Translate

domingo, 19 de agosto de 2018

DELICIAS DE MINAS

DA TRADIÇÃO A CRIATIVIDADE
PAMONHA ROMEU E JULIETA


Malas prontas, mãos no volante e pé na estrada! O Sabores de Minas parte para mais uma aventura gastronômica, tendo como destino cidades do Alto Paranaíba. Terra de belas paisagens, a região é famosa por suas vastas plantações de milho e café, que enchem os olhos de quem viaja por suas estradas. E é por isso que nossa primeira receita não poderia deixar de privilegiar um desses ingredientes.

A expedição começa em Patrocínio, a 402 quilômetros de BH. Com uma pamonha quentinha servida à mesa, o casal Rubens e Rosa de Figueiredo recepciona os viajantes. Engenheiro civil, Rubens, que já lidava com plantio de milho, resolveu unir os dotes culinários da esposa ao seu espírito empreendedor para criar a marca Melhor Sabor. Começamos com 25 pamonhas. O Rubens saiu na rua para vender e em 15 minutos já havia encomenda, recorda Rosa, que valeu-se de receitas de sua mãe para preparar as iguarias.

Da pamonha tradicional, o casal partiu para criações mais ousadas, como frango com azeitona, goiabada com queijo e até mesmo pernil com jiló. Todas essas delícias, além de mingau, polenta e suco, podem ser saboreadas em feiras da cidade, durante quase todos os dias da semana. Para quem é de fora, vale anotar esta preciosa dica: basta encomendar que, de algum jeito, os produtos chegam à capital. Não deixe de saborear!

Receitas fornecidas por Rubens Fernando de Figueiredo e Rosa Figueiredo, de Patrocínio: (34) 3831-2628

Ingredientes:

- Torresmo de barriga
- 50 espigas de milho
- 1 kg de açúcar refinado
- 500 g de margarina derretida
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 1 pitada de canela em pó
- Goiabada cascão e queijo-de-minas para rechear

Material

- Palha de milho verde
- Barbante ou linha

Como fazer Pamonha Romeu e Julieta:

Ralar as espigas de milho e coar. Desprezar o bagaço e misturar bem a parte coada com o açúcar, a margarina, o sal, o fermento e a canela. Fazer um copo com as palhas de milho, unindo as laterais e dobrando o fundo, como se fosse um envelope. Virar a massa nesse copo, pôr no meio uma fatia de queijo e um pedaço de goiabada e fechar novamente com outro copinho de palha, obedecendo o mesmo processo, só que no sentido e inverso.

Amarrar com barbante. Cozinhar por 40 minutos em água fervente.

*sabores de minas/portal uai






Nenhum comentário:

Postar um comentário