Translate

terça-feira, 27 de junho de 2017

BRAZ DA VIOLA - FLORESCÊ - (EXCLUS. CSDT)

Braz da Viola, é natural de Consolação -MG, hoje morando no interior do estado de São Paulo é um multiinstrumentista, luthier, regente e professor de viola. Ministra oficinas de viola caipira em diversas cidades do Brasil. Tocou com diversos violeiros consagrados do Brasil como Roberto Corrêa, Paulo Freire, Renato Andrade, Pereira da Viola, Ivan Vilela e com a dupla Zé Mulato e Cassiano. Trabalhou com Inezita Barroso, onde a cantora se apresentava acompanhada pela Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos.

Biografia

Começou a tocar violão aos 15 anos. Tomou contato com a viola por intermédio de seu tio, Braz Aparecido, radialista e compositor, que teve obras gravadas por Tonico e Tinoco, Vieira e Vieirinha e Liu & Léu. Aprendeu a tocar viola com Dino Barioni. Em 1991, fundou a Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos com o objetivo de divulgar e popularizar a Viola Caipira e, também de formar e agrupar violeiros . É regente da referida orquestra. Em 1999, desenvolveu trabalho de divulgação e popularização da viola caipira com a "Orquestra Viola de Coité". Neste mesmo ano fundou o grupo "Viola Serena" em Itamonte -MG. Em agosto de 2006, foi um dos representantes do Brasil no Festival of World Cultures em Dublin, na Irlanda. Braz tem editado seguidamente o curso Viola nas Montanhas que está na sua 14ª edição, para a prática de repertório para iniciantes e iniciados médios.

Luteria

Aprendeu o ofício de da construção da Viola Caipira com Renato Vieira, da fábrica de violas XADREZ. Em 1994, implantou duas oficinas de luteria em São José dos Campos e uma em São Francisco Xavier. Atualmente constrói em oficina própria Violas-de-cocho, instrumento típico do Pantanal Mato-grossense.



Confesso que achar algum arquivo de Braz da viola na web é mesmo que achar agulha num palheiro, é a coisa mais rara.
Depois de meses de procura e imensos contatos consegui adquirir este belíssimo trabalho "Florecê" disco de 2001 e não foi fácil uma vez que recebi este arquivo em CD-R  de um seguidor do blog brasileiro radicalizado na Itália da cidade de Crotone da região da Calábria, meus sinceros agradecimento ao Sr.Carlos Monsanto.
A vida tem dessas coisas e a musica sempre será universal e ponte entre povos.

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
CANTO SAGRADO

2 comentários:

  1. Sensacional! a muito tempo que procurava cd do Braz da Viola,e não achava,só aqui mesmo no Cantosagrado!
    Valeu demais!

    ResponderExcluir
  2. saudade das cantorias meu amigo um abraço.

    ResponderExcluir