprios de seu estilo.








DELICIAS DE MINAS



CARRANCAS
Combustível para aventuras
Banho de cachoeira, caminhada em trilhas de mata exuberante, passeios a cavalo, conversas noite adentro e muita calma para pensar. Carrancas, a 290 quilômetros de Belo Horizonte, é o paraíso das águas claras, de esportes, como rapel, e de muita gente jovem e bonita em busca de vida saudável. Para ganhar muita energia e escalar os paredões de pedra, só mesmo comendo muitos quibes de peixe e bolinhos de mandioca recheados. Na Pousada da Toca, a dois quilômetros do Centro de Carrancas, o viajante encontra os dois salgados, feitos na hora, que “seguram a fome” por algumas horas. Os proprietários, Marcelo e Mara Moreira, fazem tudo com o maior carinho e conhecimento de causa. O peixe usado é a piramutaba, que dá mais liga na massa. Durante o preparo, todo cuidado é pouco, pois as espinhas devem ser retiradas completamente. Depois de saborear a “dupla dinâmica”, o visitante estará cheio de gás para curtir as aventuras ecológicas, tanto nas terras da pousada, quanto em outros locais da região.



 1 kg de peixe (piramutaba)
 1 kg de farinha de quibe
 1 colher (de sopa) de sal
 1 molho de hortelã
 1 cebola ralada
 1 molho de cebolinha verde
 2 dentes de alho
 1 molho de salsinha
 1 gota de pimenta malagueta

Como fazer Quibe de peixe
Deixar a farinha de quibe de molho durante cerca de três horas. Desfiar o peixe, tirando as espinhas. Amassar a carne com a mão, para verificar se não ficou qualquer pedaço de osso. Escorrer a água da farinha do quibe, misturar o peixe e os temperos e moldar os salgados. Fritar em gordura bem quente. Um segredo para melhorar a consistência é congelar o quibe logo depois de moldá-lo. Servir bem quentinho, acompanhado de uma fatia de limão.
Receitas fornecidas por Marcelo e Mara Moreira, de Carrancas

AMARILDO SILVA - MARIANA (EXCLUS. CSDT)

O disco passeia por canções inspiradas na poesia de Wander Lourenço, poeta, professor de literatura e especialista em Guimarães Rosa, que assina junto com Amarildo todas as letras do CD. 


Foto: Divulgação


O trabalho, que se origina do Projeto Grande Sertão Gerais, abarca as perspectivas de uma leitura lírica da obra ficcional de João Guimarães Rosa.


Resultado do convívio artístico e intelectual entre Amarildo Silva e Wander Lourenço, "Mariana" conta com a participação, em uma faixa, da cantora Cátia de França. Kiko Continentino, Marcelo Bernardes, Flávia Ventura Tygel, Andre santos, SabáTuk, entre outros - orquestrados pelo maestro Maurício Barreto -, também participaram do disco. 

Uma vida de música e poesia que desaguam em “Mariana”

Amarildo é natural de Raul Soares, interior de Minas Gerais. Desde muito cedo, interessava-se por música e poesia. Aos 12 anos, escreveu seu primeiro poema e, influenciado pelo avô materno, tocador de Viola Caipira, já começava, aos 15, a compor suas primeiras canções.  

Apenas com músicas inéditas, Amarildo lançou seu primeiro trabalho solo, "Rios Afluentes", em 1995. Em 1997, fez o segundo CD, “Estação”, com canções próprias e uma releitura de "Nada será como antes", de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos.

Em 1998, formou, em parceria com o amigo, João Francisco Neves, o grupo Cambada Mineira. Gravaram cinco CDs e um DVD. A banda - que já percorreu todo o país com o show "Cambada Canta Minas" - existe até hoje.

Em 2004, nos intervalos de shows do Cambada Mineira, iniciou o terceiro trabalho, inspirado na obra de Guimarães Rosa: “Virgem Sertão Roseano”.
Magnifico !!!
Se vc gostou adquiri o original valorize a obra do artista.
Vc encontra esse disco no site 
lojamusicaquevemdeminas.blogspot.com
Download

MARCOS CATRINA - LEVE (EXCLUS. CSDT)



Marcos Catarina começou a trabalhar em seu novo disco, “Leve”, em 2015, quando ainda estava em turnê com o trabalho anterior, “Entre Canções” (postado já no blog). A produção foi marcada, porém, por uma tragédia, quando o irmão do músico, Vander Lee, veio a falecer em agosto de 2016.
A morte inevitavelmente afetou o álbum, que acabou incluindo duas releituras do irmão – “O Dedo do Tempo no Barro da Vida” e “Pra Ser Levado em Conta” – e uma inédita, “Logo Ali”, composição inacabada de Lee com Rae Medrado finalizada por Marcos.
“É mais que uma homenagem. A gente produziu esse disco num período de luto, e conviver com o Eneias Xavier, diretor musical, foi reviver essas memórias e ter uma chance de matar um pouco a saudade”, reconhece o músico.
Para além da presença de Lee, o álbum marca uma guinada mais pop na discografia do mineiro. Se “Entre Canções” tinha um sabor mais regional, em “Leve”, Marcos mistura suas referências do Clube da Esquina e a sonoridade do Vale do Jequitinhonha a influências do samba e de compositores consagrados da MPB, como Luiz Melodia, Djavan e Chico Buarque.
Um encontro que foi selado e finalizado pelos anos de experiência de Xavier. “Ele traz uma leitura mais pop, diferente do disco anterior, com uma presença forte do power trio – guitarra, baixo e bateria – na maioria das canções, mas sem deixar de ser um disco bem mineiro, cheio de harmonias”, descreve Marcos. Além do diretor musical, o disco conta ainda com parceiros como o piauiense Ravel Rodrigues – que assina uma das faixas com Marcos – e Pereira da Viola, que toca em outra.
Tematicamente, Marcos afirma que as letras de “Leve” são um registro diverso e esponjoso do que ele absorveu nos últimos anos. “Eu trato do cotidiano, absorvo desde as novas tecnologias até essa dualidade que estamos vivendo, do radicalismo bipolar. O álbum vai na contramão dessas dicotomias, buscando um contraponto a elas nas nossas origens e nas relações amorosas”, descreve.
*por Daniel Oliveira (o tempo)

Se vc gostou adquiri o original valorize a obra do artista.
Voce encontra  esse disco no site
lojamusicaquevemdeminas.blogspot.com/

Download
CANTO SAGRADO

TAVINHO MOURA


Para completar mais dois excelentes discos do mestre Tavinho Moura.
Se vc gostar adquiri os originais valorize a obra do artista.

NOITES DO SERTÃO 1984 (TRILHA DO FILME)

Arquivo gentilmente cedido por Marcos Xavier administrador do blog  http://osbrutostambemouvem.blogspot.com.br/ aquém tenho meus sinceros agradecimentos.

 Download
CANTO SAGRADO


O AVENTUREIRO DO SÃO FRANCISCO 2004

Arquivo gentilmente cedido pelo amigo mineiro e maquinista Monjje do blog http://tremdeminas2.blogspot.com.br/  aquém tenho meus sinceros agradecimentos.

Download
CANTO SAGRADO



sábado, 17 de março de 2018

DELICIAS DE MINAS


ITAGUARA
Poderosa mistura
Mais uma parada para o almoço, desta vez em Itaguara, a 100 quilômetros de Belo Horizonte. Seguindo a sabedoria popular – “comida boa é comida bem-feita” – recebemos a indicação do Champagne Scotch Bar, no Centro da cidade. Não se impressione com o nome pomposo e globalizado, que remete à culinária francesa. Nada disso. O ambiente e a refeição têm sotaque mineiríssimo. Os donos, Elizabeth Santa de Moraes e Carlos Alberto Gonçalves Ribeiro, sugerem o fígado com jiló, que tem grande saída. Aceitamos a orientação de bom grado, sem qualquer arrependimento. Afinal, quem não gosta de tão poderosa mistura? Se o freguês quiser mais, pode pedir carne-de-sol com mandioca, peixe à dorê, caldo de feijão, dobradinha e outras delícias. Com larga experiência como cozinheiro, Carlos Alberto pilota as panelas e diz que o fígado, ao ser frito, deve ficar malpassado. O pulo-do-gato está em abafar a panela durante dois minutos, para garantir o ponto certo. Elizabeth é craque no tira-gosto e diz que, se precisar, o cozinheiro faz pratos internacionais. Basta encomendar com certa antecedência. 

 400 g de fígado de boi  1 cebola fatiada  1 pitada de orégano  1 colher de molho inglês  Tempero (alho e sal) a gosto  5 jilós fatiados  10 folhas de alface (para decorar)  2 tomates, um descascado e outro fatiado (para decorar)  10 azeitonas verdes (para decorar)

Como fazer Fígado com jiló
Fritar o fígado em óleo, deixando-o malpassado. Adicionar o jiló, a cebola, o orégano, o molho inglês e o tempero, fechar a panela e abafar por dois minutos. Forrar a travessa com as folhas de alface e fatias de tomate, colocar a carne e enfeitar com o tomate descascado e sem sementes e as azeitonas.
Receita fornecida por Elizabeth Santa de Moraes
e Carlos Alberto Gonçalves Ribeiro, de Itaguara
*sabores de minas

TAVINHO MOURA


Se vc gostar de algum dos discos adquiri o original valorize a obra do artista

CONSPIRAÇÃO DOS POETAS 1997

Download
CANTO SAGRADO



MINHAS CANÇÕES INACABADAS 2014

Download
CANTO SAGRADO

segunda-feira, 12 de março de 2018

FLAVIO VENTURINI - ANJO BOM (RETIFICAÇÃO)

Meus caros.
Fui informado pelo seguidor do blog Paulo Horta que o arquivo do disco anjo bom do Flavio Venturini estava com duas trilhas corrompidas.
Bom fiz a correção com novo upload do disco, porem quem já baixou o disco e tem as duas faixas ausentes fiz um upload apenas das duas trilhas para completar o disco sem precisar de baixar novamente.
Desculpe  e agradeço a compreensão de todos e exclusivamente ao Paulo pela informação. 

Faixas
Planeta sonho
criaturas da noite

Download
CANTO SAGRADO

domingo, 11 de março de 2018

PELAS TRIA E ISTRADINHAS DE MINAS

Imaginem um lugar que o silêncio fala mais alto?
São Bartolomeu está situado as margens do Rio das Velhas, e o distrito é conhecido pela tradição em doces. A Matriz de São Bartolomeu, a Capela de Nossa Senhora das Mercês e as histórias dos moradores pintam o cenário do local que faz parte do Caminho Velho da Estrada Real.
  • Festa da Goiaba (Abril-Maio): comemora o fim da colheita da goiaba, evento reúne shows, atividades culturais, passeios ecológicos e claro, a exposição de doces. Realizado pela ADAF (Associação de Doceiros e Agricultores Familiares) e já está na XXI edição.
  • Encontro de Tradições Culinárias (Junho): já está na III edição e celebra a gastronomia e cultura com muita música. Para o evento são criados pratos com receitas pelos moradores.
  • Festa de São Bartolomeu e do Divino Espírito Santo (Agosto): evento religioso com missas, procissões e cortejos que celebram a devoção, e a programação inclui shows e rodeio e já está na XXXIII edição.



TAVINHO MOURA (REPOST A PEDIDOS)


Mais alguns discos postado, mas se vc gostar de algum dos discos abaixo adquira o original valorize a obra do artista.


BEIRA DE LINHA 2015
Download
Senha: cantosagrado
CANTO SAGRADO


RUA DO CACHORRO SENTADO  2008

Download
CANTO SAGRADO



SINFÔNICO  2004 

Download
Senha: cantosagrado
CANTO SAGRADO


DELICIAS DE MINAS



SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO
Leve e sedutor
Por favor, a dona Gracinha?”, perguntamos. “Sou eu mesma!”, responde Maria das Graças Correia Miguel, da janela de sua casa, em São Gonçalo do Rio Abaixo. O município, com quase 9 mil habitantes, exibe, na parte alta, a bela Matriz de São Gonçalo, de 1711. Além do largo sorriso e da simpatia cativante, dona Gracinha nos recebe com pães de queijo e um cafezinho passado na hora. A casa está acabando de ficar pronta, mas o forno funciona a todo vapor. Na cesta coberta por um pano de prato, ela revela seu segredo: o tareco de queijo. Tareco? É, e o porquê do nome Gracinha não sabe explicar, mas garante que é o que menos importa. “Foi trocando receitas que minha filha acabou me mostrando a do tareco. Eu comecei a fazer por acaso, dentro de casa, até levar para Mariana. Um amigo adorou o biscoito, me encomendou e estou fazendo até hoje”, lembra a quitandeira, que também faz pães, roscas e bolos e já ganhou o segundo lugar num concurso. E justiça seja feita. Comer apenas um tarequinho é até maldade. Com o leve gosto do queijo, ele derrete na boca e dá uma vontade louca de comer mais e mais. 

 1 kg de farinha de trigo com fermento
 1 xícara (chá) de açúcar cristal
 200 g de queijo ralado
 100 g de manteiga
 1 copo (200 ml) de leite
 1 copo (200 ml) de óleo
 1 colher (chá) de canela (opcional)
 Meia colher (chá) de sal
 5 ovos

Como fazer Tareco de queijo
Pôr todos os ingredientes (menos o queijo) numa vasilha e amassar bem. Acrescentar o queijo e sovar até ele se juntar à massa. Enrolar no tamanho de bolinhas de pingue-pongue e, com as mãos, achatar. Num tabuleiro untado com óleo, levar ao forno a 250 graus, até dourar. Rende 50 biscoitos. 

Receita fornecida por Maria das Graças Miguel,
de São Gonçalo do Rio Abaixo (31-3833-5505)
(sabores de minas)


sábado, 10 de março de 2018

TAVINHO MOURA (REPOST A PEDIDOS)


Se vc gostar de algum dos discos abaixo adquira o original, valorize a obra do artista.

Repost a pedido do seguidor do blog Ubiratan Guimarães

COMO VAI MINHA ALDEIA 1978

 Download
CANTO SAGRADO


TAVINHO MOURA 1980

 Download
CANTO SAGRADO


TRINDADE - TAVINHO MOURA - MARCUS VIANA - CARLA VILLAR  1993

Download
CANTO SAGRADO


CRUZADA  2001

Download
CANTO SAGRADO


DIADORADO  1995

Download
CANTO SAGRADO


FOGUEIRA DO DIVINO  2005

Download
CANTO SAGRADO

sexta-feira, 9 de março de 2018

TAVINHO MOURA - ANJO NA VARANDA - (EXCLUS. CSDT)

Excelente álbum de Tavinho Moura recomendadíssimo !!!
Estava combinado, logo começaríamos a gravar Conspiração dos Poetas 2. No repertório, músicas da Fogueira do Divino, do CD Rua do Cachorro Sentado, inéditas de Ó Deus Salve o Oratório mais as letras novas que Fernando Brant foi me passando. Se alguma coisa desse errado seria culpa do duque de Brabant, o monarca da cerveja.
Chiquito Braga, Denise e Beto Lopes vieram à minha casa, fizemos uma noitada musical e Clara Clara Clara ganhou a noite. Liguei, marquei estúdio, começamos o CD. Eu e o Beto, multimúsico, baixo acústico, baixo flats, violão sete cordas, trompete, vocais, aproveitamos as que já estavam nas mãos: O Sono do Rio, Casa de Barro, Encontro das Águas, A Grande Graça, O Fruto do Ouro e Cabaré Mineiro.
A leveza, o tudo sem esforço do Trio Amaranto, do Gabriel "gaita" Grossi e do finório violão de Chiquito Braga doaram belezas a Clara Clara Clara.
Me debrucei sobre a letra de A Música e o Circo, chamei o Beto para parceiro e tive a ideia de não utilizar acordes, somente notas soltas. Nelson Ângelo, no diálogo entre uma nota e outra, foi unificando a harmonia com notas estelares extraídas do piano. Mariana Brant em suavidades reuniu tudo. Canção feita em homenagem ao cineasta Schubert Magalhães que foi trapezista e gostava de narrar o dramático momento do salto, onde a música é quem rege tudo.
O Anjo na Varanda: Na casa Zanine de Vera Brant em Brasília, Fernando Brant, Ronaldo Bastos e eu, por diversas noites, tivemos o prazer de renomadas companhias e fizemos noitadas de música e poesia sob um flamboiã inchado de flores. Em cada noite um pouco da história política e cultural do Brasil nos últimos 40 anos.
Fernando Brant e seu modo menino: eu também conservo o meu e por muitas viagens falamos sobre isso -amizade. Um estando com o outro, mesmo que as distâncias sejam grandes. Acordei às 5:30, peguei o violão. Senti meu amigo sorrir para a canção que nasceu pronta. Ronaldo Bastos fortaleceu, confirmou, sorriu mais alto: Menino Bente Altas.
Dona do Olhar: às vezes saía da gaveta uma letra guardada, já escrita há mais tempo. Cheio de acanhos sacava do bolso o papel dobrado: o que você acha? Estava ali um rio grande, secretas pasárgadas só dele.
Serra da Lua: fui a Roraima procurar aves, conhecer. Queria ver e se possível fotografar a jandaia-sol, urú-do-campo, dançarino-de-coroa-amarela. Os amigos Vivi lngarikó e Estevão Yanomami me levaram até a aldeia Wapichana, no pé da Serra da Lua. Lugar de poder próprio, habitado por gente atrás de fôlego pra viver, com quem se aprende e se supre de tranquilidade e beleza. As músicas que cantam têm a idade do Brasil.
Assisti a várias apresentações de Arena Conta Zumbi e a música Morte de Zambi foi uma inundação, uma emoção que nunca me largou.
O Sono do Rio: em segundos que não se percebe o rio dorme e tudo para: cachoeiras, corredeiras, olhos d'água. Só quem sabe vê a folha, o graveto que cai e não sai do lugar. Nessa hora a água não serve para ser bebida. Quem acorda o rio fica louco.
Encontro das Águas, O Fruto do Ouro, Casa de Barro e A Grande Graça fazem parte do repertório do musical Fogueira do Divino.
Cabaré Mineiro: Tânia Alves... Avana, Estrela do Norte. Tavinho Moura... Ernesto, guerrilheiro e amante ciumento, no filme de Carlos Alberto Prates Correia.
A ideia de repetir no palco o que era feito no quintal deu certo. Paixão e Fé. Cantar, conversar sobre tudo. Nestor Sant'Anna ajudou nos primeiros passos. Depois Conspiração dos Poetas, com Beto Lopes e Mariana Brant, dias e noites foram se abrindo por mais de 20 anos. Assustamos pássaros, inebriamos flores e gente sob o céu de Brasília e até de Paris. Fernando Brant faz soar as palavras que escreve. Possui a chave desse reino e poesia é seu pão. Ronaldo Bastos ditou a nova Conspiração. Eu e Mais Você. A beleza é quem faz acontecer Bárbara Barcelos em Grande Graça, Paulinho Carvalho revisitar Cabaré Mineiro e a guitarra em tudo própria de Wilson Lopes. Vamos todos misturados, alegres como o diabo atravessando em cirandas o sertão. O ANJO NA VARANDA é nossa Conspiração dos Poetas 2. (site oficial)

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
contato@tavinhomoura.com.br
Belo Horizonte
MG
Brasil 

Download
Release do album
CANTO SAGRADO

terça-feira, 6 de março de 2018

FLAVIO VENTURINI - ANJO BOM

Mais uma postagem a pedido da seguidora do blog Silvana.
CD Flávio Venturini - Anjo Bom  (2012) - Grandes Sucessos - Coletânea com 15 músicas deste cantor, músico e compositor mineiro. Flávio iniciou sua carreira no grupo de rock progressivo "O Terço" onde permaneceu de 1974 a 1976. Após sua saída, em 1979 cria o grupo 14 Bis, o qual fez grande sucesso entre 1980 e 1989, com músicas como "Planeta Sonho", "Linda Juventude" entre outras. Em 1982 lançou seu primeiro álbum solo, intitulado "Nascente". Em 1989 deixa o 14 Bis para dar continuidade em sua carreira solo.  Esta sensacional coletânea reúne 15 grandes sucessos do cantor. 

1. Noites Com Sol
2. Nascente
3. Paisagem Da Janela
4. Espanhola
5. O Trem Azul
6. Princesa
7. Planeta Sonho
8. Anjo Bom (com Lô Borges)
9. Criaturas Da Noite
10. Paixão E Fé (com Tavinho moura)
11. Pensado Em Você
12. Manuel O Audaz
13. Emmanuel (com Milton nascimento)
14. Natural (com 14 bis)
15. Casa Encantada (com o terço)

 Se vc gostou adquiri o original valorize a obra do artista.
Download (link corrigido)
CANTO SAGRADO

domingo, 4 de março de 2018

TAVINHO MOURA - ENGENHO TRAPIZONGA / CABOCLO D`ÀGUA (REPOST A PEDIDO)


Repost a pedido da seguidora do blog Silvana.

ENGENHO TRAPIZONGA
Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista
Download
CANTO SAGRADO


CABOCLO D´`AGUA
Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista
Download
CANTO SAGRADO