Translate

domingo, 1 de fevereiro de 2015

RICARDO VIGNINI E ZE HELDER - MODA DE ROCK - VIOLA EXTREMA

Em 2007, dois violeiros nascidos em 1973 e membros da banda Matuto Moderno, se
juntaram para tocar e adaptar clássicos do rock para viola caipira. A ideia inicial de
Ricardo Vignini e Zé Helder era mostrar a potencialidade do instrumento para seus
alunos e lembrar-se das diversões da adolescência que tinham essa música como
trilha sonora. O lançamento do CD “Moda de Rock & Viola Extrema” em 2011 se tornou um sucesso de mídia, vendas e de shows realizados em diversas regiões do Brasil e nos EUA. Transformando “In the Flesh do Pink Floyd em uma singela valsinha, Aces High do Iron Maiden e Master of Puppets do Metallica ganharam uma levada de pagode de viola. Além destas, o CD conta com faixas de Led Zeppelin, Beatles, Jimi Hendrix, Megadeth, Sepultura, Nirvana, Jethro Tull e Ozzy Osbourne executadas apenas com duas violas de forma instrumental. A faixa Aqualung, Jethro Tull, tem a
participação do também violeiro Renato Caetano e Kaiowas, Sepultura, tem o
palmeado e sapateado de catira de Edson Fontes dos grupos Os Favoritos da Catira e
Matuto Moderno.
O CD foi masterizado no Abbey Road Studios em Londres, estúdio que gravou 90% da
obra dos Beatles, Pink Floyd, Foo Fighters, Green Day. Produzido por Ricardo Vignini,
lançado pelo selo Folguedo, que é exclusivamente dedicado a música de viola “Moda
de Rock” tem a distribuição da Tratore.
Em 2012 foi o lançamento do primeiro DVD do “Moda de Rock” com as participações de Pepeu Gomes, Kiko Loureiro e Os Favoritos da Catira, as gravações aconteceram nos SESCs Pinheiros e Pompéia. E também a primeira turnê pela Europa.
Ricardo Vignini - São Paulo

É um dos violeiros mais atuantes do Brasil, produtor e pesquisador de cultura popular do sudeste, ao lado da banda Matuto Moderno gravou quatro CD´s, lançou em 2010 o CD solo instrumental “Na Zoada do Arame” e participou dos principais eventos sobre a viola no Brasil. Dono do selo Folguedo dedicado a música caipira.
Foi um dos palestrantes no "Primeiro Seminário Nacional de Viola Caipira" - 2008, realizado em Belo Horizonte/MG". Dividiu o palco com os artistas americanos Bob Brozman em turnê brasileira em 2003 e Woody Mann em 2006 e 2008, em 2006 também tocou com Christiaan Oyens e o gaitista Sérgio Duarte.

Acompanha as cantoras Kátya Teixeira e Maria Dapaz. Leciona viola caipira e guitarra há 18 anos e produz CD´s de vários artistas há 12 anos. Produziu três CDs e um DVD do Índio Cachoeira. Tocou e gravou também com: Socorro Lira, Pena Branca, Levi Ramiro, Pereira da Viola, Os Favoritos da Catira, Ivan Vilela, Paulo Simões, Paulo Freire, Roberto Correa, Renato Teixeira, Almir Sater.





Zé Helder - Cachoeira de Minas - MG

Zé Helder tem dois CDs solos: “A Montanha” (Pedralva - 2004) e “No Oco do Bambu” (São Paulo – 2009), com participações especiais de Ivan Vilela, Dani Lasalvia, Índio Cachoeira, Guca Domenico.
Gravou também com o grupo Orelha de Pau (2002), além de participações em CDs de diversos artistas, entre eles Levi Ramiro e o CD Caminho da Fé, da Cantora Walgra Maria, produzido por Dércio Marques.
Acompanhou a cantora Ceumar.Também tem algumas composições gravadas por artistas do sul de Minas. Em 2010, passou a integrar o grupo Matuto Moderno, onde assumiu a viola (junto com Ricardo Vignini) e os vocais (junto com Edson Fontes).
Formado em Licenciatura Plena em Música, criou o curso de viola caipira no Conservatório de Pouso Alegre (CEMPA), e atualmente leciona o instrumento no Conservatório Municipal de Arte de Guarulhos. Ricardo Vignini é Zé Helder são endorsee da D'addario e Terra Brasil da Tagima.


 BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:
Ricardo Vignini & Zé Helder - Moda de Rock - CANTO SAGRADO DA TERRA.rar

Nenhum comentário:

Postar um comentário