Translate

sábado, 2 de junho de 2018

PELAS TRIA E ISTRADINHAS DE MINAS


Cocais – Distrito de Barão de Cocais – MG – Caminho dos Diamantes da Estrada Real


Cocais é um distrito de Barão de Cocais em Minas Gerais, e uma das relíquias da Estrada Real no Caminho dos Diamantes.
Rodeada de montanhas e belíssimas paisagens, Cocais é um destino que atrai diversos turistas que buscam tranquilidade, segurança, bem estar e aventuras junto à natureza, devido a sua diversidade de fauna e flora, belas cachoeiras, trilhas e sítios arqueológicos.
Em passagem pelas cidades de Barão de Cocais e Santa Bárbara, o Blog Pelas Estradas de Minas fez uma pausa na encantadora vila Cocais e lista para nossos leitores um pouco sobre a vila, suas atrações turísticas e belas fotos de nossa passagem pelo distrito.
Cocais - MG - Cachorro na porta da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário observa a Praça
Cocais – MG – Cachorro na porta da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário observa a Praça do Rosário

Sobre a Vila Cocais

A vila de Cocais tem sua fundação datada em 26 de julho de 1703 pelos irmãos portugueses e bandeirantes Antônio e João Furtado Leite, que se instalaram e lá construíram uma capela.
Pouco mais de 60 anos depois da fundação, foi então construída sua primeira igreja, a Igreja de Santana e em 1855 foi inaugurada a Matriz do Rosário, sendo estas igrejas barrocas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IPHAN).
Atualmente a vila é um dos atrativos turísticos da região da Serra da Caraça, e tem como atrativos além de suas belas igrejas barrocas, belíssimas cachoeiras, pinturas rupestres, museu histórico, conjunto arquitetônico colonial e muitas belezas naturais, que atraem os amantes de trilhas, caminhadas e trekking.
Cocais e seus pontos turísticos integram o Caminho dos Diamantes da Estrada Real, caminho este que se destaca pelas belezas naturais, muita história e uma gastronomia singular da região.
Cocais - MG - Caminho dos Diamantes da Estrada Real
Cocais – MG – Caminho dos Diamantes da Estrada Real

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Inaugurada em 1855, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário está localizada no Largo do Rosário e foi construída por negros e senhores mestiços na época da mineração, sendo erguida em madeira e taipa, e com altares em douramentos singelos.
A igreja foi construída pelo alferes Antônio da Silva Sampaio, para que os pretos cativos da região pudesse assistir às cerimônias católicas, uma vez que eram proibidos de frequentar a Igreja de Sant’ Ana.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Praça do Rosário – Festa da Quitanda | Festival da Goiabada

A Praça do Rosário onde fica a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, é palco de um dos principais eventos da vila, a Festa da Quitanda | Festival da Goiaba.
Nesta festa os moradores e visitantes podem participar de oficina, cursos e concurso, além de degustar as delícias preparadas no fogão de barro construído no meio da praça, ao som de muita música e um bom bate papo.
Praça do Rosário em Cocais - MG
Praça do Rosário em Cocais – MG
Na praça também há um simpático coreto, típico de cidadezinhas de Minas, um cruzeiro e muito espaço para as crianças se divertir.
Coreto - Praça do Rosário em Cocais - MG
Coreto – Praça do Rosário em Cocais – MG
Forno de Barro e Cruzeiro da Praça do Rosário
Forno de Barro e Cruzeiro da Praça do Rosário

Igreja Sant’Ana

Localizada no Largo de Sant’Ana, a Igreja de Sant’Ana construída em 1769 em pedra e cal, em um período em que a prosperidade das minas fez que fossem construídas as igrejas não mais em taipa.
A igreja foi capela particular da família Furtado Leite (Fundadores do Distrito de Cocais) e da família Pinto Coelho, da qual descende o Barão de Cocais que se encontra sepultado no interior da igreja.
O seu interior destaca-se pela rica talha dourada dos três altares e pela influência oriental de artesãos da Colônia do Século XIX, além da bela imagem de Sant’Anna, que mede 1 metro e meio e foi trazida de Portugal.
Igreja Sant’Ana em Cocais - MG
Igreja Sant’Ana em Cocais – MG
Igreja Sant’Ana em Cocais - MG
Igreja Sant’Ana em Cocais – MG

Museu Fernando Toco

O Museu Histórico Fernando Toco nasceu de uma iniciativa de um morador, o Sr. Augusto Bento do Nascimento, falecido em outubro de 2006.
O museu foi criado com o objetivo de recolher, guardar e difundir a história da Villa Colonial de Sant’Anna de Cocais. Seu idealizador visava compreender e estudar essa história tendo como parâmetro o modo de vida dos moradores da geração de seu bisavô, Fernando Toco, que deu nome ao museu.
O museu destaca-se pela sua simplicidade e pelos casos e causos relatados pelo “Seu Augusto”. Lá estão expostos para visitação pública centenas de peças referentes ao tropeirismo, utilitários de fazendas antigas, peças relativas aos escravos, reunidos ao longo dos anos.
Museu Fernando Toco em Cocais - MG
Museu Fernando Toco em Cocais – MG

Sítio Arqueológico Pedra Pintada em Cocais

Uma das principais atrações de Cocais, o Sítio Arqueológico Pedra Pintada guarda um tesouro natural com registros da presença humana na Região Central de Minas Gerais.
Reconhecido pela UNESCO por sua importância ambiental e cultural, o Sítio integra o conjunto montanhoso da cadeia do Espinhaço, e é um importante centro de estudo de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
Sítio Arqueológico Pedra Pintada - Barão de Cocais, Cocais - MG
Sítio Arqueológico Pedra Pintada – Barão de Cocais, Cocais – MG
Pedra Pintada - Cocais-MG
Pedra Pintada – Cocais-MG
O passeio pelo Sítio Pedra Pintada é realizado com acompanhamento de um guia, que leva os turistas através de uma trilha para conhecer os três paredões, com cerca de 122 pinturas com idades estimadas em cerca de 7000 anos.
No passeio os visitantes também podem apreciar a bela vista para as serras e cachoeiras que rodeiam o sítio.
Para visitação é cobrado uma taxa de R$ 10,00 por pessoa, e pode ser realizado sábado, domingo e feriado, ou durante a semana mediante agendamento. Para passeios em grupos também é recomendado agendamento.
Saiba mais sobre o Sítio Arqueológico Pedra Pintada em: Sítio Arqueológico Pedra Pintada – Cocais – Barão de Cocais-MG
Trilhas para Pedra Pintada e Cachoeiras em Cocais - MG
Trilhas para Pedra Pintada e Cachoeiras em Cocais – MG

Cachoeiras em Cocais

Uma atração à parte, as cachoeiras de Cocais são de belezas sem igual.
Localizada à cerca de 5 km do centro de Cocais, elas ficam próximas do Sítio Pedra Pintada, e sua entrada é em uma propriedade particular, onde é cobrado uma taxa de visitação.
O acesso pode ser realizado de carro até a entrada da fazenda, de onde os visitantes têm acesso por uma trilha de cerca de 1,5 km até a primeira queda d’água de exuberante beleza. Seguindo pelas rochas, é possível chegar ao topo delas.
Durante esta caminhada você poderá encontrar a cachoeira do leão, onde o rei das selvas estará fazendo a vigília da natureza.
Vista das Cachoeiras - Cocais-MG
Vista das Cachoeiras – Cocais-MG
Mapa de acesso ao Sítio Pedra Pintada em Cocais-MG
Mapa de acesso ao Sítio Pedra Pintada e Cachoeiras em Cocais-MG

Pousada e Restaurante Vila Cocais

Para quem vai visitar a região e procurar um lugar tranquilo e aconchegante para passar o fim de semana, a Pousada Vila Cocais é um excelente opção.
Oferecendo aos hóspedes muita hospitalidade e um local tranquilo para se divertir ou descansar, a pousada conta com suítes bem equipadas, estacionamento privativo e um café da manhã na varanda do restaurante ao som dos pássaros.
A pousada também conta com um restaurante aberto ao público, onde oferece um cardápio variado com carnes, massas, petiscos, pratos e caldos típicos mineiros, além um carta de vinhos, drinks, cervejas e sobremesas.
Para mais informações acesse >> www.pousadavilacocais.com.br
Pousada e Restaurante Vila Cocais
Pousada e Restaurante Vila Cocais
Pousada e Restaurante Vila Cocais
Pousada e Restaurante Vila Cocais

Localização – Como Chegar a Cocais

O Distrito de Cocais, está localizado à 90 km de Belo Horizonte, entre a sede de Barão de Cocais e a Rodovia BR-381.
O acesso ao distrito pode ser realizado de carro pela BR-381, ou de ônibus que saem da rodoviária de Belo Horizonte diariamente.
Outra boa opção é é utilizar o transporte ferroviário, onde o turista pode pegar o trem Belo Horizonte, descendo na estação Dois Irmãos, em Barão de Cocais. Da estação para Cocais, terá que pegar um táxi ou verificar algum serviço de guia na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário