Translate

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

LUIZ GUEDES E TOMAS ROTH - EXTRA

Antes de fazer esta postagem tive duvida em qual blog postaria, a dupla formado por um mineiro e um carioca, Canto Sagrado ou Terra Brasilis.
Mas depois de quebrar a cabeça resolvi postar no Canto sagrado uma vez que as musicas feita pela dupla tinha muito haver com a musica feita em Minas nos anos 70/80 como 14 bis, Beto Guedes e outros do clube da esquina fonte em que Luiz Guedes saciou sua sede, os arranjos a harmonia as letras e sem contar que esse disco é uma belíssima homenagem ao saudoso mineiro de Montes Claros Luiz Guedes, uma escolha justa.


Luiz Guedes nasceu em Montes Claros, em 21 de Janeiro de 1949. Era o caçula do casal Coroliano Fernandes Guedes e Eurídice Costa Guedes e sobrinho de Godofredo Guedes, sendo, naturalmente, primo de Beto Guedes. Lulu cresceu num ambiente musical. Foi ele quem ensinou a Beto os primeiros acordes de violão.
Já adolescente, em Belo Horizonte, convivia com a turma do futuro Clube da Esquina: Milton Nascimento, Lô Borges, Márcio Borges, Flávio Venturini e Novelli, uma geração de músicos brilhantes. Lulu resolveu não embarcar nesse "trem azul": veio para São Paulo em 1973, para seguir seu próprio caminho.
Em São Paulo, começou parceria com um outro primo, o letrista Paulo Flexa, então estreante. A dupla não fez muito sucesso, mas assinou grandes composições como Estradas, Clube do Coração e Amoramar.

A dupla com Thomas Roth

Em 1978 conheceu o carioca Thomas Roth, dando início a uma vigorosa parceria. Em 1981, lançam o primeiro LP, Extra, pela EMI-Odeon, um pop eficiente e bem elaborado, melodias e harmonias refinadas e vocais bem apurados. Fazem sucesso nas FMs com Milagre do Amor e Estradas.
Jornal do Planeta, lançado pela mesma EMI em 1983, último disco da dupla é produzido com requinte, apresentando arranjos sofisticados e inventivos, e apresenta como grandes sucessos a faixa-título e Ela Sabe Demais. Em 1985, diante do sucesso do rock nacional e da falta de apoio das gravadoras, a dupla resolve se separar. Mas Thomas Roth resolve homenagear o amigo relançando os dois CDs da dupla pela Lua Music.

Doença e Morte

Em 1994, Lulu descobre um câncer e resolve voltar para Montes Claros, para viver com a esposa Lenita e as filhas Bárbara e Débora e, acima de tudo, cuidar dos seus negócios e terminar a vida compondo.
Esquecido pela mídia e fulminado pela doença, Luiz Guedes faleceu em 25 de Novembro de 1997.

(contribuição valiosa de Barulho dágua musica )


1006 – “Extra”, homenagem de Thomas Roth (RJ) ao parceiro Luiz Guedes (MG), abre nova série do Barulho d’água Música


Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
CANTO SAGRADO 

6 comentários:

  1. Que bacana, Daniel! Este álbum é uma relíquia que precisa, mesmo, ser compartilhada! Abraços e Feliz 2018!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Marcelino, tentei de todas as formas colocar o seu texto mas as letras ficavam apagadas impossível de ler. mas de qualquer forma deixei o seu link.
      Obrigado pela contribuição e feliz 2018.

      Excluir
  2. Baixei e ouvi hoje este álbum. É de chorar, principalmente, quando lembramos do texto da postagem. Obrigado pela postagem e conhecer mais um som de Minas. Tenho orgulho de ser mineiro pelas paisagens (montanhas, "istradinhas") e pelos sons. Acompanho o blog, mas confesso que peco nos comentários (vou buscar comentar mais, visto o grande trabalho que é realizado aqui).
    Obrigado por existir e continue sempre representando muito bem Minas Geras com suas istradinhas, comidas e músicas.
    Somos de Ouro, somo de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  3. obrigado pelas palavras Cristiano esteja a vontade a casa é sua.
    abs
    Daniel

    ResponderExcluir
  4. É incrível o nível da música produzida no Brasil nos anos 70 e 80. Comprei este CD quando o Thomas relançou pela Lua Music, mas infelizmente acabei perdendo-o. Vasculhando a NET, só achei aqui. Valeu, irmão.

    ResponderExcluir
  5. meu caro , reposta ese disco de novo. ficarei muito grato , baraos e sucesso com blog

    ResponderExcluir