Translate

domingo, 6 de setembro de 2015

PELAS ISTRADINHAS DE MINAS

Rio Acima é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2006 era de 8.096 habitantes. Situa-se a 34 quilômetros de Belo Horizonte, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Possui diversas cachoeiras e nascentes. É a única cidade mineira com 100% do território localizado dentro da APA Sul - área de proteção ambiental que comporta 14 municípios da Grande BH.
Em sua divisa com Itabirito, encontra-se um dos mais relevantes trechos da Estrada Real. Trata-se da estrada que fazia a ligação entre Santa Bárbara e Ouro Preto através da única passagem na serra do Espinhaço. Esta passagem é um local conhecido como "Bocaina" e está localizado na serra do Gandarela, que faz parte da serra do Espinhaço. Sendo a única passagem para a Serra do Ouro Fino (Sta Barbara), os escravos fugitivos, na época do império, armavam ciladas para as tropas reais em busca de ouro, armas, animais de carga e suprimentos.
O então governador da província, Visconde de Barbacena, seguindo ordens de Portugal, construiu uma base para garantir a passagem onde hoje é conhecido como a "Fazenda da Casa de Pedra".

Conheça mais !

Visite Rio Acima - Conheça e explore

Nenhum comentário:

Postar um comentário