Translate

domingo, 26 de junho de 2016

JUSSARA SILVEIRA - PEDRAS QUE ROLAM, OBJETOS LUMINOSOS (exclusividade canto sagrado)


Cantora revisita canções emblemáticas de Beto Guedes e Ronaldo Bastos


Após oito discos de carreira, entre álbuns dedicados à obra de Dorival Caymmi (Canções de Caymmi), à música de Angola (Flor Bailarina) e Portugal (Água Lusa), e trabalhos emblemáticos que reuniram pérolas de compositores brasileiros de todas as gerações, Jussara Silveira dá agora um mergulho radical ao recriar canções de uma das mais instigantes parcerias da moderna música brasileira: Beto Guedes e Ronaldo Bastos."Pedras Que Rolam, Objetos Luminosos" é um álbum que nos define de dentro para fora. Um recorte singular do cancioneiro brasileiro que, além de confirmar o adágio segundo o qual ‘certas canções são eternas’, revitaliza o sentimento comum de universalidade através de um novo olhar, um novo som, com a nobre pretensão de conquistar novas audiências. Pelo bem da música e do planeta. “Com alegria no coração, vivendo sem preconceito”.
(Dubas)

Beto Guedes e Ronaldo Bastos formaram uma das mais importantes parcerias da música brasileira das décadas de 1970 e 1980 - período em que a música de Minas Gerais, em especial a do Clube da Esquina, mostrou-se uma das mais instigantes e inspiradoras, e colecionou fãs apaixonados. Ronaldo Bastos, fluminense mas ativo integrante do “clube”, produziu os três primeiros álbuns de Beto Guedes, os mais importantes da carreira do mineiro: A Página do Relâmpago Elétrico, Amor de Índio e Sol de Primavera. Discos que trazem canções emblemáticas do período e da carreira de ambos.

Dez momentos dessa parceria, que juntava um multi-instrumentista e autor de ricas melodias a um grande letrista, estão em Pedras que rolam – objetos luminosos, recriadas por Jussara Silveira com enorme beleza. A cantora que se cresceu na Bahia, mas é mineira de Nanuque, faz pela primeira vez um mergulho na música de seu estado natal. Jussara fala sobre a ideia que originou o álbum.
A produção coube a dois companheiros de outros projetos de Jussara: Sacha Amback, pianista, arranjador e programador; e o baterista e percussionista Marcelo Costa, que optaram por imprimir contemporaneidade às belas canções, sem alterar na essência os arranjos originais das requintadas harmonias de Beto Guedes. Assim como Jussara, que também tomou como referência o canto especial de Beto e se veste das canções com extrema delicadeza.
 O repertório contempla grandes sucessos da dupla como “Amor de Índio”, “O Sal da Terra” e “Sol de Primavera”, e resgata alguns “lados b” como “Rio Doce”, “Choveu” e “O amor não precisa razão” (ouça ao final). Temas carregados de um amor pelas coisas naturais, sonhos de paz e ligação com a terra. Canções que voltam revitalizadas pelos arranjos e a interpretação precisa de Jussara, mas que conservam a leve brisa de encanto juvenil e emotividade, transportando a um tempo passado, que deixou saudade. As fotos de capa com os artistas quando jovens reforçam essa sensação. Nada que diminua o enorme prazer de ouvir os temas carregados dessa intensa luminosidade.
Teca Lima


1. Pedras Rolando - Jussara Silveira
Beto Guedes e Ronaldo Bastos
2. O Amor Não Precisa Razão - Jussara Silveira
Beto Guedes, Ronaldo Bastos e Ricardo Milo
3. Rio Doce - Jussara Silveira
Beto Guedes, Ronaldo Bastos e Tavinho Moura
4. Amor de Índio - Jussara Silveira
Beto Guedes e Ronaldo Bastos
5. Lumiar - Jussara Silveira
Beto Guedes e Ronaldo Bastos
6. A Página do Relâmpago Elétrico - Jussara Silveira
Beto Guedes e Ronaldo Bastos
7. Tanto - Jussara Silveira
Beto Guedes e Ronaldo Bastos
8. Choveu - Jussara Silveira
Beto Guedes e Ronaldo Bastos
9. Sol de Primavera - Jussara Silveira
Beto Guedes e Ronaldo Bastos
10. O Sal da Terra - Jussara Silveira
Beto Guedes e Ronaldo Bastos

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
CANTO SAGRADO
senha/password
cantosagrado

Um comentário: