Translate

domingo, 23 de fevereiro de 2014

MAURICIO TIZUMBA E O GRUPO TAMBOR MINEIRO

O antigo Grupo Tambor Mineiro,(hoje Dingoma) se formou a partir da oficina intitulada "Tambor Mineiro", ministrada por Mauricio Tizumba. Em 2004, o Tambor Mineiro  gravou o seu primeiro CD,ao vivo na Serra do Cipó. Desde então, com a necessidade de aprimoramento técnico dos seus integrantes e maior dedicação dos mesmos, o Tambor Mineiro sentiu necessidade de ir além. Em 2006 foi formado o Grupo Tambor Mineiro no intuito de aprimorar o seu trabalho artístico e  desde o ano de 2009 passou a se apresentar sem a presença de Tizumba. 
Idealizando e realizando seus próprios projetos o grupo atingiu identidade própria e no ano de 2013, percebendo este momento iminente de crescimento e independência, o grupo precisou renovar para se expressar através daquilo que ele tem de mais próprio: o nome. Nasce então o DINGOMA.


E por que DINGOMA? No centro de nossa música está o tambor, elo de todos nós. É dele que falamos, é com ele que tocamos. O tambor é nossa forma de agradecer, de brincar, de se expressar, de rezar, de oferecer luz a quem nos ouve, de trocar. Ngoma ou Ng'oma é tambor. Esse povo aqui é de tambor, é de Ngoma! DINGOMA!
Rebatizados, mas sempre contando com a força da primeira iniciação, aquela que fez essa união começar, o DINGOMA tem asas grandes para voar e os pés bem firmes nas suas raízes. 
DINGOMA é afro-mineiridade, é ancestralidade.

            




BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:TAMBOR MINEIRO 2004
CANTO SAGRADO


Mauricio Tizumba e Tambor Mineiro - Rosario Embolado (2008)


01 – Fruto de Oliveira
02 – Pererê
03 – Campanha em Campanhã
04 – Naná vem ver
05 – Mar de lágrimas
06 – Uma reza, um lamento
07 – Coisa nº4
08 – 1888
09 – Rosário embolado
10 – Noite de chuva
11 – Tambor Mineiro
12 – Querubim
BAIXE ESSE CANTO SAGRADO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário