Translate

domingo, 24 de dezembro de 2017

ELAS DE MINAS - (EXCLUS. CSDT)

Um dia algumas canções se encontraram. Eram muitas, diferentes, especiais. Eram mais que suas próprias vozes, eram mais que apenas "elas". guardavam outras em si, falavam do mundo, de Minas, da natureza, dos homens, das montanhas, das flores, dos ritmos, das tradições, contradições, deidades, da novidade, das ruas, e tinham "elas" algo em comum; eram feitas e cantadas por mulheres. Foram bordadas com a linha da voz, com a cor da alma e a força da poesia.
(Brisa Marques)

Setenta e três cantoras se inscreveram para o projeto Elas de Minas, iniciado no ano passado. Destas, nove foram selecionadas para gravar para um disco canções de autoria de compositoras também do estado.
A curadoria do projeto foi de Gerald Seligman, Maurício Ribeiro e Márcio Borges. Houve dois processos de seleção. No momento inicial, foram escolhidas as canções (173 foram inscritas e 12 selecionadas e gravadas). Entre elas estão 'Enquanto o cais', de Laura Lopes e Luiza Brina (também selecionadas como intérpretes), 'Moacir', de Jabu Morales e Nega Lucas, 'Rosa', de Érika Machado e 'Canção da voz', de Leonora Weissmann e Rafael Martini.

“Depois (das músicas) é que selecionamos as cantoras. Não são as nove melhores cantoras de Minas, mas as melhores para interpretar as canções selecionadas”, afirma Lailah Gouvêa, produtora-executiva do projeto. A ideia com o Elas de Minas é, de acordo com a produtora, registrar o momento atual da produção musical do Estado. “Para mim Minas está vivendo sua época de ouro e, principalmente, com a música gerada pelas mulheres.”
 
Quem são elas

>> Brisa Marques – Também atriz, letrista e apresentadora de TV, tem parceria com Mestre Jonas, Murilo Antunes, Flávio Henrique, Laura Lopes e Luiza Brina.

>> Carine Corrêa – Cantora, pianista e compositora, atualmente, a mineira vive no Rio de Janeiro.

>> Déa Trancoso – Com 25 anos de carreira, a cantora do Jequitinhonha tem um selo, Tum Tum Tum Discos, lançou três álbuns e foi indicada duas vezes ao Prêmio da Música Brasileira.

>> Irene Bertachini – Idealizadora do Festival Palavra Som e do coletivo de compositoras Ana, também canta no grupo Urucum na Cara.

>> Juliana Perdigão – Vivendo atualmente em São Paulo, a cantora tem um disco solo, Álbum desconhecido (2012), e trabalhos com grupos como Corta Jaca e Graveola.
>> Laura Lopes – Com um álbum, 'Abaporu' (2012), lançado, ela compôs canções gravadas por Luiza Brina e Transmissor. É também integrante do grupo Frito na Hora.

>> Lívia Itaborahy – Está preparando seu álbum de estreia. Desde 2009, apresenta-se ao lado do violonista Emerson Carlos.

>> Lysia Condé – Radicada no Rio Grande do Norte, a cantora já gravou músicas de Heitor Villa-Lobos, Ná Ozzetti, Itamar Assumpção e Jacob
do Bandolim.

>> Marina Machado – Com 20 anos de carreira e quatro álbuns lançados, ela é fundadora da Cia. Burlantins e cantou com Milton Nascimento entre 2003 e 2006 na turnê 'Pietá'.

01 - Enquanto o Cais (Laura Lopes e Luiza Brina) cantam Lívia Itaborahy e Marina Machado
02 – Panorâmica (Leopoldina e Mestre Jonas) canta Laura Lopes
03 – Estreleira (Déa Trancoso) canta Irene Bertachini
04 – Moacir (Jabu Morales e Nega Lucas) canta Carine Corrêa
05 - Aos Pés do Mar (Irene Bertachini e Leandro César) canta Lysia Condé
06 – Rosa (Érika Machado) canta Marina Machado
07 – Licença (Irene Bertachini) cantam Déa Trancoso e Lysia Condé
08 - Canção da Voz (Leonora Weissmann e Rafael Martini) canta Juliana Perdigão
09 - Olho D'água (Juliana Stanzani, Dudu Costa e Daniel Lovisi) canta Lívia Itaborahy
10 - Filho de Pemba (Michelle Andreazzi, Gabriel Goulart e Luiz Lobo) canta Déa Trancoso
11 - No Mar (Laura Lopes e Marina de Castro) canta Brisa Marques
12 - Atire Sorrisos (Brisa Marques e César Lacerda) cantam Brisa Marques, Carine Corrêa, Déa Trancoso, Irene Bertachini, Juliana Perdigão, Laura Lopes, Lívia Itaborahy, Lysia Condé e Marina Machado


Se vc gostou adquiri o original valorize a obra do artista.
Download
CANTO SAGRADO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário