TITANE
Intérprete por excelência, TITANE faz parte da geração que renovou a MPB nos anos 80. Em seu repertório comungam, em estado sempre híbrido, músicos da nova geração de Minas, clássicos da MPB, temas instrumentais, canções tradicionais e influências do congado mineiro, manifestação artístico-religiosa de raízes afro-brasileiras.
Nos anos 80, gravou seu primeiro disco, Titane (1987), com músicas de autores de sua geração, em sua maioria inéditos, como Luiz Tatit e Juca Filho, que contrastavam com temas tradicionais da cultura popular brasileira. A sonoridade partia principalmente de instrumentos acústicos e percussão.
Já nos anos 90, assinou contrato com a gravadora Eldorado para gravar seu segundo disco, Verão de 2001 (1990), produzido por Zuza Homem de Mello, onde assumiu a interpretação de autores clássicos da MPB, como Milton Nascimento e João Bosco. Até 1992, viveu em conexão constante entre Minas e São Paulo. Depois, começou a produzir o espetáculo Inseto Raro, que teve vida longa, circulou pelo Brasil e pela Europa e resultou no disco de mesmo nome, gravado ao vivo em Ouro Preto, em 1996, licenciado para o selo Atração Fonográfica, de São Paulo.
A partir de 2000, passou a ser acompanhada por banda formada pelos músicos Weber Lopes, Ivan Corrêa e Sérgio Silva. Com eles, criou o disco Sá Rainha (2000), com canções de compositores de identidade afro-mineira, como Maurício Tizumba e Pereira da Viola, além de outros músicos da geração de Titane, como Chico César e Zeca Baleiro. O disco foi licenciado para o selo Lapa Discos, de Belo Horizonte.
Em 2005, estimulada pelo desejo de se apresentar acompanhada por coro, Titane promoveu oficinas de iniciação artística para jovens, em parceria com o diretor de teatro João das Neves e com a preparadora corporal Irene Zivianni. O resultado desta oficina foi o espetáculo Titane e o Campo das Vertentes, apresentado em cidades de Minas Gerais e outros estados do Brasil. Esta experiência resultou em uma metodologia de formação artística que integra práticas musicais, cênicas e corporais, atividade a que Titane se dedica, por meio dos projetos realizados pela Associação Campo das Vertentes, fundada em 2008 em Belo Horizonte.
O disco Ana (2008) reúne composições dos principais artistas da nova cena da música mineira. O disco está disponibilizado gratuitamente na internet e foi lançado em um show com vários recursos tecnológicos de grande impacto estético e conceitual.
Titane e o campo das vertentes, este disco traz quatro faixas que integram o repertório do espetáculo Titane e o Campo das Vertentes, gravado ao vivo durante a sua estréia no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, em 2006. As músicas são de autoria de Sérgio Pererê e a quarta faixa traz citações de “Dói Coração” e “Pode Chorar”, domínios públicos do congado mineiro.
TITANE 1986
Dedicado à Fundação de Educação Artística, o primeiro disco da cantora mineira Titane, foi lançado de forma independente, originalmente em vinil - em 1986. Em CD, em 1999, pela Lapa Discos.
direção musical de Geraldo Vianna, arranjos de Guilherme Paoliello e Amaranto, e projeto gráfico de Otávio.
1- Canção da lua nova (João F. Rodrigues - Rubinho do Vale)
2- Barranco (Ronaldo Garcia - Juca Filho)
3- Adoniran no Céu (Eugênio Gomes)
4- Enredo de fé (Sávio Henrique)
5- Canção para nascer de novo (Rogério Leonel - Antônio Barreto)
6- Brasil século V (Zé Neto - Lô Borges)• Toré (Zé Neto)
7- Vinheta
8- Fujão (Zé Neto)
9- Giramundo tremedá (Luiz Edgar Ferraz de Oliveira)
Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista
Download
CANTO SAGRADO
senha/passaword
cantosagrado
TITANE VERÃO DE 2001 - ( 1990)
1. Transversal (Juca Filho)
2. Karatê (Egberto Gismonti)
3. Mar de Minas (Sergio Mattos / Arimatã Martins)
4. Paula e Bebeto (Milton Nascimento / Caetano Veloso)
5. Briga de Faca (Sergio Ricardo)
6. São Paulo São Paulo (Osvaldo Luis / Mário Biafra / Claus / Wandy / Marcelo Galbetti)
7. Noites do Sertão (Tavinho Moura / Milton Nascimento)
8. Foi-se o Que Era Doce (João Bosco / Aldir Blanc)
9. Dúvidas (Luis Tatit)
10. Bocochê (Baden Powell / Vinicius de Moraes)
Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista
Download
CANTO SAGRADO
senha/passaword
cantosagrado
TITANE INSETO RARO - 1996 AO VIVO EM OURO PRETO
Gravado ao vivo no Teatro Casa da Ópera em Ouro Preto, em 1996, Inseto Raro registra o show que já tinha três anos de estrada. O repertório abrange desde o cancioneiro do Vale do Jequitinhonha, passando por marchinhas de carnaval até clássicos da MPB. O disco foi dirigido pelo dramataurgo João das Neves com participação do violonista Gilvan de Oliveira e do baixista Paulo Lepetit. Uma das inovações de Inseto Raro é o uso de um tablado de madeira como instrumento de percussão, na faixa Miragem do Porto.
1 - Canto de desalento
Toninho Horta - Rubens Téo
2 - Os outros românticos
Caetano Veloso
3 - Tiro de misericórdia
João Bosco - Aldir Blanc
4 - Noites do sertão
Milton Nascimento - Tavinho Moura
5 - Cabelo loiro
Tião Carreiro - Zé Bonito
6 - Folia de príncipe
Chico César
7 - Tirana da Rosa
Tradicional
8 - Miragem do porto
Lenine - Bráulio Tavares
9 - Desafinado
Tom Jobim - Newton Mendonça
10 - É de amargar
Capiba
11 - Felicidade
Luis Tatit
12 - E daí? (A Queda)
Milton Nascimento - Ruy Guerra
13 - A lavadeira, o Varal e a saudade
Maurício Pereira - André Abujamra
14 - Galope
Gonzaguinha
15 - Torto
Edvaldo Santana - Sobre poema de Haroldo de Campos
16 - A página do relâmpago elétrico
Beto Guedes - Ronaldo Bastos
17 - Senhora do Rosário
Congadeiros de Oliveira
Chorei, canarinho
Tradicional
Músicos
Gilvan de Oliveira - Paulo Lepetit - Bento Mendes
Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista
Download
CANTO SAGRADO
senha/passaword
cantosagrado
SE
Ah, acabo de fazer um comentário no outro post seu sobre a respostagem do primeiro disco dele. Desculpe! Seria de alguma forma possível trazê-la em formato 320kbps? Senão tá ótimo do mesmo jeito, obrigadíssimo!
ResponderExcluir