Translate

quarta-feira, 3 de junho de 2020

VICTOR BATISTA - CORAÇÃO CAMINHADOR


Victor Batista é cantor, compositor, violeiro autodidata, pesquisador da cultura popular e contador de estórias. Nasceu em Belo Horizonte/MG e iniciou sua carreira em 1991 com os grupos parafolclóricos Congá e Sarandeiros, ambos da UFMG, e com o grupo musical Minadouro. Cursou Canto Lírico pela Universidade Estadual de Minas Gerais e foi membro da Orquestra Mineira de Violas.
   Lançou seu primeiro CD em 2004, intitulado "Além da Serra do Curral", e em 2019 lançou seu 4º CD, batizado de "Coração Caminhador".  Ao longo de sua carreira, produziu e participou de vários projetos culturais pelo Brasil, como o "Encontro de Violeiros" em Ribeirão Preto e a "Virada Cultural de São Paulo". Como integrante do grupo Camerata Caipira, já se apresentou em países como Austrália, Portugal, Chile e Nova Zelândia.
DISCOGRAFIA
2019 - Coração Caminhador
2013 - Manchete do Tico-Tico ( já postado no blog)
2011 - En'cantando com a Biodiversidade
2004 - Além da Serra do Curral ( já postado no blog)
   Há mais de 20 anos, atua na arte educação para crianças, jovens e adultos em escolas públicas de Minas Gerais e São Paulo. Estas experiências em eventos culturais infantis, somadas às pesquisas da cultura popular, foram os fatores primordiais e suficientes para desenvolver o projeto infantil "Contos de um Caipira".
   Atualmente, Victor Batista reside em Pirenópolis/GO, onde atua como arte educador facilitando a iniciação à Flauta Doce para crianças; e Viola Caipira e Violão para jovens e adultos. Como cantor e instrumentista, Victor Batista viaja por todo o Brasil se apresentando .
* https://www.victorbatista.com.br/


Cantor, compositor, arte-educador e violeiro autodidata; trabalha também pela formação de crianças, jovens e adultos por onde passa principalmente na região de Pirenópolis – GO onde reside. A vivência na Cultura Popular e na vida artística intensifica aos 22 anos de idade quando se embrenhou nas pesquisas e apresentações públicas, quando fazia parte dos grupos para folclóricos Congá e Saradeiros, ambos da UFMG.
Conheceu a Orquestra Mineira de Violas onde se tornou membro do grupo e ao mesmo tempo foi formando outro grupo musical, com outras pessoas e outra proposta de trabalho, chamado Minadouro. Batista e os componentes Patrícia Lacerda, Fabrício Santiago, Guê Oliveira e Pabro... poeta, gravaram um CD DEMO com 6 música inéditas como registro.Com este material abriram portas de vários festivais culturais pelo estado Minas Gerais. Quando o grupo se separou foi o momento de gravar o primeiro CD independente intitulado: “Além da Serra do Curral”, com participações de grandes artistas mineiros como Rubinho do Vale, Chico Lobo, Carlinhos Ferreira, Tatá Sympa, Marcelo Pereira e inclusive os integrantes do Minadouro. A Orquestra teve alterações que veio parar com as atividades.



Victor se mudou para São Paulo capital e aproximando dos movimentos populares e estudantis do estado de São Paulo apresentando a sua Viola Caipira em vários manifestos políticos e festivais como por exemplo o Encontro Nacional de Violeiros de Ribeirão Preto organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. E hoje faz parte da direção da Associação dos Violeiros e Violeiras do Brasil.  Convidado por Pedro Munhoz fez a direção das gravações dos CD’s: “Cantares da Educação do Campo” e “Terra e Arte”  

.
                                               

Passados quase 08 anos depois do lançamento do primeiro CD, já em Pirenópolis surgiu a oportunidade de gravar o “En’Cantando com a Biodiversidade” em parceria com a WWF como complementação da cartilha de educação ambiental para crianças e jovens do estado de Goiás. Em paralelo o grupo Camerata Caipira foi sendo montado com Isabella Rovo, Nelson Latiff e Bosco Oliveira onde a estreia foi num festival internacional em Nova Zelândia: Womad Festival. Com este grupo fizeram algumas turnês no Brasil e também pela Autrália, Portugal e Holanda. Gravaram um CD intitulado “Camerata Caipira” pelo FAC/DF.  Na sequência o “Manchete do tico-tico” estava sendo gravado quase no mesmo período. Para finalizar este trabalho Victor Batista teve que recorrer, pela primeira vez ao Crowdfunding ou financiamento coletivo, que foi um sucesso. Graças a ajuda dos admiradores, amigos e familiares finalizou o trabalho das gravações com uma prensagem de 1000 cópias na fábrica. Em 2014, Victor foi indicado como melhor cantor regional do 25º Prêmio da Música Brasileira. 

        

CD CORAÇÃO CAMINHADOR
Composições e poemas inéditas, declamado e cantado por um “Peregrino Cantante” Victor Batista pretende com este novo trabalho uma nova reflexão da vida contemporânea num paralelo com outro tempo. A inspiração para conceber este trabalho foi o livro do poeta do século XIX Nhô Musa de Avaré-SP, presente de sua neta. Foi musicado um dos seus poemas pelo título “Amor Perfeito” e unindo com outras composições em parcerias de Pedro Munhoz, Manoelito Xavier, Bilora, Levi Ramiro, Negrinho Martins, Ronaldo Melo entre outras. Sonoridades das cordas da Viola Caipira, com o Guitarron, mais o violão de 7cordas e o baixo elétrico somados à percussão fazem parte desta obra. As gravações começaram no ano de 2015 em Pelotas-RS no StudioHome e finalizado em Belo Horizonte no Estúdio Motor em 2016 com o diretor de áudio Rafael Dutra. Tiveram participações dos artistas e amigos como Negrinho Martins no guitarron, Bruno Santiago no Baixo, Carlinhos Ferreira e Daniel Guedes na percussão, Lucas Telles no violão de sete cordas, Isabella Rovo e Dona Elcely Batista que é mãe de Victor. Algumas gravações foram registradas em vídeo que, junto com o CD será editado com este recurso do financiamento coletivo. A capa do CD foi uma criação do artista da região de São Jorge de Goiás - Marcos Brasil pintado em tela retratando Dom Quixote como o guerreiro desbravando o sertão.
*https://benfeitoria.com

Se vc gostou adquira o original valorize a obra do artista.
Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário