Translate

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

ZEBETO CORRÊA - AMORES E OUTRAS FLORES


Natural da cidade de Itauna - Mg mas radicalizado em Belo Horizonte, cantor, compositor, violeiro e violonista, Zebeto Corrêa vem se destacando dentro do cenário da Música Popular Brasileira, com um trabalho coerente e sólido, sempre pautado pela qualidade e pelo bom gosto de letras, arranjos e interpretação.
Artista premiadíssimo nos Festivais de Música pelo Brasil, já conquistou mais de 300 prêmios em diversos estados brasileiros. Zebeto começou a sua trajetória musical com a banda “FOGO NO CIRCO”, quando gravou seu primeiro disco, que levou o nome da banda. Posteriormente, em carreira solo, lançou dois outros discos: o “MUITO PRAZER”, o “CINE METRÓPOLE”. A partir de 1993, em parceria com o cantor e compositor Bartholomeu Mendonça iniciou um trabalho como dupla. Assim nasceu seu primeiro CD – “ALÉM DA CURVA DO RIO”, em 1995, numa produção independente com composições próprias. Já em 1998, outro disco, intitulado “PRINCÍPIOS” foi lançado em São Paulo, com apresentação na casa de espetáculos “TOM BRASIL”. Em 1999 Zebeto Corrêa lançou ao lado do parceiro Bartholomeu Mendonça o CD – “Alma Brasileira” com shows em Belo Horizonte, interior de Minas, Brasília e São Paulo. Depois de se apresentar no palco do Sesc Pompéia, em São Paulo, em fevereiro e julho de 2000, ainda em dupla com Bartholomeu Mendonça, Zebeto participou e foi semifinalista, do Prêmio Visa de MPB, promovido pela Rádio Eldorado de São Paulo, classificando-se entre mais de 2.700 compositores do país.
Partindo para a carreira solo a partir de 2001, e depois de ser considerado pelo crítico e editor do caderno 2 do Jornal Estado de São Paulo, jornalista Mauro Dias, como “um dos maiores cantores brasileiros surgidos na última década”, Zebeto Corrêa lançou em 2003 o CD – “Outro Lado da noite”, em parceria com o poeta Caio Junqueira Maciel. Esta parceria se revela uma árvore de muitos e saborosos frutos, gerando mais de 40 canções e três projetos: o livro/cd infanto-juvenil “Era uma voz”, gravado e produzido em 2005, o CD – “Trilhas da Literatura Brasileira – Ouvir para ler” lançado em 2007, e o CD – “Recados de Minas”, lançado em 2009. Em 2012, lançou dois novos CDs: o primeiro deles “Sotaque Brasileiro”, em homenagem aos seus 25 anos de festivais e com algumas de suas canções premiadas, algumas delas com mais de 40 prêmios. Lançou também um disco em parceria com o poeta Jorge Ferreira, o “Balé das almas”, com participações especiais de Wagner Tiso, Victor Biglione e Simone Guimarães, entre outros. Os dois discos foram lançados em turnê por 11 cidades de Minas Gerais e Distrito Federal apoiada pela Souza Cruz.
Em 2014 lançou novamente mais dois discos: O CD – infantil – “Poemas para cantar e dançar” em parceria com o grupo de escritores mineiros COLETIVO 21 e o CD – “O feitiço da Palavra”. Em 2017 lançou o CD – “Horizonte aberto” com show no Conservatório da UFMG. Um dos maiores vencedores de festivais da canção pelo país, com mais de 300 prêmios recebidos em 17 estados brasileiros, o artista acredita que os festivais de música se tornaram uma fonte de trabalho para os compositores e uma forma de divulgação de sua obra.
*texto extraído http://www.ritmomelodia.mus.br

O DISCO
Após um longo caminhar pelo universo da Musica Erudita, comecei a me aventurar em outros estilos que, até então, conhecia superficialmente. Assim, no último ano, dediquei-me a descobrir o Jazz, a música de bandas, fanfarras, grupos de percussão, e a MPB. Na condição de iniciante, não me considero habilitado a emitir qualquer juízo de valor absoluto sobre o assunto, e é nessa circunstância que escrevo a presente crítica: com as minhas impressões, entendimentos e sensações sobre a obra fonográfica “Amores e Outras Flores”, de Zebeto Corrêa, com a participação de inúmeros artistas trirrienses.
Para “absorver” uma peça musical, você deve realizar uma escuta ativa, com total atenção à obra, sem tratá-la como mera “trilha sonora de seu cotidiano”. Assim, dediquei uma fração de quarta-feira passada para uma atenta escuta do CD a mim presenteado pelo médico pediatra Dr. Patrick Monnerat, coautor da obra em questão.
Acompanhei as canções através da leitura do encarte. Letra de agradável poética sentimental, emoldurada por uma música de sutilezas, resultado da leveza no emprego instrumental. A execução das peças é justa e habilidosa, e nos surpreende em saber que foram trabalhadas por músicos talentosíssimos da cidade de Três Rios.
Outro ponto notável que gostaria de elogiar é o competentíssimo trabalho como técnico de áudio realizado pelo músico Davi Gomes realizado em seu estúdio, que não deixa a desejar se comparado à produtoras de maior porte. Capa e acabamento elegante e zeloso, ilustrado com pintura do artista plástico Jorge Dip.
Por fim, parabenizo a união de forças cuja resultante é uma gravação que consolida o trabalho e o talento de nossa gente.
Por Vinícius Pereira

Vc pode acessar nas principais plataformas digitais
Contato
Zebeto Corrêa: (31) 99616 – 8829 | zebetocorrea@uol.com.br | www.zebetocorrea.com.br

Se vc gostou adquira o original valorize a obra do artista.
Download
CANTO SAGRADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário