Translate

terça-feira, 4 de julho de 2017

RICARDO RODRIGUES - MÚSICA ORGÂNICA


Certo dia ao cair da tarde voltando do trabalho depois de um dia estressante no oficio de chefe de escritório de uma empresa de engenharia civil,  quando passando pela uma praça central da cidade ( Para de Minas ) me chamou atenção um grupo de espectadores e uma turma de músicos fazendo um som instrumental de altíssima qualidade e profissionalismo, fiquei um bom tempo degustando belíssimos acordes que meu cansaço logo foi embora, lembro que era o ano de 2011 ou 2012.
Bom, mas o que mais me chamou atenção foi o guitarrista com um estilo a Toninho horta (eles estavam tocando jazz) fui pra casa pensando quem seria tal musico aqui de Para de minas com tamanho profissionalismo, fiquei surpreso porque infelizmente aqui em Para de Minas o que reina tanto nas emissoras de rádio, festas populares e algumas casas noturnas etc etc é a purgante cultura do breganejo, bons artistas são poucos e ocultos.
O tempo passou e depois de algum tempo vim a descobrir que aquele jovem e talentoso musico era  Ricardo Rodrigues que inclusive esta acompanhando alguns artistas pelo Brasil com o projeto Dandô circuito de musica Dércio Marques.
Aproveitando quero desejar ao Ricardo imenso sucesso e parabenizar por ser e fazer diferente e um dia agente trocar umas ideias musicais.

Ricardo Rodrigues
Músico mineiro, compositor e instrumentista graduado em violão pela Universidade do Estado de Minas Gerais e pela Bituca – Universidade de Música Popular.
Diretor e coordenador do curso de violão da Escola de Música Arte Nossa de Pará de Minas desde 2002
Dentre seus trabalhos musicais destacam-se:
Cd “Terra, Baú e Verso” lançado em 2016 – canções autorais.
Cd “Música Orgânica” lançado em 2012 – músicas instrumentais autorais.
Cd “Tons” lançado em 2008 – canções autorais.
Composição e execução (ao vivo) da trilha sonora da peça teatral “O Homem da Cabeça de Papelão” inspirada no conto de João do Rio. Grupo de Teatro Iluminartt. Adaptação e direção Claúdia Jordão (2013).

Composição da trilha sonora e sonoplastia para a peça “Essas Mulheres” de Claudia Jordão encenada pelo grupo de teatro Maracutaia de Pará de Minas em 2012.
Composição da trilha sonora e sonoplastia para a peça infantil “O Rapto das Cebolinhas” de Maria Clara Machado. E execução da trilha sonora na peça teatral “Luna Clara e Apolo Onze” de Adriana Falcão, ambas encenadas pelo grupo de teatro Iluminartt de Pará de Minas em 2012. Direção de Isabel Faria.
Seleção de sonoplastia e composição para o monólogo “Anita Malfatti – tomei liberdade de pintar a meu modo” de Claúdia Jordão em 2012
Espetáculo“Revivendo o Choro” do Grupo ZabumBrasil 2008,
Espetáculo “Maneira Mineira” do Grupo Aluá (Itauna -MG) em 2007

URBANO MEDEIROS E RICARDO RODRIGUES


Quando se visita um amigo, não necessariamente combina-se o que conversar.
Porque precisamos fazer isso em música? Não pense, toque o que quiser. O que lhe vier às mãos.
Assim disse-me Urbano Medeiros, dentro do Estúdio de Airton, com os microfones ligados, em resposta às minhas perguntas: Que música vamos tocar? Você trouxe partitura? Cifra?
Gravamos sem metrônomo, sem compasso, sem tom, com tom, com compasso, escalas híbrídas, acordes aleatórios, polirítmia, notas evitadas.
A única regra válida era: não ter regras.
No meio da “aparente” desordem sonora desta brincadeira musical comtenporânea e abstrata, surgiram oásis mineiros, semitas, de samba, minimalísticos e quiçá jazzísticos
Para minha forma de fazer música tudo novo. Para Urbano e Airton mais um de tantos laboratórios.
Saí do estúdio pensando: música espontânea, sem maquiagem, orgânica. Cabeça de criança e dedos de adulto.
Um olhar musical no mínimo atípico.
 https://riodeasas.wordpress.com

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
CANTO SAGRADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário