Translate

sábado, 26 de agosto de 2017

JOÃO MENDES RIO - COLETÂNEA - (EXCLUS. CSDT)


Rio faz parte do nome do artista, mas não só. A estética sonora da água em curso tranquilo, escorrendo por pedras limpas num cenário completamente natural, está no cerne do trabalho do paulista radicado Capitólio (furnas) em Minas Gerais João Mendes Rio. João Mendes é capaz de transportar o ouvinte  para dentro de uma floresta de sons calmos e terapêuticos. Os próprios títulos dos quatro álbuns de João reforçam essa ideia: Terra (2006), Das Águas (2006), Caminho de Rio (2010) e Encontro das Águas (2016).
João Mendes em seus discos tem as  participações  de grandes nomes como o mestre Dercio Marques, João Arruda entre outros.


– Sou uma pessoa que vive na natureza, vivo numa comunidade em Capitólio, Minas Gerais. Então, saio de lá como que se na minha música estivesse um pouco dessa natureza, dessas águas, dos rios, dos verdes .

João não gosta de ideia de um show onde palco e plateia sejam lugares distintos. Para ele, apresentar-se está intrinsecamente ligado à ideia de compartilhamento de sensações. Por isso, o artista acredita que o formato lúdico das rodas e cirandas combina mais com seu trabalho.

– Faço o trabalho de show, mas nos lugares que eu vou, tento também fazer a roda de cura. Com elas, aprendi a chegar mais no público, aprendi a importância de não ficar só na coisa do artista no palco e o público separado. Às vezes, convido as pessoas a respirar, se concentrar, a estar presente, para que a música chegue melhor nelas – justifica.

As rodas de cura, aliás, representam parte importante do trabalho do músico, que viaja o Brasil mostrando às pessoas o poder terapêutico da música. Pensando nisso, ele idealizou ainda o projeto Renassência Musical. A iniciativa dosa pitadas holísticas, artísticas e terapêuticas, tríade super presente na obra de João.

– Tenho um trabalho focado no autoconhecimento, natureza e compromisso com o despertar de coisas profundas, de curas. Também tem uma interação de chamar o público para cantar – adianta.

A poesia é outro elemento fundamental dentro do processo de criação do músico. As letras das canções acompanham a positividade do som. Nas músicas, João fala da relação do homem com a natureza de forma emocionada. Em Pedra Branca, por exemplo, ele canta: tiver um cheiro de cachoeiras e um gosto de terra milenar/tiver a forma de paz mineira e o vento vem assoviar/é a nossa voz que vem desse vale.
Siliane Vieira

Se vc gostar adquiri  o original, valorize a obra do artista.
Download

Um comentário: